sábado, 26 de junho de 2010

Ó inglória da nossa Terra...

Ó inglória da nossa Terra
Que nos tens lixado muitas de vezes…
Enquanto houver encrencas
Tramados estão os fregueses!!!
Desde quando o propritário tem o título de posse  e como o conseguiu?
Seria interessante investigar!!!
Vasta área deixada a monte e abandonada, com silvas, cobras e rastejantes venenosos, desconhecendo-se que há mais de trinta seja limpo o mato, ameaçando em caso de incêndio habitações de pacatos e sossegados cidadãos vizinhos, ocupado com sucata ferruginosa derramando efluentes para a fonte de serventia geral no Fontenário Local.
Mais ainda se pergunta onde estão as três cruzes do Calvário de 1660 de lá tiradas?
Em 1758 a quem pertencia o Mato da Negrinha, constante de uma pedreira, bem como dos Lameiros da Negrinha onde estão mas actuais Termas e quem tratou do desvio do Rio Uima no actual Parque das Termas?
A quem foi feita a doação de Patrina Eriz no mano 1097?
Quem sabe da extensão dos passais paroquiais de São Jorge no Tempo dos descobrimentos?
Sabia que da recensão escrita mais antiga dos mesmos iam desde Arcozelo às Caldas ( Termas e Arredores)?
Sabia que em 24 de Agosto de 1869 foi publicada a lei da confiscação dos passais?
Sabia que em 1885 foi cumorida a lei da confiscação nos passais de São Jorge?
Sabia que por lei o passal de São Jorge tem 40.000 metros quadrados?
Sabia que o Lameiro da Negrinha - Campo do Lameiro (Lameiro da Negrinha) foi compulsivamente vendido 14 de Outubro de 1885?
Sabia que as Medidas da Junqueira: De Norte a Sul 270 varas (1 vara = 11 dm = 1,10 m; 270xl,10 m = 297 m); comprimento do nascente para poente 300 varas ou seja 330 m; da parte do norte do nascente para poente ao través tem 100 varas = 110 metros e que a sua posse usurpada foi ganha em tribunal pelo Abade Inácio António em Porto 31 de Agosto de 1802?
Há mais perguntas mas por hoje fico-me por aqui.

27 comentários:

Anónimo disse...

Ofinal a coisa está preta

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Num fórum público não fica bem usar-se esta linguagem. A educaçãocabe em todo o lado.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Pinto da Silva disse...

O “post” inserido por ATM é de uma infelicidade angustiante. Aquele terreno foi, acho que nos anos 20 do século passado comprado (comprado) pelo pai do Dr. Raul F. Silva que, à morte do progenitor, o herdou. Disso há escrituras públicas que provam a propriedade plena e está registado na Conservatória. Porque se não encarrega o ATM de investigar o caminho seguido? Se imaginasse que poderia encontrar alguma irregularidade já teria metido mãos à empreitada.
Se está abandonada, está como a maior parte do nosso espaço fundiário, florestado ou não e, para lá ser colocada a “sucata” foi colhida prévia autorização do dono e só mesmo a má língua e muito má vontade pode levar a dizer que ferro enxuto lança efluentes. Sabe, por certo, quem é o dono daquilo a que chama sucata!! Devia merecer-lhe outro tipo de referência.
Com este post está a tentar legitimar a ocupação selvagem e ilegal de terreno com dono e seria curioso saber-se como reagiria se, sem lhe dar cavaco, começasse alguém a fazer obra, não importa que tipo de obra, em propriedade sua. Mesmo no passal de que é só “gerente”. Pimenta na língua dos outros é para mim um refresco.
Se quiser recuar nos séculos, até poderá eventualmente apurar que todo o território de S. Jorge, ou ainda mais, seria pertença de algum Cavaleiro Henriquino e se os Passais foram confiscados, o dono do terreno em questão não tem disso culpa. As cruzes de 1660 (que estariam na margem do terreno em causa) devem ter feito companhia às outras que estavam mais acima e que também desapareceram.
O que faz isto é haver gente arrogante e mal formada que, a partir de certa altura, se imagina prenha de rei. E, como o homem morava lá para o Porto, até nem chegaria a dar por ela. Era roubado e nem se queixaria. Não foi o caso. E depois, uma coisa que incomodou fortemente o Sr. Dr. Raul, como incomodaria qualquer vivente bem formado, foi o ser ofendido e injuriado por alguém sem a mínima qualificação, ou formação. Diz o povo que “quem o alheio veste, na praça o despe”. QUEM ALHEIO OCUPA, NA PRAÇA PÚBLICA TERÁ DE O DESOCUPAR.
José Pinto da Silva

Anónimo disse...

1920 foi há dias.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O Senhor JP não contente com todo o seu trabalho de “Sapa” e maledicência, má vontade contra o “ ZIP.ZIP.ILHA REST CAFFE” qual D. Quixote apresenta-se agora em defesa da sua “Dulcineia de tuboso” que nem sequer é cá do bairro e agora mudada de sexo. É moda. Que o terreno em causa foi comprado em 1920. Não admira ainda estava muito perto da República e do anticlericalismo reinante anteriormente e agora deshonradamente conservada pelo comentarista… Não sabemos se a sucata está licenceada e se o comentarista quer beber dos efluentes engarrafados…O abade é beneficiário de todo o passal e o comentarista é nomeado gerente do mato abandonado, inestético, sujo, porco indigno desta Terra que com certeza lhe dá mais prazer e gozo que o “Ilha”…

Um amigo do ATM

Anónimo disse...

é que está mesmo preta!

Anónimo disse...

A Procissão da Festa da Fé subiu e desceu o percurso das três cruzes da Via Sacra Inacabadas, as capelas imperfeitas, as obras de São Torcato e de Santa Engrácia cá da Terra. É uma vergonha. Até o Senhor Abade rezou e mandou rezar pelo seu acabamento.
Se fosse o Senhor Coelho ou Senhor Hermínio Mota já estavam acabadas.Estes não ligavam a encrencas1
Um amigo do ATM

Anónimo disse...

Os habitantes das moradias da vizinhança vão contactar a GNR e os Bombeiros da Arrifana.

Anónimo disse...

Olha o gajo a berrar

Anónimo disse...

o que tú queres sei eu.

Anónimo disse...

SR.ADMINISTRADOR DO BLOG CUIDADO COM AS OFENÇAS E FALTA DE RESPEITO PERANTE AS PESSOAS,CUANTO A ESSE SUJEITO QUE NÃO TEM UM PINGO DE DIGNIDADE DEVIAS TER VERGONHA NA CARA,NÃO PASSAS DE UN CANALHA,DEIXA A MULHER EM PAZ,DEVIAS QUERER ERA ESTAR NO LUGAR DELA,ISSO É DOR DE COTOVELO.

Anónimo disse...

subscrevo este ultimo comentário.

bettencourt

Anónimo disse...

GUERRA ABERTA COMO DIZIA O NOSSO RAUL MAS ESTE RAUL ERA O SOLNADO.
OU SOLDADE....

Anónimo disse...

As mensagem não deverião de ser tiradas ou mandam para os blogges o que querem e não gostão de ler.
Deixem ler.

Anónimo disse...

O pintinho quer a panhar para ele o terreno do velhote

Anónimo disse...

Infelizmente, temos na nossa terra, muita gente que a despreza.
Estas obras nunca teriam parádo, se não fossem algumas mentes que não suportam ver os outros a criar, a construir (a não ser que se trate da mesma côr politica), e por isso há que envenenar as cabeças para que as obras parem. Isto foi o que aconteceu com o calvário.

Anónimo disse...

A melhor solução visto que já fpi avisado de outras é a expropriação à força

Anónimo disse...

Deviam de dizer os que defendem o Presidente que, ele foi o culpado de tudo isto pois ele insultou o propriétario numa reunião na sede da Junta.Quem semeia ventos colhe tempestades.Já agora um reparo ninguem comenta a sentença,porquê?

ze canedo disse...

O Sr.ATM esta calado como um rato.
Tanto se gavava-se do calvario na Vergada. Quando se cospe para o ar leva-se para os olhos.

Anónimo disse...

Não compreendo como é que o proprietário do terreno, ainda do tempo do falecido Sr. Coelho esteve cá com os funcionários da junta a marcar por onde se podía cortar o terreno dele, inclusive, obrigou a que o dono do estaleiro que ainda existe no local, a recuar com o portão, passados 4/5 anos, venha agora retirar à freguesia aquilo que já tinha oferecido.!
Não se compreende tal atitude...

Anónimo disse...

Dizem que o Abade das Caldas está indignado, escandalizado e revoltado com o assunto do Calvário inacabado e da maneira perversa e iníqua como uma instituição de Fé e Crença está a ser redutora e hipocritamente tratado.
Mais ainda que não vai tirar a procissão ao Calvário na Festa das Caldas mas sim às Termas como a procissão da Velas e vai votar ao desprezo, ao abandono o Calvário já que tão mal é quisto pelos encrencas, maledicentes e maçónicos da terra e arredores e que as cruzes vão servir para o Centro de Noite.
E tem toda a razão.
José da Sé

Anónimo disse...

Eu sou da opinião que a Procissão siga o caminho da procissão das velas e pare no ilha paraum refresco
Quim da Sé

Anónimo disse...

um refresco sim de água di rio porque no ilha a água está mais cara do que o petrólio.
2 cafés e dois wiskes = 18€ e não era do bom.
mas só la vai quem quer....ficar teso depressa.