segunda-feira, 13 de setembro de 2010

S. Miguel do Mato 15.00 horas do Dia 12 de Setembro de 2010

S. Miguel do Mato 15.00 horas do Dia 12 de Setembro de 2010
 
São Miguel do Mato, Vigararia de Arouca e Vale de Cambra.
Novo Pároco e Coadjutor tomam posse da paroquialidade e cuidado pastoral desta Paróquia singular e característica da referida Vigararia .
São os sacerdotes Agostinho Watela e Arnaldo Farinha que entram oficialmente ao Serviço desta Paróquia.
 
Rodeada de largas e extensas áreas de matas e pinheirais, o título é-lhe perfeitamente adequado.
Lá está o Arcanjo São Miguel Guardião e Patrono da Igreja Matriz e as suas gentes que lhe conferem um ar de animação e entusiasmo típico de um povo bom, trabalhador e sadia Fé Cristã.
Com a Presidência e Apresentação Oficial do Jovem Vigário de Arouca P. Paulo Teixeira a Celebração teve o seu inicio pelas 15.00 horas em cenário animado, alegre num contexto de fé e simpatia deste Pároco com seis paróquias espalhadas pelas encruzilhadas das Serras de Arouca onde as quatro rodas se agarram nas curvas na ânsia de chegar a horas aos serviços
ou qual anjo alado equilibrado sobre as duas rodas apressadamente correndo por onde o veículo das quatro não cabe e as veredas o podem deixar entalado.
Sente-se no ambiente da Celebração Festiva o fruto pastoral de um trabalho personalizado dos Párocos anteriores, Padre Benjamim e particularmente o Reverendo Padre Manuel Santos Silva que esteve uma boa dose de anos à frente dos destinos da Paróquia.
O que se sentiu e viveu na Celebração, reflectido nos rostos das crianças, adolescentes, jovens, mais crescidos e de gente de mais idade. Foi bonito de se
ver e de se sentir.
 
De referir a extensão da freguesia, a quantidade de lugares de culto espalhados por tão ampla zona.
Os tempos vão mudando e não há lugar para desanimar e baixar os braços. Novos dinamismos afloram nas Comunidades: Os Diáconos Permanentes, os Presidentes das Celebrações Dominicais na ausência do Presbítero e outras iniciativas do Povo de Deus que esclarecidamente quer avançar no caminho da Fé e da Crença.
É uma esperança que nas duas Comunidades São Miguel do Mato e Fermedo: um Diácono Permanente e um Presidente de Celebração Dominical na ausência do Presbítero sejam ma realidade. E têm um rosto: O Jovem Vítor de São Miguel do Mato e o Senhor Valdemar de Fermedo.
Excelente iniciativa do Povo de Deus e da Diocese.
Parabéns!

 Terminada a Celebração seguiu-se para Fermedo para às 17.30 se proceder a acto idêntico neste tradicional, histórica e simpática Freguesia de Arouca.

Sem comentários:

SEGUIR O BLOG POR E-MAIL