sexta-feira, 13 de abril de 2007

Dentro de dois anos, o concelho de Santa Maria da Feira devera ter três novos centros escolares para acolher o ensino básico."E CALDAS DE SÃO JORGE!!"




Dentro de dois anos, o concelho de Santa Maria da Feira devera ter três novos centros escolares para acolher o ensino básico.A intervenção da Câmara Municipal no parque escolar, para os próximos meses, passará, ainda, pela recuperação de vários edifícios e, numa fase posterior, na construção e reabilitação de mais estabelecimentos de ensino que deverão substituir algumas das mais antigas escolas do concelho. Nesta primeira fase de intervenção serão gastos cerca de 3,5 milhões de euros, na melhoria das estruturas de ensino. Esta semana, o Executivo camarário aprovou a abertura do concurso público para a construção do novo centro escolar que ficará localizado na freguesia de Mozelos. Trata-se de uma escola do ensino básico (EB1), orçada em cerca de 762 mil euros, com capacidade para 200 alunos. Deverá ficar concluída em finais do próximo ano. O novo edifício escolar será composto por oito salas de aula, uma sala polivalente, sala de refeições, sala de biblioteca e de professores, ocupando uma área total de 1480 80 metros quadrados. Em estudo está também a construção de um centro escolar que deverá surgir em Mosteirô. A Autarquia tem, neste momento, a negociação para a compra do terreno em fase adiantada.Este novo centro escolar, que deverá ficar pronto até ao final do actual mandato, vai substituir as duas escolas existentes, que albergam um total de 170 crianças. Processo idêntico está, ainda, a decorrer em S. João de Ver onde se procura terreno para a construção do centro escolar que deverá acolher os cerca de 220 alunos das escolas EB1 de S. Bento e de Giesteira. Em fase mais avançada encontra-se a requalificação do centro escolar de Chão do Monte, Santa Maria de Lamas. Irá receber os 200 alunos da EB1 de Sobral e acolher um jardim-de-infância.A Autarquia está, ainda, apostada em melhorar as condições de alguma das escolas já existentes, procedendo à sua requalificação. Na freguesia de Lourosa estão a decorrer obras de ampliação da Escola do Calvário, que vai acolher os alunos que, actualmente, se encontram em salas modelares. O vereador responsável pela Educação, Amadeu Albergaria, explica que as melhorias anunciadas para o parque escolar vão resultar "num melhor apetrechamento das escolas e criar condições para um ensino de maior qualidade".


Agora, é caso para dizer: onde se encontra o pólo escolar prometido nas eleições, onde estão as verbas para Caldas de S. Jorge, mais uma vez a freguesia apanhou o vouguinha e deixou passar o TGV, " talvez quando o governo construir a OTA iremos ter o pólo escolar.

Sem comentários: