terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Ainda acredita no Pai Natal?

Ponderei, durante todo o dia de Segunda-Feira, se haveria ou não de comentar a “espécie” de entrevista concedida pelo “espécie” de Presidente de Junta Sr. José Martins ao bissemanário Terras da Feira.
Pensei, repensei e, a pedido de muitas famílias, cá vai o meu veredicto, em jeito de carta aberta.

Caro Sr. José Martins


Envio-lhe desde já as maiores felicitações pela forma como venceu À TANGENTE as eleições do passado dia 25 de Novembro.
Vão ser, seguramente, dois aninhos de festas e festarolas cá p’rás bandas das (es)Caldas.
O Senhor vai certamente pensar em fazer obra. Essa coisa que se faz com trabalho, dedicação e vil metal. Mas, asseguro-lhe desde já, que só se consegue “fazer obra” se, como espero, vier a desempenhar bem as tarefas que lhe foram confiadas (bom... confiadas mas sem juramento nem assinatura no acto de posse).
Peço-lhe no entanto, que tente não governar durante estes dois anos em forma de campanha eleitoral. Se fizer um bom trabalho, não faz mais do que a sua obrigação: afinal foi isso que prometeu durante este tempo todo, podendo até contar com a caminha que lhe fizeram os tipos do PSD em jeito de coligação. Esta é afinal de contas a sua lista de sonho (para o executivo e para a Mesa da Assembleia) – o DREAM TEAM das Caldas.
Se fizer um mau trabalho, pondere, e retire lá o que disse relativamente ao anúncio de recandidatura em 2009. Se eu fizesse parte da sua lista, não lhe perdoaria essa - Monarquia NÃO!!!
Quero aqui, do baixo do meu pedestal, confessar-lhe que, tendo gostado da generalidade da entrevista, principalmente das fotos, não apreciei contudo algumas das suas respostas aos jornalistas do “Terras”.
Sabe porquê?
Porque o Senhor parece denotar viver no “mundo da fantasia” e no mundo do “faz de conta”.
Fantasia porque continua a acreditar no Pai Natal. Faz de conta porque o Senhor pensa que uma junta pode funcionar como uma coutada e em que só interessa tratar bem alguns e viver num ataque constante a outros. Relembro-lhe que o resultado eleitoral tinha aconselhado um outro tipo de postura que o Senhor não soube ou não sabe reconhecer. Relembro-lhe, todos são iguais.
Fiquei também com uma espécie de dúvidas que, não sendo existenciais, carecem de explicação.
Aleatoriamente, aqui vão as questões:

1- Qual foi o projecto que iniciou e que não o queria deixar morrer?
- Estou comovido.

2- Abdicou de projectos pessoais em função da freguesia?
- Meu caro, quem não abdica

3- Foi aliciado por listas partidárias para as encabeçar?
- Convencido do caraças… Diga-nos lá quais foram essas listas. Vá lá.

4- O Ilha em Maio?
- Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

5- Que voz activa é que vai ser nas Termas?
- Será tenor, baixo ou apenas menino de coro? Lá está você com a mania das festas.

6- A pedreira deixou de funcionar em virtude da actividade da Associação de Moradores?
- Olha essa é boa. Mas se assim foi, porque é que o Senhor não critica a vizinha do lado que possui um impacto paisagístico ainda maior?

Pronto, por enquanto fico por aqui. O senhor como anda a preparar a festa de Natal, é bem capaz de não ter tempo para responder a mais perguntas. E eu não o quero sobrecarregar.

Olhe, até breve Senhor Presidente.

Do sempre disponível para umas perguntinhas,



Guga.Gago

PS: ficou-lhe muito mal ter concedido a primeira entrevista como Presidente da Junta ao Kouzas. Ao menos que tivesse sido ao caldas-sao-jorge.blospot.

22 comentários:

Anónimo disse...

ESPECTÁCULO.
Boa análise Guga.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Um picheleiro

Uma florista "ops um florista"

Um mecânico de motrijadas a meio tempo.


Vocês também estão à espera de quê, é preciso ter calma.
É preciso dar tempo ao tempo.

Anónimo disse...

Provavelmente quereriam ter ou Eng. Tecnico para governar a vila?

Anónimo disse...

