sexta-feira, 7 de maio de 2010

BE contra aumento de preços da água na região de Aveiro

Na conferência de imprensa que marcou o arranque da nova empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA), o seu presidente deixou bem claras as prioridades da empresa: aumento dos preços cobrados pelo abastecimento da água e saneamento.

A primeira garantia dada pela nova empresa é exactamente o aumento do preço, numa espécie de harmonização pelas tarifas mais altas da região, chegando a tarifa a aumentar vários euros por mês. A harmonização das tarifas por parte da AdRA, significa um nivelamento pelos valores tarifários mais elevados, de entre os praticados pelos vários municípios.

O Presidente da AdRA adiantou ainda que dos 400 trabalhadores municipais antes afectos às águas, 220 transitaram para a AdRA, adjectivando este número de confortável. O BE está preocupado com o futuro dos 180 trabalhadores de parece descartar, assim como dos direitos dos 220 que transitaram. O deputado Pedro Filipe Soares questionou o Ministério do Ambiente e o Ministério do Trabalho sobre o futuro destes trabalhadores não contemplados pela AdRA e sobre as condições contratuais dos restantes. O Bloco de Esquerda considera que a não inclusão dos trabalhadores na nova empresa irá resultar no recurso a entidades externas para assegurarem os serviços actualmente executas pelos serviços municipalizados, sendo mais um custo a imputar aos utentes da AdRA

Para o BE, esta conduta da AdRA demonstra claramente que o seu único objectivo é lucrar à custa de um monopólio natural obrigando todos os cidadãos da região a pagar mais por um bem comum essencial à vida e reduzindo os custos com o pessoal, com os óbvios impactos na qualidade do serviço. Para o BE este início não augura uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, garantido apenas uma carestia da mesma.

Ribau Esteves não perdeu a oportunidade para referir que a actual parceria foi concebida por Isaltino Morais, na altura Ministro do Ambiente. A actual parceria concebida por PS aplicada pelo governo Sócrates, autarquias PS e PSD, deixa claro que, também nesta área, os partidos do centrão não têm projectos alternativos de sociedade. O BE defende que o interesse público deve reger o serviço de abastecimento de água e saneamento, e que deve ser garantido o acesso à água enquanto direito humano, ao mesmo tempo que o recurso é protegido do abuso e da poluição.

O deputado do BE, Pedro Filipe Soares questionou o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

Contacto: Pedro Filipe Soares: 910 005 4327 /938 602 234

Bloco de Esquerda Distrital de Aveiro

Sem comentários: