sábado, 21 de julho de 2007

Correcção "O 1º. Mobilizado Para A Guerra Colonial..."

Há umas semanas propus a inserção, para marcação da memória, o nome e a figura de um natural de S. Jorge e apontei-o como tendo sido o primeiro de cá a ser mobilizado para a guerra do Ultramar. Refiro-me ao Sr. Arménio Pinto, que os do seu tempo ainda identificam como o "Armánio do Tonecas".
Uma das virtualidades do blogue é precisamente o pretexto de procura e de contraditório. O Sr. Fernando Santos deixou uma nota a "contestar" a minha pesquisa einformou que o primeiro de S. Jorge a ser mobilizado para a África, então Portuguesa,terá sido o Sr. JOAQUIM CORREIA DOS SANTOS, que os do seu tempo ainda conhecem qomo o "Quim do Canto". Mora em Azevedo e tem estado acamado há meses, estando agora muito animado, pois espera sair da cama dentro de alguns dias.
Pois o "Quim", segundo está documentado na sua Caderneta militar, embarcou no dia 20 de Março de 1961 e desembarcou em Luanda em 4 de Abril . Viajou no navio CUANZA. Pertencia ao aquartelamento de Cavalaria 6, no POrto e era Cabo Mecânico de Armas Ligeiras e foi integrado no Batalhão 88. Embarcou em Luanda, para regresso à Metrópole, em 26 de Dezembro do mesmo ano de 1961.
Passado à disponibilidade procurou na emigração a melhoria de vida e, assim foi, primeiro para a Africa do Sul de onde regressou por não ter conseguido autorização de residência. Foi de novo, desta vez para a então Rodésia do Sul (hoje Zimbabwe) onde foi vitima de um grave acidente de trabalho.

Vou deixar fotos.

José Pinto da Silva

Sem comentários: