quinta-feira, 13 de março de 2008

Rancho As Florinhas “apregoa” as almas

Grupo prepara outra recriação: a “festa velha”
Cantar o terço e apregoar as almas é uma tradição que teve grande expressão por ocasião da guerra colonial e que o Rancho Folclórico As Florinhas de Caldas de S. Jorge recuperou há três anos e faz questão de preservar, enquanto se mantiver a “carolice dos membros do grupo”. Era um ritual – em algumas zonas também conhecido como encomendar as almas – que se repetia a cada um dos dias da Quaresma para “pagar” promessas feitas. “Muitas pessoas não tinham coragem e pagavam para outros fazerem por si” – conta Jorge Pinto, um dos protagonistas da encenação, que este ano trouxe mais público até à zona envolvente à igreja de Caldas de S. Jorge, ainda assim uma adesão não muito significativa.

A encenação começa à porta da igreja. O pagador da promessa bate à porta faz três rezas e depois cumpre um itinerário que deve incluir três montes, sem dialogar e sem poder olhar para trás. O regresso ao ponto de partida para entregar as almas faz-se por trajecto diferente, mas na recriação o percurso foi reduzido à zona envolvente à igreja.

O Rancho As Florinhas prepara outra recriação. Desta feita, da chamada “festa velha”, tradição de outros tempos, em que um grupo de pessoas brindava os viúvos que se preparavam para voltar a casar com um “concerto” de tachos, panelas e tudo o que pudesse servir para causar ruído. O barulho só acalmava quando os visados abriam a porta e davam o lanche ao grupo.
In Terras da Feira Online.

1 comentário:

Olho Vivo disse...

Parabens ao Rancho F.as Florinhas por estas recreações,Tem muito mais valor estes trabalhos do que andarem a fazer festinhas praticamente de graça só para mostrarem que fazem muitas actuações.Vamos então á recriação da festa velha como anuncia o Terras de Feira.Uma sugestão e uma malhada de espigas numa eira de lavrador.