segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Porque não nas Caldas?


Este é um título generalista e poder-se-ia adaptar a várias situações: porque não novas infra-estruturas nas Caldas? Porque não novas iniciativas nas Caldas? Porque não novos investimentos nas Caldas?
Mas a pergunta de hoje é mesmo: “Porque não um Festival da Juventude nas Caldas?”
Por estes dias, está a decorrer em Lourosa o Festival da Juventude. Para além da qualidade do cartaz musical, têm sido levadas a cabo uma série de iniciativas muito aliciantes para a população, sobretudo os mais jovens. Naquele agradável espaço, estão a decorrer iniciativas várias, que vão desde os desportos mais radicais (escalada e rappel) aos jogos mais tradicionais (malha, andas, etc). Existe ainda um concurso de fotografia e a possibilidade de os jovens deixarem os seus graffitis como marcas para a posteridade.
Como é natural, o grande chamariz do evento é mesmo a música, que consegue arrastar milhares de pessoas de todo o concelho. Este ano, a organização superou-se e o cartaz trouxe a terras de Santa Maria bandas de grande renome nacional, como Clã, David Fonseca, Wraygunn ou Blasted Mechanism. Mas a verdade é que a iniciativa ficará sempre ligada a Lourosa, cidade acolhedora do evento.

E porque é que seria bom ter um Festival semelhante nas Caldas?

- pelo movimento cultural, como é óbvio;
- porque traria outra visibilidade à nossa vila, que há tanto tempo merece;
- porque já demonstrámos que temos capacidade organizativa (relembrem-se os tempos áureos do Carnaval das Termas);
- porque temos óptimos espaços que poderiam acolher a iniciativa;
- porque traria à vila muitas pessoas, sobretudo jovens, que são um motor de desenvolvimento e progresso de qualquer localidade;
- e acima de tudo porque a população das Caldas já merece um grande evento, que prove aos mais cépticos que esta terra, de facto, “ainda há-de ser grande” (como os frequentadores do blog tanto gostam de afirmar!) e que a nossa vila é mesmo muito linda e merecedora de visitas…

24 comentários:

Anónimo disse...

Olá "Desassossegada"
Eu bem ando a dizer que o perfil dos agricultores está a mudar no nosso país...
(eu "vasculhei" o seu perfil)

Hoje em dia, essa franja da população (respeitabilíssima) já não é só lavoura e enxada na mão a lavrar a terra de sol a sol como noutros tempos.

E ainda bem.

Já referi aqui no blog que, houve tempos, em que os "agricultores" nos brindavam com rios de sapiência.

E parece ser este o caso.

Fico feliz por ter acedido presentear os leitores do blog com os seus pensamentos.

E eu reforço, "...porque não nas Caldas?".
Parece-me bem e que poderá, quem sabe, ser uma ideia com "pernas para andar".
Bastará talvez, "por os pés a caminho".

Em tempos, falou-se num circulo fechado, lá p'rás bandas do Castelo, que aquele espaço a nascente do "ilha" pudesse eventualmente ter capacidade para receber um evento dessa natureza.

Vamos então, todos juntos, trocar umas ideias sobre o assunto?

Não me importo de secundar o seu mote para a discussão.

Mas, talvez esse evento se deva assumir como algo diferenciado relativamente ao que se tem feito por esse país fora.
Talvez um festival de Jazz, Blues, musica Celta, música tradicional portuguesa (não popular portuguesa), ..., ???

Fica a interrogação.
Cumprimentos

atento73

ADMINISTRADOR DO C.S.J. disse...

Como administrador do caldas-sao-jorge.blogspot.com, agradeço à Exma. Sra. Desassossegada, por ter aceito o repto de fazer parte da administração deste pequeno grande espaço.
Gostava de dizer que desde que conheço esta amiga desassossegada, nunca mais tive sossego até conseguir com que esta formidável pessoa fizesse parte da equipa, que muito tem trabalhado para levar a informação e opinião a Caldas de S. Jorge.
Seja Bem Vinda.

ZOUVINEIRO disse...

Antes de mais gostava de dar-te as boas vindas a esta equipa, pelo que conheço do teu trabalho, devo dizer que .........gostei, ou melhor.........adorei.........melhor ainda fiquei pasmado.
Como Zouvineiro, coloquei toda a minha equipa secreta a descobrir quem é esta mente brilhante.
Devo dizer que não foi fácil, ou melhor parece difícil mas não é fácil. Mas lá por fim, não há nada que o Zouvineiro e a sua equipa não descubra. Mas depois de descobrir ainda fiquei mais intrigado, como é que uma pessoa tão culta e tão inteligente vem parar ao Blog das Caldas. A verdade é que só o Administrador sabe como convenceu tamanho talento para este blog.
Mais uma vez seja bem vinda, é o desejo de toda a equipa do Zouvineiro.

P.S. A realidade é que trazer o festival da juventude para as Caldas, é preciso ter uma junta de freguesia unida num só objectivo, que é lutar por Caldas de S. Jorge. Algo que parece cada vez mais uma miragem, neste deserto de desenvolvimento.

Anónimo disse...

Pinto da Silva:

Este assunto veio ao blogue atrav�s de algu�m que assina Carla Pacheco, no dia 13. (Que pena n�o podermos saber se � nome, se � pseud�nimo ou se � usurpa�o!). Um coment�rio � nota inquiria porqu� a Feira Viva n�o organizaria um espect�culo equivalente c� em Caldas de S. Jorge ou mesmo, num ano, o pr�prio Festival a Juventude. � bem natural que as Juntas de Freguesia possam ter influ�ncia na atrac�o desses eventos. Mas n�o ser� antes na organiza�o dos programas de Ver�o? E a� j� n�o ser�o as Juntas.

Anónimo disse...

Vamos deixar-nos de mimos, na realidade não será preciso muita cultura para ter este tipo de ideias, muita gente tem falado sobre isto desde à muitos anos e toda a gente sabe que a câmara organiza este tipo de eventos nas suas juntas PSD, PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA, portanto não vale a pena mexer mais porque da cova não vem nada, disso podem ter a maior das certezas.
Terá de ser algo que custe pouca massa para poder ser feito aqui na terra.

Anónimo disse...

Tudo que seja juntar mais de quinhentas ou mil pessoas nas caldas, j� n�o � bem visto pela cova percebem?...
Estar� alguem aflito para promover as C.S.J. l� na c�mara? Penso que n�o.
Na realidade a come�ar no nosso pa�s as coisas n�o estao famosas, C.S.J. est� como est� e ser� para durar, n�o pensem que ser� investido grandes capitais nesta terra, os caros leitores ter�o de se conformar com a ideia que s� em tempos mais longinquos ser� feito algum investimento serio c� na vila.
Nem sequer depende da nossa junta seja ela de que cor for percebem.
Isto n�o � ser pessimista � mais ser verdadeiramente realista.

Anónimo disse...

Fantástica ideia...

Vamos todos trabalhar para isso


Compete á Junta de Freguesia o primeiro passo..

Façamos tudo porque um dia esta terra ainda há-de ser grande....

Anónimo disse...

Ó lá, lá!
Uma maravilha!
Parabéns à desassossegada!
Que antes estava sossessegada e enfim acordou!
PARABÉNS À SUA IDEIA!
É GENIAL!
Fácil de cumprir!
É só juntar a Sociedade de Turismo, a Junta de Freguesia, a Câmara fazer um boneco para o Ilha Bar, zona reibeirinha do Uima ( Claro a Pines e Fabruima desaparecm do mapa, fica o espigueiro, canastro como recordação,
depois é só debitar decibéis,
pôr cabeludos
e rapados ao guinchos.
Depois é só facturar nas esplanadas e não só!

Anónimo disse...

blá blá blá enfim !!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Esta desassossegada parece ter gostos apurados

Anónimo disse...

Boa noite meus amigos,

então, podemos trocar uma ideias ou não?

Mais do que dar ou não dar parabéns à Desassossegada (ou a outro Contribuidor qualquer, nos quais às vezes me incluo - para vossa falta de sorte), o importante é D E B A T E R.
E julgo que é esse o objectivo subjacente no Post da Desassossegada.
Assim, partindo do princípio que quase todos concordam com a ideia do Festival, vamos então "debater" os moldes.
Já disse que, se calhar, seria importante que o eventual futuro evento se possa diferenciar do panorama de festivais de verão que se realizam por todo o país.
Propus até que a temática fosse o Jazz ou Blues, ou musica celta ou ainda música tradiconal portuguesa.

