sexta-feira, 9 de novembro de 2007

RESPIRA...

Senhor Administrador,
Atrevo-me a passar uma nota sobre uma Associação de Doentes, a que pertenço e deque sou dirigente, e peço, se não sair fora do objecto do Blogue, que o insira.Trata-se de tema que interessa ao mundo, portanto também a Caldas de S. Jorge.Se julgar de algum interesse, continuarei a, com alguma regularidade, passar algumas notas sobre o tema.
Doença respiratória. De que sofro.
Cumprimentos
José Pinto da Silva
_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-
Exmo. Sr. José Pinto da Silva,
Como administrador do CSJ Blog, ficarei todo contente de receber todas as notícias e informações deste tema, bem como de outro qualquer, que diga respeito nem que seja a um só cidadão de Caldas de S. Jorge. Como tal fico a aguardar por mais desenvolvimentos desta recente associação.
Sem outro assunto de momento,
O Administrador do CSJ


A “RESPIRA” é uma Associação de Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e outras doenças respiratórias crónicas.
Depois de diversas reuniões preparatórias, a Associação arrancou no dia 15 de Dezembro de 2006, dia em que se celebrou o Dia Mundial da DPOC e constituiu-se legalmente em Fevereiro de 2007 com a celebração da Escritura Pública.
O objecto da Associação é, primeiro, divulgar junto da população quais os primeiros sintomas da doença (cansaço a executar as tarefas mais simples), de modo a que, ao primeiro sintoma as pessoas passem pelo médico.
Como, estatisticamente, 85/90% dos portadores desta doença foram ou são ainda fumadores, lutará a Associação contra o vício do tabaco, alertando para o perigo que representa o fumo e incentivando a que os fumadores abandonem, por decisão corajosa, o vício de fumar e, se tiverem dificuldade, recorram ao médico, às consultas anti-tabágicas. Foi determinado pela Direcção Geral da Saúde que, a partir de Janeiro de 2008, tais consultas passarão a estar disponíveis nos Centros de Saúde.
Significa tal determinação que os fumadores passaram a ser considerados doentes que precisam de ser ajudados e não será justo que sejam vítimas de ataques discriminatórios que se ouvem em tudo quanto é local. Já as há nos hospitais.
A “RESPIRA” espera conseguir influenciar os poderes políticos no sentido de que, como portadores de doença crónica, irreversível, mas estabilizável, devem ser abrangidos por um muito melhor esquema de comparticipação nos medicamentos específicos, que são demasiado caros. Para que a doença não evolua, além dos cuidados que cada um tem que ter (defesa das oscilações climatéricas, por ex.), deve cumprir os tratamentos e, há muitos doentes que não aguentam o custo.
É isto, em linhas muito curtas, o objectivo da Associação. E, para que o objectivo, possa ser aproximado, precisamos de mais associados. Todo o fumador ou ex-fumador é um forte candidato a precisar de apoio.
Os primeiros Órgãos Sociais eleitos logo depois da constituição e logo empossados são compostos por doentes da área de Lisboa, sendo que o Presidente da Assembleia-Geral é do Porto e o Vice-Presidente da Direcção é de Caldas de S. Jorge. O autor destas linhas.
No próximo dia 14 será celebrado o Dia Mundial da DPOC/2007 e vários eventos vão ocorrer em Lisboa e será lançado um programa de maior divulgação da Doença e da “RESPIRA”.
Se a generosidade da Administração do Blogue o permitir, passarei a, de quando em vez, colar alguma notícia sobre o tema e a incitar todos os fumadores a que deixem de fumar e a convidá-los a que se inscrevam como sócios. Tentarei organizar uma sessão pública em que se fale do tabaco e seus malefícios. Com uma sessão de promessas de “NÃO FUMO MAIS!” A quota é de € 12,00 POR ANO.
Fica por aqui hoje. Melhor saúde, melhor respiração e MENOS tabaco.

P’la RESPIRA
José Pinto da Silva

Sem comentários: