sexta-feira, 29 de junho de 2007

Assembleia de Freguesia...

Foi das assembleias mais participativas dos últimos tempos, em que o tema forte foi a tomada de posição por parte do presidente da Junta de Freguesia em relação às pedreiras. Foi uma noite, em que ficou demonstrado que o entendimento entre os três elementos da Junta de Freguesia não existe. Também ficou claro que a posição dos elementos da Junta em relação às pedreiras, é algo mais que uma posição meramente estatutária, mas sim uma posição pessoal, em que ficou evidente que não vai existir um consenso nos três elementos da Autarquia para os próximos tempos, devido estar em causa uma tomada de posse nada pacifica e pouco populista.

O segundo tema, é em relação ao Guarda-nocturno das termas, pois ao que parece a verba continua a vir para os cofres da autarquia, sendo saneada para outro local que não o devido. Foi questionado o aumento da insegurança na zona, e o abandono generalizado por parte das pessoas que frequentavam aquela área de lazer.

Terceiro “tema” foi questionado por um elemento da assistência, qual a tomada de posse da junta de freguesia em relação, à possível vinda da escola de hotelaria, para as Caldas de S. Jorge. No fim desta intervenção, ouve um imediato interesse por parte dos moradores de Arcozelo, em apoiar esta iniciativa em conjunto com toda a população. Ficou claro que pode ser uma “bandeira” reivindicativa caso haja uma união geral de toda a freguesia.

Para terminar, como critiquei o presidente da assembleia de freguesia na última edição, devo dizer que nesta ele esteve muito bem, deixando falar as pessoas, desde que haja respeito.

Ass: Mensageiro

11 comentários:

Anónimo disse...

Começo por dizer que não estive presente na Assempbleia de Freguesia.
Não poderei portanto, emitir, nesta fase, qualquer comentário relativamente aos "temas quentes" referidos pelo Sr Mensageiro, e já ontem referidos pelo Sr Administrador (pelos vistos será o mesmo indivíduo - a identificação, para mim é irrelevante...)
Mas, não podia deixar de referir-me a um pequeno (grande) pormenor:
A questão da participação na Assembleia por parte dos populares e da organização Moradores de Arcozelo.
É claro que as Assembleias deverão ser abertas à população. É claro que, com regras definidas, poderá haver lugar à intervenção da população e organizações.
O que parece é que esta questão, a tornar-se regra, poderá vir a ser bastante perigosa.
É que, poderemos vir a assitir a uma DESRESPONSABILIZAÇÃO dos ELEITOS para o Órgão Assembleia e para desvirtuar a questão fundamental que é:
1 - ELES (OS MEMBROS DA ASSEMBLEIA) É QUE FORAM ELEITOS PARA REPRESENTAREM A POPULAÇÃO.
2 - Com a presença e participação em massa da Comissão de Moradores de Arcozelo, parece-me que poderemos vir a assistir a uma clara intimidação (no bom sentido) dos membros da Junta e Assembleia, fazendo pensar que a Junta se pode confundir com essa mesma organização - NÃO PODE.
3 - Poderemos vir a assistir a um desfile de vaidades individuais em que os populares (que podem ter ideias e opiniões - mas não foram eleitos) apresentam um vasto leque de intensões muitas vezes eleitoralistas e que condicionam o trabalho e as opções da Junta de Freguesia (acredito que nã foi o caso de ontem).
Sugiro por isso ao Presidente da Assembleia algum cuidado na condução de futuras reuniões magnas da "elite autarquica" da freguesia.

Obrigado pelo tempo dispensado.

Anónimo disse...

não acho que o sr. tem razão!!!
pois se nós estamos mal representados, temo-nos que ir representar. Retirar o liverdade de expresão e opinião, é o mesmo que proibir de as pessoas irem à assembleia. Digo mais, foi vizivel, que haverá eleições bem antes do final do ano, demonstraram que aquelas pessoas que queriam o tricolor não sabem trabalhar a não ser a preto e branco.

Anónimo disse...

eleições, já....
venha o Sr. Carlos, pois estes demonstraram que nada sabem fazer a não ser criar conflitos

Anónimo disse...

Ai Ai.
Que pobreza de espírito estes dois últimos comentários.
Realmente, à dias de manha que à tarde não se pode sair à noite.

Anónimo disse...

VAMOS UNIR ESFORÇOS:
BLOGSPOT À PRESIDÊNCIA.

Anónimo disse...

Pinto da Silva comenta:

Sem qualificar ou classificar o teor das intervenções quer dos membros da Junta quer dos da Assembleia - cada um diz o que sente e como sabe - vê-se agora, via comentadores bloguistas, que há muita gente capaz de dizer melhor e fazer muito melhor. Só que, na altura de constituir listas de candidaturas, muitos dos mais novos, mais habilitados, mais interventores - quantos não estarão dentro dos comentadores!-
ao serem convidados para uma lista, e não importa qual, pois todas devem sentir a mesma dificuldade, dizem sempre que não estão virados para isso, que não são políticos que isso é para os outros. Nessa matéria fala de tribuna, porque, mais do que uma vez, levei tampa. E então de mulheres, nomeadamente de mulheres jovens! Vejam que a Assembleia neste mandato não elegeu nenhuma mulher (uma lista elegeu uma que, por motivos de ordem pessoal, teve que resignar. POde ser que o blogue acabe por incentivar muita gente para as próximas. E não serão, espero, intercalares. Podem ter divergências para geram-se sempre consensos nos pontos essenciais. Hei-se comentar, porventura noutro palco, o miolo de um ou outro ponto da discussão de ontem.

Anónimo disse...

Já agora gostaria que alguém me informasse onde decorreu a assembleia de Junta... É que ontem estive à porta da Junta, desde as 21.30h até às 22.15h à espera de assistir à assembleia juntamente com mais 2 pessoas e não apareceu mais ninguém...

Anónimo disse...

A assembleia como o blog anunciou, foi na quinta feira e não ontem, visto os resultados da assembleia já terem saidos ontem...

Anónimo disse...

Pois, mas o blog colocou um post na quinta-feira e dizia "Amanhã pelas 21:30h, Assembleia de Freguesia no salão nobre da Junta de Freguesia"... Se o post foi colocado na quinta, suponho que o
"amanhã" seria sexta-feira. Paciência, gostava de ter assistido, lá terá de ficar para a próxima...

Anónimo disse...

Fala quem lá esteve, que o nosso Presidente da Junta estava on line.
A meio do seu discurso, pelas 22 horas, saem do seu PC as 10 badaladas exclusivas deste Blog.
Foi um momento único.

Anónimo disse...

«O povo é quem mais ordena!»
É com tristeza que vejo que é preciso lembrar que existiu um 25 de Abril!
É triste ver que o nosso povo está tão comodista, que até lhe apetece voltar ao salazarismo.
Naquele tempo tinha que se ser ignorante!Porque quem sabia demais era eliminado....mas parece que tudo se esqueceu!
Até já querem voltar a calar o povo!

MTS