terça-feira, 7 de agosto de 2007

"...As pessoas não são coisas que se metam em gavetas..."


Na denominada Quinta da Dona Inês, junto ao empreendimento da habitação social, existe um pequeno espaço de carácter público, com aspecto de aparente abandono e que merecerá uma maior atenção por parte da Junta de Freguesia.

O espaço, resultante da abertura do arruamento de acesso ao edifício (Rua da Habitação Social), serve presentemente, para as crianças ali residentes, passarem algum do seu tempo livre nas (re)criações e brincadeiras possíveis e que só eles compreenderão.
Denota-se a existência de um pequeno monte de areia (suja) misturado com pedras e algum lixo – É aí que os miúdos brincam.

Já cá tínhamos levantado a questão da habitação social.
Sugeriu-se então que se deveria incutir o sentimento de pertença e partilha das "coisas" e desse modo incentivar a que os moradores do edifício pudessem tratar daquele espaço público.
Assim, porque não dar-mos uma mãozinha?
A Junta de Freguesia, facilmente poderia promover o arranjo paisagístico daquele espaço, dotando-o, por exemplo, de um ou outro equipamento infantil (um baloiço e um escorrega).
Talvez não fosse muito caro e daria um jeito tremendo aqueles miúdos que também têm o direito de sorrir.
Posteriormente, seriam os moradores desafiados a tratarem daquele espaço.

Será pedir muito?

Julgo que não. Acredito na boa vontade da Junta em levar a cabo esta pequena obra...
Ass: Atento73

10 comentários:

Anónimo disse...

concordo. mesmo que não se faça um parque infantil, pelo menos que se faça um jardim

Anónimo disse...

É DE LEMBRAR QUE O PROJECTO INICIAL, PREVIA UM PARQUE INFANTIL.
PENA QUE COLOQUEM, CERCA DE 25 CRIANÇAS SEM CRIAREM CONDIÇÕES.

Anónimo disse...

É EM PEQUENAS OBRAS QUE SE VÊ A GRANDEZA DE UMA TERRA, E NÃO EM MÉGALOMANIAS.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

ACHO QUE DEVE SER O LOCAL COM MAIS CRIANÇAS POR METRO QUADRADO, LOGO O PARQUE INFANTIL É MUITO IMPORTANTE.
MAS A JUNTA ESTÁ MAIS PREOCUPADA EM PATROCINAR RANCHOS E ASSOCIAÇÕES, QUE A CÂMARA POR SI SÓ JÁ COMPARTICIPA MAIS QUE É NORMAL.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

José Pinto da Silva esclarece:

Primeiro uma ligeira nota ao Sr. "Atento73" a propósito do Bairro Social. Como saberá o Bairro é um empreendimento Camarário para arrendamento, com arrendamentos de cariz específico. O que que significa que qualquer infra estrutura de apoio compete sempre ao "senhorio" que recebe as respectivas rendas. Se vier a ser feito o Parque Infantil (diz-se que não cabe lá qualquer coisa de jeito...), então a Junta, via protocolo já assinado e adaptável, ficará responsável pela manutenção. Talvez a Junta não tenha sido tão expedita a fazer limpeza nos espaços públicos. Dou de barato que sim.

Agora a resposta ao Senhor LUIS FONTES (nome ou pseudónimo). Se se tratar de nome, gostaria de, "face to face" lhe explicar como funcionamos enquanto Secção Partidária. Assim, dir-lhe-ei, primeiro que não temos a figura de Presidente. Existe a Secção a funcionar (não funciona tão agilmente como gostariamos)e eu sou o Coordenador de um Secretariado que, no colectivo, é responsável pela Secção. Significa isto que, se porventura tivéssemos a veleidade de criar, patrocinar ou apoiar um blog, ou outra forma pública de comunicação, teria, forçosamente de ter havido um deliberação que teria ficado registada em Acta. Sabe o que é?
Fiz um comentário ao blog em questão, porque o tema para tal me desafiava, com a mesmissima liberdade com que comento neste e com a mesma assinatura. Espero fique, DE VEZ, aceite que a Secção do PS não tem nada a ver com o blog "umaviladiferente" independentemente de o iniciador, o autor ou o tutor ser militante ou não do PS.
Ora o PS e os Independentes tinham prometido melhorar a freguesia. E o PSD ganhou as eleições prometendo PIORAR a freguesia? O Presidente da Junta não foi e não é da lista do PSD? Sejamos sérios na apreciação. Só fazem obras à porta dos ricos e dos "VIPS", diz o Sr. Luis Fontes.(A JUnta, incluindo o Presidente, digo eu). Em S.Jorge só conheço duas famílias com a alcunha de "Cancela", uma ali ao pé do banco e outra, parente desta, em Arcozelo. Fui de propósito ver que obras andaria a JUnta a fazer para fazer frete a tais "Vips". Não vi rigorosamente NADA. Significa que o Sr. Luis Fontes vê mosquitos em Roma.
Já há bastante tempo tenho sentido que o Sr. Luis Fontes manifesta um acinte para com os elementos não PSD na autarquia, o que deixa muitas dúvidas sobre que conceito terá de democracia. E, também, manifesta muita falta de conhecimento do que pode fazer uma Junta de Freguesia, seja ela de que cor seja e de como tem que funcionar para respeitar uma legislação que, mesmo não muito boa, é a que temos.
Muito gostaria de discutir estas coisas cara a cara. Algo se aprenderia de parte a parte.
Ah! para terminar, e peço desculpa aos visitadores pela extensão, direi que me sinto feliz por considerar os "Cancelas" ricos e vips. É que com essa bitola, até eu quase me podia considerar tal. E nunca a Junta fez qualquer obra na minha zona!!

Anónimo disse...

Muito bém Sr. Pinto, apoiado!!!