Que tal, Desassossegada?

atento73

DESASSOSSEGADA disse...

Na verdade, concordo consigo caro Atento73. O primeiro passo seria designar o tipo de festival que se pretende adoptar.

Não me parece nada mal que se opte por uma estrutura diferente, nomeadamente o festival de jazz (mas são apenas os meus gostos pessoais!)

O segundo passo, e o mais crucial se a intenção for a adesão da população em geral, será o de não fazer com que o evento se torne em algo elitista, apenas destinado a uma determinada camada populacional.

Assim, não se pode correr o risco de tornar "o festival" em algo hipoteticamente enfadonho para a grande maioria. Há que motivar a população em geral, porque a cultura é, quase sempre, muito bem aceite por todos, desde que as pessoas não sintam que "aquilo não é para nós" ou "nem vale a pena ir, não vamos perceber nada..."

Outro aspecto a não descurar é não limitar o evento ao espectáculo musical por si só. É importante cativar outros géneros de público, com outras iniciativas que se podem perfeitamente interligar.

Se quisermos comparar com o festival que decorreu em Lourosa, a organização não se limitou a trazer as bandas e a descurar toda a restante envolvência. Fizeram-se workshops, concursos de fotografia, desportos radicais e tradicionais, entre outros.

Pois nós até nisso temos vantagens. Temos o belo do Rio Uíma como pano de fundo e os plátanos a embelezar o cenário. Mas falta muito mais para que a iniciativa ganhe forma. Nomeadamente, a vontade de que tudo não passem de suposições, hipóteses ou conjecturas...

Anónimo disse...

E quem fala assim não é gago! Ou gaga!

Anónimo disse...

E depois auinda vão aparecer pessoas que querem é dormir.
Onde é que temos um local longe das habitações para organizar um projecto destes.
Só se for no aterro do PERM.
Mas para isso deixem o PERM seguir em frente...

Anónimo disse...

escolham outro sitio para conversas paralelas, eu como leitor deste blog gostava que os comentários aos tópicos fossem directos e objectivos e não andarem cá a falar de aceitações de cargos, criam um tópico e apresentam a nova moça

Anónimo disse...

meus caros:
Esta mensagem é para aqueles que falam do festival da juventude mas que possivelmente não passaram por lá, neste fim-de-semana.
Então, queriam vocês que em vez de festival de música Pop Portuguesa houvesse um festival de Jazz ou de música tradicional Portuguesa?
Lol (resmas de Lol!),isso já existe em certa medida no nosso concelho, como é o caso dos Festivais de música de Verão que se organizam em algumas freguesias do concelho.
O mais estranho é que estes espectáculos normalmente têm um público bastante reduzido a assistir.
"Festival da Juventude" é isso mesmo para jovens e para todos os que gostam de Música Pop&Rock Portuguesa.
Eu assisti no Domingo passado ao concerto dos Blasted Mechanism, e posso afiançar-vos que foi do melhor que vi nos últimos tempos.
O festival da Juventude nas Caldas?
Porque não?
Acho muito bem que se descentralize, agora não peçam é para mudar de figurino, querem Jazz?, querem música Celta? querem Música tradicional Portuguesa? então, eu sugiro que façam um festival para meia dúzia de pessoas.
Eu quero dizer ao Zouvineiro que o Festival da Juventude é uma realização da "Feira Viva" e não da Junta de Lourosa, logo a junta das Caldas, pouco pode fazer e muito menos pressionar.
Para a desassossegada e para o Atento 73, se querem Jazz e Blues aconselho os meus caros a não assistirem a espectáculos ao ar livre, é mesmo um problema de acústica.
Algum de vocês assistiu ao concerto de Rao Kyao em Paços de Brandão, há 15 dias ?

Anónimo disse...

Cara Desassossegada,
Sem querer monopolizar a discussão, nem sequer resumi-la a um diálogo "a dois" (esperando que outros possam dar a sua achega), deixo, por ora, mais uma pequena nota.

Estava eu aqui a pensar e disse para com os meus botões:
"Tenho a mania de abusar da bondade das pessoas".
Vai daí, correndo esse (espero que reduzido) risco, decidi interpela-la (se me concede esse privilégio) mais uma vez acerca do tal Festival.

Que fique desde já claro que também abomino o elitismo e todo o tipo de segregações.
Por isso compreendo a sua posição e alinho no Festival "mais popular".
Agora, continuo a entender que ele se deverá diferenciar do que se faz por aí fora.
E haveremos de encontrar uma forma...
Por outro lado, como a minha cara Desassossegada refere, é importantíssima essa história das actividades paralelas.
Mas mais importante ainda é que essas actividades resultem de uma dinâmica participativa da população.
A isso chamei em tempos "o investimento voluntarista no tecido social de solidariedade"...
E acreditem, que pode não ser só "blá, blá, blá"...

até breve

atento73

Anónimo disse...

Caro Charizard
Bem vindo à discussão.
(tenho apreciado aqueles seus debates com a Amnésia).

Quando falo em Jazz ou em Blues é precisamente para reforçar a ideia da diferenciação da "coisa".
Nem sequer estou a pensar em transferir o festival da Juventude para as Caldas. Não. Pode ser outra coisa.
Porque não diversificar.

Um festival para meia dúzia de pessoas?
Bom, por essa ordem de ideias, chama-se o Marco Paulo, o Emanuel e o Clemente, e temos casa cheia os três dias.
Não é por aí.

Quanto à acústica,
não seja assim tão redutor. há muitas formas de atenuar essas questões.

A orquestra sinfónica de Viena já deu um concerto num estádio...

E sabe, nós não temos um auditório.

(por acaso já vi o Rao Kyao, cheguei a ver o Carlos Paredes, os Sétima Legião, os Madredeus no Castelo altaneiro da coba, enfim, por aí fora. Vai tudo do espírito com que se está na coisa)

mande sempre
atento73

Anónimo disse...

Sabem, falar é muito facil, muito boas palavras grandes ideias, mas à um senão, para realizar eventos é preciso trabalhar bastante e não é como estar aqui a teclar e quando chegar a altura de trabalhar a serio todos fogem .

MENSAGEIRO disse...

Olá sra. Desassossegada, devo dizer que gostei muito do teu trabalho. Sei que agora és uma administradora do blog, pena é que a agricultura te preencha muito do teu tempo. Seja bem vinda a esta pequena, grande equipa do blog

Anónimo disse...

.

Anónimo disse...

Plantação de tomates?...

Anónimo disse...

Caro atento 73:
Admito que não tenha interpretado convenientemente o teor das suas palavras.
Mas assim sendo, não entendo muito bem qual é a alteração que pretende no Festival da Juventude.
Não querendo enumerar exaustivamente, todos os eventos musicais que se realizam no concelho da Feira, até porque corro o risco de me esquecer de algum evento importante, asseguro-lhe que, por exemplo, o Festival de Música de Verão de Paços de Brandão, faz uma incursão aos mais variados estilos musicais, alternativos ao Pop&Rock.
Acredito que existirão outros Festivais similares, por esse concelho fora.
O que na realidade acontece, é que há pouca divulgação destes eventos, mas mesmo assim, é possível obter alguma informação sobre os mesmos.
Na minha opinião, o Festival deve manter-se tal como está, não descurando a possibilidade deste festival poder ser descentralizado, o que aliás já aconteceu antes.
O Festival nem sempre se realizou exclusivamente em Lourosa.
Todas as componentes que se envolvam com o Festival, naturalmente são enriquecedoras( Workshops, desportos radicais,etc).
Para finalizar esta minha pequena intervenção e em jeito de conclusão, sobre este tema e considerando o debate e a troca de ideias sempre salutar, eu prefiro que este festival continue conotado com a juventude tal como está.
É sempre possível criar outros eventos desde que haja condições físicas e financeiras para o fazer.
Já em tempos, deixei escrito cá no vosso espaço, que Caldas de São Jorge tem potencialidades únicas ao nível do enquadramento paisagístico, para o desenvolvimento turístico
no e do concelho da Feira.
O que é preciso é que a Câmara tenha boa vontade e não continue nesta cegueira crónica de centralizar tudo nas freguesias mais populosas.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

..