terça-feira, 18 de setembro de 2007

Descargas ilegais e lixo estão a poluir rio Uíma...

As águas negras na foz do rio Uíma deram o alerta. Há uma descarga ilegal que está a poluir aquele afluente do rio Douro, que nasce em Santa Maria da Feira e desagua em Gaia, a poucos metros da barragem de Crestuma-Lever. A poluição não é constante, mas incomoda pescadores e moradores na zona.
Embora esporádico, o problema não passa despercebido. O escurecer das águas é o primeiro sinal e voltou a acontecer há cerca de três semanas. A gravidade da situação no rio Uíma levou, ontem de manhã o vereador socialista, Barbosa Ribeiro, a alertar a Maioria PSD/PP, que já tinha conhecimento da descarga ilegal e está à procura do infractor.
"É no troço final do rio Uíma. As águas estão negras há várias semanas. Os pescadores e as pessoas que moram ali dizem que o problema deve-se à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Lever, que estará a verter os efluentes sem serem devidamente tratados para o rio. A verdade é que apresenta um aspecto muito sujo", sublinhou o autarca do PS, durante a reunião pública da Câmara de Gaia, apontando, ainda, para o lixo que se acumula na margem.
No entanto, a Autarquia nega que a responsabilidade da poluição do Uíma seja da ETAR de Lever. Suspeita de uma descarga ilegal, cuja fonte ainda não foi possível encontrar. As equipas técnicas da Empresa Municipal de Águas de Gaia perseguem, contudo, esse objectivo. "Já mandámos averiguar esta situação. A Águas de Gaia suspeita de descarga ilegal e estamos a tentar localizar a fonte poluidora", concretizou Marco António Costa, vice-presidente do Município de Gaia, que dispõe de quatro brigadas no concelho, vocacionadas para a busca e a identificação das pessoas que fazem descargas ilegais nos cursos de água de Gaia. Trata-se de uma tarefa difícil, porque as ligações ilícitas estão, muitas vezes, dissimuladas.
No caso do rio Uíma e após o alerta recebido há três semanas, Marco António Costa e o vereador do Ambiente, Mário Fontemanha, visitaram o local. "Estivemos a identificar várias zonas para fazer uma intervenção planeada" à semelhança da que foi executada na frente de mar, acrescentou o autarca, dando a entender que a margem do rio Uíma, em Crestuma, poderá ser requalificada no futuro. Para já, será executada, esta semana, uma operação de limpeza para tirar o lixo acumulado, a par da tentativa de identificar a fonte poluidora.

Carla Sofia Luz.
In JN

Sem comentários: