sábado, 18 de agosto de 2007

Casaldoído Visto Pela "Medusa"...

Casaldoído sempre foi um lugar pacato. A Rua da Fonte, em particular, até pela quantidade de habitantes, não fugia à regra. Aliás, até há bem pouco tempo atrás, nem sequer era rua.
Depois veio o progresso. Construiu-se uma estrada larga, por se tratar de uma via de comunicação privilegiada.
Como 'progresso' é sinónimo de aspectos positivos e negativos - cá fica o rol. É verdade que esta rua é muito movimentada, quer pelos habitantes das Caldas, quer pelos habitantes das freguesias circundantes.
Recentemente, a rua foi alcatroada (e bem que precisava!), o que a torna ainda mais apetecível - isto é bom!
No entanto, cá vem o pejorativo da questão: o lixo acumula-se e a cada dia que passa a situação se agrava. Apesar da anunciada coima a quem fizesse da rua depósito público, cada vez mais aparecem resíduos de toda a espécie numa parte da rua onde não há habitações.
As ervas daninhas nas bermas da estrada crescem a olhos vistos, não sendo limpas pela Junta há meses que, apesar de lá ter estado numa rua próxima, preferiu ignorar o problema.
E depois há a questão da fonte propriamente dita. Esta água é de tal forma cobiçada que é requisitada por pessoas de todo o concelho (e não é exagero!). O que não é visível aos olhos da população em geral é todo o lixo que lá é depositado, que prefiro nem enumerar... Agora a moda parece ser a de abandonar animais na parte menos habitada da rua.
Aproveitam, igualmente, o lavadouro público, que depois têm de ser os habitantes da rua a zelar - porque se sentem ainda mais perturbados com a situação e com a falta de civismo das pessoas que pretendem usufruir daquele espaço sem respeitar regras básicas de cidadania.
Para além disso, há pessoas que ignoram os avisos colocados pela Junta, no sentido de serem educados e de não abusarem do seu direito de levar água para casa, situação que tem gerado conflitos vários.
Por tudo isto, aqui fica a chamada de atenção. De certeza, todos beneficiarão da retoma da tranquilidade e do bom senso a este local até porque, como disse um dia Tolstoi "Só seremos universais se conhecermos e amarmos a nossa aldeia"...

Ass: Medusa

2 comentários:

Anónimo disse...

mais uma vez uma noticia copiada por o blog das identidades.... va la confessem..

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO DESTE TEXTO, ESPERO É QUE A MEDUSA ESCREVA MAIS VEZES PARA ESTE BLOG.
UM BJ DE UM ADMIRADOR SECRETO...