domingo, 27 de julho de 2008

Viagem Medieval de 1 a 10 de Agosto

Durante os primeiros dez dias de Agosto a cidade regressará à Idade Média, como já vem sendo habitual para mais uma edição da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.

A temática deste ano é o reinado de D. Dinis, altura em que o reino de Portugal se encontrava em guerra contra a extinção da Ordem dos Templários, não permitindo a integração dos bens na vasta Ordem do Hospital. Com este argumento, que garante causar grandes danos à coroa portuguesa, el-rei promove junto do papa, a criação de uma nova ordem militar que inclua todas as propriedades e privilégios dos Templários.

Entre dançarinas, nobres, mulheres e homens do povo, cavaleiros e pajens, bobos, lavadeiras… o programa oficial conta com alguns momentos de animação âncora, nomeadamente a chegada das ordens militares, o cortejo, os milagres da Rainha Santa, o assalto ao castelo, o confronto dos cavaleiros na liça…

Áreas como a "floresta encantada", "jogos medievais", "o sentir do guerreiro", "o feitiço da coruja" continuarão a fazer as delícias dos mais jovens. As tabernas e os restaurantes servirão iguarias tradicionais, enquadradas na época, levando os visitantes a assimilarem o espírito medieval do evento pela gastronomia.

A Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, nesta edição reforça a sua parceria executiva apresentando algumas novidades.

A nova área temática "Os Banhos Públicos de S. Jorge" pretende retratar os banhos públicos da época medieval, proporcionando aos visitantes momentos de relaxamento com diferentes circuitos de "banhos", nomeadamente banhos pulverizados nas pernas, unguentos (massagens) "pernas cansadas", "ombros de guerreiro", "corpus sanus"… Tudo isto no ambiente acolhedor e tranquilo da Quinta do Castelo, rodeados de Natureza e isolados do reboliço do evento.

A par deste projecto inovador, a Sociedade de Turismo, conta também com a gestão e coordenação das visitas guiadas ao Castelo recriando a vida quotidiana de nobres e damas, e respectivos serviçais no horário diurno. Durante a noite, a aposta transforma o castelo num espaço intimista onde se poderão degustar alguma doçaria tradicional, sangria, limonada e apreciar os mais variados momentos de animação - danças, músicas…

Reviva os momentos de recriação histórica na Viagem Medieval em Terras de Santa Maria, promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio, que decorrerá de 1 a 10 de Agosto de 2008.

Aproveite os momentos de lazer e venha recordar a época medieval numa terra que foi disputada pelo poder real português - Santa Maria da Feira.

Para mais informações consulte: http://www.viagemmedieval.com

Sem comentários: