sexta-feira, 12 de março de 2010

Pigeiros e Caldas de S. Jorge preparam acções conjuntas de luta

Abaixo-assinado contra novo aterro

SALOMÃO RODRIGUES

Pigeiros e Caldas de S. Jorge preparam forte contestação à possível localização do sanitário intermunicipal Feira/Gaia nas freguesias. Um abaixo-assinado, uma comissão de acompanhamento e a elaboração de relatório técnico são algumas das acções comuns.

Um abaixo-assinado contestando uma das duas localizações apontadas pelo estudo da Universidade de Aveiro, (a outra é Canedo) começou a circular nas freguesias de Pigeiros e de Caldas de S. Jorge, com os promotores a prometer andar de porta em porta a angariar assinaturas.

Trata-se de uma iniciativa aprovada pelaAssembleia de Freguesia de Pigeiros, realizada anteontem, e que está inserida num maior número de acções pensadas com Caldas de S. Jorge.

Na reunião, a que assistiram muitos moradores, foi, ainda, decidido criar uma comissão de acompanhamento constituída por autarcas e habitantes. Unânime foi também a decisão para a colocação imediata de faixas pelas ruas das freguesias informandosobre a propalada localização.

Foi revelado que um técnico está a analisar o local para poder ser apresentada uma contestação fundamentada ao estudo da Universidade de Aveiro.

Outra informação tornada pública prende-se com o apoio dos responsáveis pelas Termas de S. Jorge que deverão juntar-se à contestação popular. A estância termal tem sido usadas como um dos principais factores para recusar a localização.

Durante a sessão foi, ainda, ponderada a realização de um referendo local, ideia que foi abandonada. Se as acções em curso não resultarem, há quem se digapronto para "formas de luta mais agressivas". "Estamos indignados com a escolha deste local e não nos podemos calar. Lutaremos até às últimas consequências" avisou o presidente da Junta de Pigeiros, Feliciano Martins Pereira.

In JN

Sem comentários: