quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ainda Vivendo a Quaresma, preparando a Páscoa!!!

Ainda Vivendo a Quaresma, preparando a Páscoa!!!
Estão decorrendo iniciativas nas comunidades,
vigararia e diocese
para uma  melhor vivência
e empenho
nesta Primavera da vida
e  do tempo
que é a Páscoa.
Ressurreição
e Vida Nova!

7 comentários:

Anónimo disse...

MUITO BEM SR. ATM

TOINO

Anónimo disse...

SIMBOLOGIA DA PÁSCOA

AMENDOAS: Parecem pequenos ovos que simbolizam a vida. Guloseimas doces e coloridas tradicionalmente oferecidas na Páscoa, simbolizando festa e alegria.

BRANCO: Usam-se as vestes brancas nas celebrações litúrgicas pascais, símbolo de pureza, paz e plenitude. O sacerdote usa paramentos brancos em sinal de festa.

COELHO: É conhecida a sua capacidade para gerar grandes ninhadas. A sua grande fecundidade e fertilidade simbolizam renovação e vida nova.

DOMINGO: Etimologicamente, significa o Dia do Senhor, pois foi o dia da ressurreição de Jesus Cristo. Os cristãos reúnem-se e celebram a sua fé neste dia.

EUCARISTIA: Na quinta-feira santa, celebra-se a instituição da Eucaristia por Jesus. O pão e o vinho consagrados são o próprio corpo e sangue de Cristo.

FOLAR: Tradicionalmente, é o pão da Páscoa. É, também, a oferenda que os padrinhos dão aos seus afilhados e os fiéis ao seu padre.

GIRASSOL: Esta flor está sempre voltada para o sol à procura da sua luz. Representa, também, a procura, por parte do cristão, da luz de Cristo ressuscitado.

HOMEM: A natureza de Jesus Cristo é divina e humana. Pilatos, quando julgou Jesus, apresentou-o ao povo com a expressão “Ecce Homo”, “Eis o Homem”.

INCENSO: O seu aroma perfumado invoca solenidade e festa. Nas celebrações litúrgicas é um sinal de honra e respeito e símbolo de oferenda sacrificial.

JEJUM: É um gesto penitencial que consiste na privação voluntária de comida na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Há, também, a abstinência da carne.

LUZ: Na Vigília Pascal, após momentos de escuridão, faz-se o fogo novo para acender o Círio Pascal que dará luz às velas das igrejas e das pessoas.

MORTE: Na sexta-feira santa celebra-se a morte de Jesus na Cruz. Na celebração litúrgica, escuta-se o relato da paixão e morte de Jesus e venera-se a Cruz.

NOITE: O Concílio de Niceia, em 325 d.c., decidiu que o dia de Páscoa tivesse lugar no 1ºdomingo depois da lua cheia. Várias celebrações pascais acontecem à noite.

OVO: Evoca a ideia de começo de vida. Os ovos coloridos simbolizam a ressurreição e o nascimento para uma vida nova.

PROCISSÃO: Durante a Quaresma e, em especial, na Semana Santa, realizam-se solenes e emocionantes procissões. A Via-Sacra é uma tradição muito popular.

QUARESMA: Período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Começa na quarta-feira de Cinzas e prolonga-se até ao Domingo de Ramos. Segue-se a semana santa.

RAMOS: As pessoas receberam Jesus em Jerusalém com ramos de oliveira e palmeira, símbolo de vida e esperança. Os afilhados oferecem ramos aos padrinhos.

SINOS: Os sinos das torres das igrejas e as campainhas do compasso anunciam solenemente a alegria e felicidade pela ressurreição de Jesus.

TRIDUO PASCAL: A Semana Santa termina com o Tríduo Pascal constituído pelas celebrações de quinta-feira santa, sexta-feira santa e Vigília Pascal de sábado santo.

ÚLTIMA CEIA: Na quinta-feira santa, celebra-se a instituição da eucaristia, o dom do sacerdócio e o mandamento do Amor. O ritual do Lava-pés simboliza o serviço.

VISITA PASCAL: Passagem pela casa das pessoas do Compasso, levando-se uma cruz florida e anunciando-se a vitória da vida sobre a morte em Jesus Cristo: Aleluia!

XXI: Vinte e um séculos de cristianismo, fundado na pessoa de Jesus Cristo e no desígnio divino de redenção da humanidade através do mistério pascal.

ZÉNITE: O ponto alto e auge das celebrações do cristianismo é a festa da Páscoa. Os acontecimentos do mistério pascal são o ponto culminante de todo o ano litúrgico.
TOINO

Anónimo disse...

TÁS A VÊR O SR. ATM ACEITA OS ELOGIOS DO TOINO!

Anónimo disse...

AFINAL DE CONTAS É O NOSSO SACERDOTE

Toni Silva disse...

SR. ATM ESTÁ DE PARABÉNS...

Anónimo disse...

Estou basbaque com o Toino.
Afinal o Toino é de coração de oiro!

Anónimo disse...

O meu muito obrigado do fundo do meu coração de oiro.
também fiquei parvo com semelhante elogio.

TOINO