segunda-feira, 24 de maio de 2010

Festival Internacional de Teatro de Rua de 27 a 29 de Maio…

Festival Internacional de Teatro de Rua de 27 a 29 de Maio

Festival Internacional de Teatro de Rua decorre em Santa Maria da Feira de 27 a 29 de maio sobretudo com companhias portuguesas, o que a câmara diz reflectir soluções "engenhosas" para contrariar a crise.

"Santa Maria da Feira também atravessa um período de contenção", afirmou hoje Cristina Tenreiro na apresentação do festival, "e isso obrigou a que fossemos mais engenhosos e mais criativos, para sermos originais".

Na prática, isso significa que o orçamento para o Imaginarius de 2010 é de 300 mil euros - o que representa 100 mil euros a menos do que no ano passado - e que, da lista das cerca de 50 companhias que irão actuar na cidade da Feira e noutros espaços do concelho, apenas 10 são estrangeiras.

Renzo Barsotti, director artístico do festival, garante que esse reforço da componente nacional "é uma etapa extremamente importante" no percurso de 10 anos que o evento já percorreu.

"A nossa perspectiva a respeito do festival sempre foi pensá-lo como um projeto capaz de criar relações permanentes entre a arte, a comunidade e o território", explica o responsável, para quem "a aposta em artistas portugueses foi uma escolha consciente e o resultado de 10 anos de investimento".

A primeira dessas produções nacionais é o espectáculo "Entrado", que a companhia Pele, em co-produção com o Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR), leva à cena no Estabelecimento Prisional de Custóias.

A peça, interpretada por 30 reclusos dessa instituição, está a ser preparado desde setembro e o seu encenador, Hugo Cruz, descreve como uma análise ao "binómio culpa e perdão".

Outro destaque do evento é a performance "Baralha", que terá lugar no acampamento cigano com o mesmo nome, na freguesia de Sanguedo, e que se define como um "espectáculo/exposição" de cariz documental sobre a vida da família Monteiro, na óptica do realizador Marco Martins e da actriz Beatriz Batarda.

Esse trabalho é uma coprodução do CCTAR e da associação Castiis e, segundo Beatriz Batarda, propõe-se representar "a cultura, as necessidades e as inquietações das pessoas dessa comunidade".

Renzo Barsotti realçou também a proposta da Instável Orquestra, que, depois de dois anos a envolver centenas de crianças e adultos na criação de bandas sonoras para espectáculos de outras companhias, avança em 2010 com um enredo próprio.

Aleksandar "Zar" Caric, o maestro e encenador que coordena o projecto, adianta que esse deverá contar novamente com cerca de 150 participantes de todas as idades e garante: "A generosidade que encontro entre estas pessoas é única e é isto que faz com que seja possível chegar a este tipo de resultados".

Também massiva é a participação em "A feliz Idade", em que a dinamarquesa Anna Stigsgaard recupera memórias de cerca de 60 artistas não profissionais - crianças, jovens e seniores - e as apresenta num espectáculo que combina teatro, música e dança.

O festival Imaginarius é uma iniciativa da Câmara de Santa Maria da Feira e da empresa municipal Feira Viva, com direção artística do Centro de Criação para o Teatro e as Artes de Rua.

A programação detalhada do evento pode consultar-se em www.imaginarius.pt.

Sem comentários: