quarta-feira, 26 de setembro de 2007

ASSIM NÃO DÁ!

Faltam dois dias.

É. Vai ser na Sexta-Feira, pela noitinha, que ficaremos finalmente (talvez?) a saber com o que Caldas de S. Jorge poderá contar, em termos de liderança da Junta de Freguesia.

Estamos sensivelmente a meio do mandato de um executivo sufragado nas últimas eleições autárquicas que, por diversas questões anómalas, umas (co)laterais, outras nem por isso, catapultaram a freguesia para um estado de “vazio de poder”. Talvez até para um estado de “hibernação”.

Obviamente que, por muito que custe a encaixar a determinadas pessoas, a constituição da Junta de Freguesia resultou de uma vontade inequívoca dos eleitores, que decidiram, democraticamente, por um executivo a três cores: o malogrado Fernando Coelho (PSD) secundado pelo Jorge Pinto (PS) e Zé Martins (Futuro Já).

Não fora o inesperado falecimento do Presidente, estou convencido de que, a Junta, estaria a cumprir os “mínimos”.

Após esse trágico acontecimento, outras “esperanças” se levantaram em torno da eventual sucessão na liderança da Junta de Freguesia.

Comungo, no entanto, da opinião de quem já cá referiu em tempos, em que, de facto, alguns não disseram presente.

De desistência em desistência, ficamos então com o “quinto” da lista. Não questiono a legalidade da evidência, nem a respeitabilidade do cidadão.

No entanto, as “profecias” de certas pessoas, vieram a tornar-se realidades indesmentíveis:

- O actual Presidente da Junta é um foco de instabilidade no seio do executivo;
- As posições oficiais da Junta de Freguesia, no lugar de ser tomadas colegialmente e serenamente são, pelo contrário, dadas a conhecer de forma individual e arbitrária;
- O clima de desconfiança impera;
- Falta de objectividade em relação ao que se pretende para Caldas de S. Jorge;

Enfim, como se diz à boa maneira portuguesa “… a malta está com o pé atrás…”.

E por isso, caros leitores, importa que, nesta fase, cada um de nós, desempenhe o seu papel de cidadania, contribuindo para que, na realidade, as coisas mudem.

Convencendo os mais directos intervenientes de que “ASSIM NÃO DÁ!”, estaremos (estou em crer), a prestar um bom serviço à Vila de que tanto gostamos.

E não me venham com a história das forças de bloqueio (uma junta não pode funcionar em função de um qualquer movimento individual ou um qualquer blog).

Não. Na realidade este executivo, tal como está, não tem solução porque, efectivamente, nada está a fazer para inverter a situação. Por pura inoperância e por um completo desrespeito institucional do Presidente em relação aos seus demais colegas de executivo.

Sou portanto, cada vez mais favorável, a que se criem condições para a realização de eleições intercalares.

Pode até tudo ficar na mesma. Mas, pelo menos, as pessoas que saibam para o que vão.

Não se esqueçam que uma Junta de Freguesia desorganizada, sem objectividade e sem liderança, representa no exterior, a imagem da nossa freguesia.

atento73

8 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Pinto da Silva intervem:

Parece claro que nada tenho a ver com o Zé Martins, tenho até enormes pontos de desacordo. Mas o que insinuam dele raia o limite da desfaçatez. Para se dizer o que estes dois comentadores de um qualquer cidadão, na circunstância cidadão que teve o voto de uma quantidade de eleitores, e para que pudessem ser levados a sério, deviam DAR A CARA, quer dizer, dizer quem são e justificarem os insultos. Estou em crer que em cerca de 48 horas vão engolir as infâmias.

Anónimo disse...

é a degradação total da autarquia, só não entendo como é possicel eles continuarem...

a verdade está a vir ao de cima, e a podridão degradou a politica regional. só não entendo porque razão os cheques não são devolvidos.

é o fim de tres grupos politicos.

viva o 25 de abril na terra, pois bem era preciso.

Anónimo disse...

Amigos, mantenham a calma.
Teçam apenas comentários ao post do Atento73 e produzam alegações de cariz político.
O Atento73 (os textos dele têm sempre muito nível) deu o exemplo ao emitir uma opinião onde deixa claro que não estão em causa as questões de carácter pessoal das pessoas dos elementos da junta, mas sim a actividade do órgão.
Tudo o que passe para além da questão política é uma idiotice, uma falta de carácter e uma tremenda falta de educação.
Não devemos alinhar nesta pouca vergonha com o que alguns comentadores anónimos nos tentam ludibriar.
Tenham dó.
Relativamente à questão de se criarem condições para a demissão em bloco dos membros eleitos e a realização de eleições intercalares estou plenamente de acordo. A mior parte da população não se revê nesta junta e com este estado das coisas.

(PS: não acredito que seja o Manuel Azevedo verdadeiro a produzir as afirmações do anterior comentário)

Anónimo disse...

Bravo
Senhor Atento 73!
Mais uma vez
o Senhor soube,
educadamente,
chegar ao
busílis da questão!!!

Anónimo disse...

Quanto custa á freguesia uma eleições intercalares?

Anónimo disse...

Não era minha intenção fazer qualquer comentário neste blog, nem tão pouco é uma prática minha andar a fazer comentários em qualquer que seja o blog! Uma vez que surgiu um comentário com a assinatura de um Manuel Azevedo e por ter sido avisado ontem à noite e hoje durante o dia cumpre-me fazer um esclarecimento: Sem qualquer pretensiosismo da minha parte, até porque há "muitas Marias na terra" o comentário com a assinatura de Manuel Azevedo pode de facto pertencer a uma pessoa com o mesmo nome mas não ao Manuel Azevedo (fotógrafo).
Assina: Manuel Azevedo (fotógrafo)