domingo, 29 de abril de 2007

NOTA SOBRE O RIO UÍMA ...

O blogspot recebeu para publicação o seguinte contributo para a história de S. Jorge, que foi enviada pelo Exmo. Sr. Padre António Machado.
NOTA SOBRE O RIO UÍMA

E único rio que corre em Caldas de S. Jorge e apanha a água das duas vertentes.
Num documento de 1097 dão-lhe o nome de Umia.
Noutro de 1317 o de Uíma.
No Dicionário de 1758 o de Huyma.
Actualmente dá-se o nome de Uíma.
Nasce em Duas Igrejas, toma a forma de rio no Morengal de Pigeiros, atravessa esta mesma freguesia, dá uma volta breve pelas de Milheirós, Arrifana, Escapães, torna a Pigeiros corta em quase todo o comprimento a freguesia de Caldas de S. Jorge, separa esta de Lobão e Fiães e segue depois por Sanguedo, Sandim, Canedo e Crestuma onde despeja as suas águas no rio Douro.
Há quem atribua a origem toponímíca de Crestuma como sendo o castro do Uíma. Castro + Uíma.
Passa a Caldas de S. Jorge com pequena largura e o seu comprimento tem cerca de 20 kms. Nesta freguesia recebe apenas dois pequenos afluentes: o de Vale de Éguas e o da Fonte Fria. Não é navegável. É abundante em trutas, o seu único peixe. Tem vários açudes e levadas nesta freguesia: umas para rega, outras para moinhos e uma para fabricação de papel.
Ainda hoje existe em Caldas de S. Jorge o lugar do Engenho e a família dos papeleiros.
Tem aqui 3 pontes de pedra e 4 de madeira.
No parque das Termas está transformado em lago onde existem barcos de recreio a remos e "gaivotas" para recreio dos veraneantes e aquistas.

-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-

Sabia que...antigamente, isto é, antes do Império romano, duranto Império e depois do Império romano e ainda durante muito tempo não havia auto-estradas, estradas nacionais, pontes, caminhos, etc?
As auto-estradas eram os rios, os afluentes dos rios navegáveis, as picadas para burros, mulas e cavalos e até carros de bois.

Pois fique sabendo que Caldas de Sâo Jorge não tinha esses meios de comunicação de luxo acima referidos.
Tinha sim a Estrada (Via) Romana que passa pelas Airas, vindo Lisboa e seguia para o Porto.
Repare bem a Via Romana estava logistica e estrategicamente bem situada.
Vem quase sempre por cima dos morros, montanhas e serras para os viajantes não serem atacados pelos piratas do mar e dos guerrilheiros de terra, do interior! Pudera!

Importante e moderna, sim foi a esrtrada do sal e do peixe que ligava Ovar a Porto Carvoerio no Rio Douro e dali abastecer as povovoações ribeirinhas dessa auto-estrada fluvial.



ATM

1 comentário:

Anónimo disse...

Exmos. Senhores,

Certamento por lapso, escreveram o seguinte, acerca do Rio Uima: «É abundante em trutas, o seu único peixe.»
Salvo o devido respeito, tal afirmação não está correcta. Em primeiro lugar e infelizmente, este rio há muitos anos que deixou de ser abundante em trutas. E posso afirmar que tal foi verdade até o ano de 1987.
Em segundo lugar, existem outras espécies de peixe no rio Uíma, como sempre existiram, tais como a enguia, a boga, o góbio, estes os mais fácis de localizar. Em tempos, também se capturaram escalos, hoje muito raros.
Não sendo este comentário uma crítica, mas um esclarecimento, estou ao dispor para o que puder ajudar.
Meu email - josecbarbosa@gmail.com