sábado, 12 de maio de 2007

LUTO DA FREGUESIA DE CALDAS DE S. JORGE

ESTE ESPAÇO ATÉ À MISSA DO SÉTIMO DIA FICARÁ INACTIVO.
POIS ESTÁ DE LUTO
COMO TODA A FREGUESIA DE CALDAS DE S. JORGE.
FALECEU O Exmo Sr.
Presidente da Junta de Caldas de S. Jorge
FERNANDO COELHO.
As sentidas Condolências à família...
A missa do sétimo dia realiza-se quarta-feira na igreja matriz da freguesia.

O presidente da Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge, Fernando da Silva Coelho, de 56 anos, faleceu ao fim da tarde de quinta-feira, no Hospital S. Sebastião, Feira, onde estava internado há alguns dias. O funeral realizou-se sexta-feira na freguesia onde nasceu, e foram centenas aqueles que compareceram para lhe prestar homenagem e para o último adeus. A morte do chefe do executivo deixou a comunidade de Caldas de S. Jorge consternada, pois era considerado um “homem sério e cuidadoso”.
Fernando Coelho estava a cumprir o quarto mandato como chefe do executivo. Foi eleito presidente de Junta em 1984, tendo assumido cargo de tesoureiro entre 1986 a 1989. Esteve ainda ligado ao clube de futebol e ao Rancho Folclórico “As Florinhas”.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, diz-se consternado pelo acontecimento, sublinhando que “se perdeu um grande amigo e um grande autarca que deu muitos dos seus últimos anos de vida à vila de Caldas de S. Jorge”.
Para Alfredo Henriques, Fernando Coelho era “um bom presidente de junta, um autarca bem aceite pela população e que mantinha com todos uma boa relação”.
O presidente da Concelhia do PSD, Emídio Sousa, comunga da opinião. “Perdi um amigo de longa data, um autarca modelo, como se pode comprovar pelas sucessivas eleições” – frisa o dirigente “laranja”, recordando a altura em que, como desportista, envergou as cores do Caldas de S. Jorge Sport Clube. “Já nessa altura, Fernando Coelho era a alma do clube e de algumas associações da terra” – frisou.
Fernando Coelho presidia, actualmente, a um executivo que reunia representantes do PS e de uma lista independente. Jorge Pinto (PS), membro da Junta de Freguesia, mostra-se “muito triste com perda de um amigo” com quem trabalhou no último ano e meio. Apesar de terem sido adversários políticos, Jorge Pinto deixa claro que em conjunto sempre trabalharam em prol do desenvolvimento da freguesia. “É uma perda muito grande e Caldas de S. Jorge vai sentir muito a sua ausência” – frisa, acrescentando que, enquanto esteve à frente da autarquia, “fez muito pela terra, mas provavelmente queria fazer muito mais”. “Não lhe foi possível, mas acredito que parte de consciência tranquila, porque trabalhou dando o seu melhor” – conclui.
O outro membro do executivo de Caldas de S. Jorge, José Martins (independente) revela-se triste com “a perda de um grande homem e sem o qual a freguesia vai ter de aprender a viver”.
Colega de executivo durante vários mandatos e actual eleito na Assembleia de Freguesia, Carlos Paiva ficou muito abalado com a morte do “amigo”. A emoção não lhe permitiu tecer quaisquer comentários sobre um autarca que acompanhou ao longo de anos.
Fernando Coelho deixa várias obras de vulto na freguesia termal e foi num dos seus mandatos que Caldas de S. Jorge viu reconhecido o estatuto de Vila.
O falecimento do presidente deverá desencadear alterações na Junta e Assembleia de Freguesia. Nestas circunstâncias, a Lei prevê que seja chamado a assumir a presidência do executivo o número dois da lista mais votada (PSD), neste caso Fernando Pinheiro.

4 comentários:

Anónimo disse...

quero apresentar, primeiro à Família,
mulher e filha e conexos, as mais sentidas condolências.

Pensando a seguir, que o seu substituto nas funções autárquicas tenha um exercício
de muito sucesso.

Anónimo disse...

desejava dar as minhas Condolências à familia e seus amigos...que eram como familia... é uma grande perda para a freguesia que será sempre relembrada.

Anónimo disse...

keru dsjar sentidos pesames e condolências à familia com votos de que a freguesia rapidamente se reconponha desta perda.

Anónimo disse...

AS MINHAS CONDOLÊNCIAS À FAMILIA E AMIGOS QUE ERAM MUITOS, FOI UM GRANDE HOMEM AMIGO DE AJUDAR...
ATÉ QUALQUER DIA SR. PRESIDENTE
SERGIO OLIVEIRA