quarta-feira, 31 de março de 2010

Aterro "não traz problemas"

Secretário de Estado do Ambiente desdramatiza críticas ao projecto

 

O novo aterro da Suldouro, a construir em Santa Maria da Feira, "será gerido para não trazer problemas à população", garantiu o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. Até ao fim do ano estará decidido o local definitivo, garantiu Nuno Pinto, da Suldouro.

Os dois responsáveis falavam, ontem à tarde, na inauguração da Estação para Triagem Automática de Resíduos, em Sermonde, Gaia. É ali que está instalado o actual aterro da Suldouro (serve Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira), cuja capacidade estará esgotada até finais de 2012.

"Toda a gente deve ter noção que os resíduos, aterros e unidades associadas são também investimento, emprego e oportunidades", referiu Humberto Rosa. "O novo aterro será o destino último daquilo que ainda não temos outras capacidades de tratamento", explicou Nuno Pinto.

Recorde-se que um estudo da Universidade de Aveiro apontou como possibilidades de instalação do aterro as freguesias de Canedo e de Caldas de S. Jorge/Pigeiros. As populações têm multiplicado acções de protesto.

A nova estação de triagem aumentará de maneira significativa a capacidade da Suldouro. "Mantemos a aposta na recolha selectiva. Já temos quase 20 mil toneladas de material recolhido selectivamente", disse Nuno Pinto.

"Devemos desembaraçar-nos dos resíduos de forma racional, extraindo todo o seu potencial. Temos algum atraso para recuperar: em 2008, 65% dos resíduos sólidos urbanos ainda foram para aterro, em contraste com 40% da média comunitária; na incineração Portugal tem 19%, perto dos 20% comunitários; a reciclagem ronda 17%, longe dos 40% comunitários. Até 2012, queremos 23% nos aterros, que a incineração atinja os 21% e que a reciclagem chegue aos 56%".

In JN

3 comentários:

José Bento disse...

Não admira esta declaração, por parte do mesmo Secretario de Estado que emitiu a Declaração de Impacte Ambiental favoravel condicionado, à implementação das medidas de minimização dos impactes negativos no ambiente, do futuro parque de sucata em Pigeiros, onde se admite a eventual ocorrencia de derrame de produtos perigosos para o meio hídrico (ribeira da Laje, rio Uíma e águas subterraneas).

Anónimo disse...

não traz ploblemas ao Sócretino, até deve trazer moniiii....

Anónimo disse...

mas eu hoje houvi dizer que o aterro não vinha para lá por causa das Termas.
01/04/2010.