segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

FAVOR vs CONTRA


Aparecem sempre por todo o lado, e por cá também, alguns auto-considerados ilustres que se arrogam da propriedade do exclusivo do bem-querer à sua terra e ao seu crescimento/desenvolvimento e consideram, expressando-o muitas vezes, sempre sob anonimato, porque têm vergonha de si mesmos e não têm cara para enfrentar qualquer contraditório e acham até, no seu parco e parvo entendimento, que qualquer crítica a qualquer facto ou iniciativa significa ser contra, significa obstaculizar tudo o que de bem e bom se tente fazer na terra.
Acontece que eu sou um habitualmente visado e muito do que se vai desenvolvendo na envolvente do parque, seja a esplanada, seja também o novo edifício do Bar/Ilha é motivo para me zurzirem.
Nunca vezes nunca tive qualquer gesto contra o que quer que seja. Só que não posso aturar que, por inércia ou por motu, se transgrida ou se permita a transgressão das normas mais elementares e flagrantes da legalidade, seja na edificação urbana, seja na autorização sub-reptícia e não legalizada de qualquer evento ou instalação, deixando crescer a convicção de que se faz ou deixa fazer por serdes vós senhores quem sois.
Se, porventura, um qualquer investidor, público ou privado, pré-anunciasse um investimento de algumas dezenas de milhões de euros para instalação de uma grande oficina de lapidação de diamantes, actividade não poluente, ocupadora de basta mão-de-obra de alta qualificação e portadora de grande acréscimo de valor, todos lhe dariam as boas vindas, fosse ele, ou não, originário de cá.
Mas, se ao apresentar formalmente o projecto em concreto impusesse que a implantação fosse no parque das Termas, de certeza que a generalidade das pessoas se poria contra, mesmo que alguns vociferassem aqui d’el rei que há quem não aprecie o desenvolvimento e progresso da nossa terra. Se, por absurdo, tal fosse possível, e, por ex., a Câmara, com olho exclusivamente economicista, desse luz verde e forçasse parecer favorável dos organismos tutelares, eu haveria de protestar enquanto me não doesse a voz.
Quanto ao edifício do Ilha, será claro que não tenho nada contra o investimento, nem contra o local. Mas fica aqui dito que não posso aceitar que um instituto público com a responsabilidade da Administração da Região Hidráulica do Norte (ARH-N) tente fundamentar um parecer com uma mentira histórica. Dizer que “o acesso se situa acima da cota da maior cheia conhecida para o local” é passar a letra em documento oficial uma mentira que qualquer iniciado não diria sem se informar primeiro. Evidente que eu próprio, assinando e dando o endereço correcto, escrevi à ARH-N, com cópia para a CCDR-N a perguntar onde foram catar semelhante asneira. Na carta fiz menção da cheia de 1954 que passou por cima do muro do parque, fez da ribeira um enorme lago, cobriu o moinho e ia levando no turbilhão um, na altura jovem, que estava exactamente em cima do muro do parque. E, se me não responderem em tempo útil, invocarei o CPA (Código do Procedimento Administrativo) que obriga à resposta a qualquer pedido de esclarecimento. E também haverei de inquirir se a Direcção de Hidrologia e Minas não terá de ser chamada a dar parecer. A outras construções, num raio de cerca de 1 KM, a partir das Termas, tem sido exigida a intervenção da DGHM. E, entendo eu, não é justo haver uns munícipes de primeira e outros de segunda. Uns filhos da mãe e outros … de pai incógnito.
Um munícipe que precise de fazer um acrescento de um quarto e uma casa de banho na residência, ou se submete às burocracias de desenhador, serviços, visitas seguidas de fiscais (às vezes com intenções dúbias) e fica depois sujeito às variações de IMI, ou arrisca e escolhe um empreiteiro ladino e bem equipado e faz as coisas de forma rápida e o mais possível fora de horas, até de noite e a coisa pode passar, mas sempre com o coração nas mãos. Outros há que fazem tudo às claras e sempre sem a preocupação de ter ou não licença. Os fiscais, se vêm, é para outro tipo de visita. Com essas discrepâncias de tratamento não convivo e dificilmente me calo.
E isto não é, de nenhuma forma, atentar contra o crescimento, o desenvolvimento e progresso da terra.
José Pinto da Silva (Publicado no Terras da Feira)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caramba está a inauguração à porta, vem a Câmara,a CCDR-N e a Hidráulica ARH-N e até o Abade das Caldas e este tipo está sempre na mesma.
Se o enxurro é assim tão grande rezemos pelo Apiadeiro e Plátanos e ponhamos uma rede de pesca de aço na Ponte da Chã.
Um nabo da Sé

Anónimo disse...

"Não o conheço a não ser pelo que escreve. Não conheço grande coisa. É um burucrata da pior espécie.Um manga de alpaca de antigamente e um bota de elástico de hoje. A vida para si é a LEI deve dormir agarrado a elas. Está sempre contra tudo e todos, pela lei. O que é demais é moléstia. Para si não existe o bom senso que esse não tem legislação. Se fosse policia, esgotava um livro de multas todos os dias. Não deve trabalhar mas se o fizer deve ser funcionário público trabalhador por conta própria não é. Com esse feitio, não tinha clientes. O seu passatempo é andar à procura de ilegalidades, uma actividade um pouco pidesca entenda-se e delator dos não cumpridores, um justiceiro no pior sentido do termo. Diga-nos uma iniciativa em que estivesse envolvido nas Caldas a não ser burucracias? A lei é para ser cumprida, não é para ser espremida."
~
(COMENTÁRIO NO KOUZA POR JOSÉ CARLOS/FORNOS)

"Ora o nosso estimado Pinto da Silva quer ver se uma vez mais consegue arranjar maneira de dar mais um frete para o Tell-Me e outros que são fraquinhos demais. Como dizem atrás anda sempre com a lei atrás...mas que fazer é um perdedor nato e tem que arranjar maneira de ganhar em alguma coisa nem que seja ao berlinde.
Cromo ao nível do outro que era de Rans...mas com uma diferença... acha que o que escreve alguém ainda consegue ler... ao outro a malta ainda o ouve cantar porque dá para rir... no caso em concreto...nem para digestivo!"

(COMENTÁRIO NO KOUZAS, POR HELMSEY)

QUE FIGURINHA ESTE SENHOR ANDA A FAZER. ALÈM DAS CALDAS, MESMO DE FORA DA FREGUESIA JÀ TODA A GENTE SABE O QUE ELE É...

Anónimo disse...

É caso para dizer
-Olha para o que eiu digo e não olhes para o que faço.
~E logo este senhor que durante toda a sua vida tentou fintar a lei. E tem tantos telhados de vidro.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.