sexta-feira, 29 de julho de 2011

...intão e nós ?...hein ?

Li este artigo de opinião no "Terras" e resolvi partilhá-lo convosco.

Fiães... uma cidade sem sorte
por Salvador S. Silva

Tal como acontece com as pessoas, também as freguesias, por uma ou outra razão, são ou não bafejadas pela sorte. Fiães é uma terra, que se pode queixar da falta de sorte. Foi elevada à categoria de vila, mais tarde elevada a cidade, mas tudo isso faz-nos lembrar uma criança quando chora e a mãe dá-lhe a “chucha” para ela se calar.
A cidade de Fiães, por falta de sorte, por ter alguma “chucha” na boca ou algum outro “mistério”, a verdade é que, desde há cinquenta anos para cá, deixou de ter o desenvolvimento (relativo, claro) que teve, como aldeia. Com a elevação à categoria de vila e mesmo depois de ser cidade, jamais teve o crescimento que é normal beneficiar uma terra, após ser elevada a um novo estatuto.
Para quem conheceu a freguesia de Fiães, há quarenta ou cinquenta anos atrás e a conhece presentemente, e queira analisar, o que era, como aldeia, e o que actualmente é, como cidade, tem forçosamente de concluir que a evolução tem sido lenta e muito reduzida, mesmo se comparar com outras localidades, incluindo a sede do concelho, que como Fiães tem o título de cidade, mas o seu crescimento, a todos os níveis continua a ser notável!
No presente, são notórios os efeitos da falta de estruturas que ajudem a manter e melhorar o bem-estar da população, descrente num futuro melhor. Não é só a camada jovem, a procurar outros locais para trabalhar e viver, deixando centenas de casas desabitadas, mas também a falta de motivação, para captar novos empreendimentos, e outros sinais, a merecer mais atenção, por parte das autarquias, a quem cabe grande parte das responsabilidades pela situação em que se encontra esta cidade.

Pois é, meus amigos...

o progresso é lento...

...sinuoso...

...e modo geral, incompreendido.

até já

3 comentários:

Toni Silva disse...

FIÃES NÃO PRECISAVA DE PASSEIOS OS PEÕES ANDAM NO MEIO DA ESTRADA...
E MAIS....
SE BOSINAS ELES FICAM CHATRIADOS....
HEIN INTÃO E NÓS NUM SOMOS GENTE CARAGO.!!!!

FISGAS disse...

JACK O SUPRADOR
Jack o suprador ataca outra vez munido do seu suprador a bio folhas ataca antes do fim de semana na nossa zona termal.
As autoridades locais (JOAQUIM SESTAS) ja estão no encalce da investigação mas as dificuldades são tantas, devido a nuvem radiotiva resultante de tal envento, as vitimas teem sido os carros dos transeentes que por ali passam.
Dizem as más linguas que a culpa não é dele mas sim de quem lhe fornece o bio folhas.
Não se ve isso em mais pavonia nehnuma

Anónimo disse...

JACK O SUPRADOR
O ja conhecido jack o suprador
atacou outra vez na zona termal.
Munido com o seu suprador a bio folhas faz questão de levantar poeira radio activa e folhas por cima de tudo o que encontra pela frente .
As autoridades (quimcesta& fecha) ja estão no encalce de tal personagem ,ja temem que lhes tire o titulo de atração turistica.
Certo é o lixo que é empurrado para o complexo desportivo aquatico dificultando o atracamento de embarcações e os conhecidos mergulhos das 4 da manhã. Isto so é visto numa pavonia como esta.