Viagem ao Fundo de Nós Mesmos nas Ilhas dos Açores
No dia 12 de Agosto, quando em todo o mundo se comemora o Dia Internacional da Juventude, a associação Juventude Inquieta embarca numa viagem de descoberta. Inquietos por algo mais que dê sentido e nos plenifique, partimos em busca daquilo que somos e do que podemos e somos realmente chamados a ser enquanto pessoas – pessoas não acomodadas, em busca, a caminho – e enquanto grupo. Como cenário para essa descoberta, teremos as Ilhas encantadoras dos Açores: a partir das paisagens eloquentes, da geografia incomparável e da vivência e cultura de um povo, queremos despertar o que há de melhor em nós e viver um momento de partilha e de compromisso para com o nosso mundo, tão extenso e belo, e para connosco próprios.
Os Inquietos brotaram em 2001. O sonho que presidiu à sua formação foi o de criar um espaço de convívio e promoção humana da juventude, particularmente a nível local, mas com horizontes largos, muito para além de quaisquer fronteiras ou barreiras. O sonho estava pincelado de várias cores, numa pintura abstracta, mas que fazia todo o sentido quando vista no seu todo. Dessas cores, muitas, que compunham a nossa visão, nasceram os inquietos, um grupo de jovens realmente inquieto com a vida, sempre em busca, esperançados, de um mundo melhor: não um mundo utópico, mas real e concreto, construído dia-a-dia com o sonho, a vontade e as mãos de cada um. Nesse sentido, procuramos expandir a nossa acção em diferentes áreas: formação humana, animação cultural, apoio social, apoio psico-espiritual e encontro – encontro amigo na construção de projectos comuns.
A actividade a realizar nos Açores pretende ser essencialmente encontro: connosco mesmos e enquanto grupo, com uma cultura e um povo diferente, com a terra e o mar e o céu que se cruzam na linha do horizonte. Assim, vamos correr as Ilhas de S. Miguel, do Pico, do Faial e de S. Jorge. Contamos, nesta actividade com a colaboração de diversas entidades açorianas.
Seremos acolhidos em S. Miguel pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, com a colaboração da Câmara Municipal de Ponta Delgada e os Bombeiros Voluntários locais: nessa ilha estaremos hospedados, do dia 12 ao dia 17, no quartel dos Bombeiros e daí percorreremos os locais mais importantes da ilha, contando com o apoio das autoridades locais para o transporte e a logística.
De S. Miguel rumaremos ao Pico, onde estaremos do dia 17 ao dia 24. No Pico, a nossa actividade será desenvolvida em parceria com a ADJ – Associação Dinamizadora de Jovens, uma associação local com quem estabelecemos um intercâmbio. Ficaremos alojados na sede dessa associação e contaremos com a sua colaboração preciosa a nível de logística, transporte e programação de actividades. O Pico será a nossa sede, ainda que visitemos a ilha do Faial e de S. Jorge. O ponto alto da estadia na ilha será a subida à montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal. Acima de tudo, é o símbolo daquilo que nos determinamos a vencer interiormente e no dia-a-dia: as nossas dificuldades, os nossos problemas e maus funcionamentos.
Agradecemos a todos quantos tornaram, de uma forma ou de outra, possível esta viagem tão importante para os inquietos: é uma honra poder contar com o apoio da Junta de Freguesia de S. Sebastião, da Câmara Municipal de Ponta Delgada e dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada. O contributo da ADJ, na ilha do Pico, tem sido extraordinário e só esperamos poder recebê-los na nossa terra com a mesma vontade e com a mesma entrega.
Para além do empenho que todos colocamos neste projecto, esta actividade não poderia ter sido possível sem o apoio de tantos pais, familiares e amigos. São incontáveis as pessoas que, em Caldas de S. Jorge, nos apoiaram. O mesmo se diga da Paróquia, da Junta de Freguesia e tantas associações amigas que, de uma forma ou de outra, nos vão apoiando. Ás vezes, uma palavra amiga é o suficiente e é com a mesma palavra amiga que agradecemos.
Rumamos aos Açores com Caldas de S. Jorge no coração...
Juventude Inquieta
3 comentários:
Formidável!
Espetacular esta inicitiva.
Parabéns ao Grupo Juventude Imquieta: a todos os seus elementos, animadores e direcção.
Um programa Excelente!
Intenso e cheio!
Mares de bruma!
Núvens de espuma!
Altos Picos.
A ilha do Pico inesquecível. Saboroso peixe do nosso mar regado com branco verdelho fresquinho!
A caldeirada das Furnas de S. Miguel saboreadas a sombrinha florida!
O Faial com o Vulcão dos Capelinhos apagado e envergonhado juntoto à Costa.
E tantas e tantas maravilhas a descobrir!
Boa Viagem!
Muito Sucesso!
eu quero o meu vinho do pico, que é fantástico.
Jovens inquietos!
Daqui vai uma mensagem de parabéns e de bom sucesso pela vosa Iniciativa!
Mandem notícias patra o BLOG!
Enviar um comentário