Senhor Guga, o que o sr. concerteza não é, é gago...
Sabe falar muito bem.!
Mas de palavras está o mundo cheio.
Pelas suas palavras depreendo que se trata de um ... "frostrado"... e verifico que este Senhor Martins para si, não tem nada de bom, .. é tudo mau. Onde estão os aspectos positivos deste homem??? - Cuitado é mesmo um desgraçado.
Já reparou que sofre do mesmo mal, do qual o acusa.
È demagogia demais,! com que então "se fizer bem à freguesía não faz mais que a obrigação",...para outros assim não foi.
Esta é a face existêncial mais fácil, ou seja, criticar. Se bem ,que penso que nem critica é, porque se o fosse estariam neste texto algumas sugestões, isto é mesmo um vota-abaixo. Aliás, a nossa freguesia está infestada destes seres, que tudo criticam, nada fazem e sem nunca darem o braço a torcer ou reconhecerem trabalho feito. E se caso aparece alguém ou alguma instituição a querer fazer algo," é só porque se querem mostrar"... "não tem geito o que fazem"... "deveria ser assim e não assado"..." está mal organizado"...
O convite que lhe deixo, é que possa sugerir mais do que criticar e julgar, só desta forma e por muito que nos custe a todos é que conseguiremos fazer crescer a nossa fregusia.

Anónimo disse...

Devo dizer, que infelizmente concordo com gago guga, se alguém tem de mostrar soluções é a junta, se alguem tem de dar respostas e satisfações ao povo é junta, se alguém "presidente" diz que vai fazer isto ou aquilo, se não o fizer somos nós que vamos criticar, agora vir para aqui dizer que as possoas só criticam, é pura demagogia, queremos é ver trabalho feito.

Anónimo disse...

Em relação ao segundo comentário que foi eliminado, vou reformolar:

NÃO ERA PRECISO VIR LEMBRAR QUE TEMOS AQUELE EXECUTIVO DE "CHAXA" NA JUNTA, EU ATÉ JÁ TINHA ESQUECIDO.


NÃO QUERENDO OFENDER NINGUÉM.

Anónimo disse...

Sr P.V.:
então o amigo não sabe quais são as competências do Presidente e da sua equipa?
As competências são propor e fazer. A Assembleia deliberará se quizer.
Nós, os simples mortais, temos apenas de comentar e de tentar encontrar algum substracto nas palavras dos responsáveis políticos.
E de mais a mais, quem tem um discurso populista e inadmissível é o Presidente da Junta que em vez de ter uma postura apaziguadora, anda por outro lado a atacar quem não foi à sua missa.
Só não ataca o PSD porque pensa que daí pode colher alguns apoios.

Já agora, não se escreve "frostado" mas sim "frustado".
Não se escreve "vota-abaixo" mas sim "bota-abaixo".


Concordo com quase tudo o que o GugaGago disse.

Tenho dito

Anónimo disse...

YES!
ESTE DEBATE TÀ FIXE!
VOU ALI AO FRIGORIFICO BUSCAR UMA MINI PARA CORRER OUTRA VEZ PARA O COMPUTADOR.
OLHEM EU ESTOU PERTO DA JUNTA ONDE JÀ EXISTE INTERNET À BORLIX HÁ LONG TIME AGO.

ByBy

Anónimo disse...

Nuticia de ultima hora:

Ilha bar foi vendido, a uma sociedade espanhola, não se sabe ainda o valor da transação, ao que apurei foi aprovado um projecto para construir no terreno do ilha bar um hotel 5 estrelas e um campo de golf, até MAIO.

Anónimo disse...

O Sr. caramelo escreve muito bem, e não dá erros.!

Shrek disse...

Queria apenas me referir à nota que o ilustre postador lança na sua posta.
“PS: ficou-lhe muito mal ter concedido a primeira entrevista como Presidente da Junta ao Kouzas. Ao menos que tivesse sido ao caldas-sao-jorge.blospot.”
Mais parece um colocar-se em bicos de pés.
Gostos nãos se discutem, porém não penso que o caro tenha a ousadia de considerar o blog das caldas melhor do que o Kouzas. Porque eu nunca tive a ousadia de pensar e muito menos dizer que o kouzas é melhor que o bolg das caldas.
Acredito que a intenção da nota é pelo facto do Senhor Martins ser das caldas e por isso poderia ter dado primazia a este blog. Contra isso nada. Porém, quero apenas referir que o Martins não me DEU um entrevista. Apenas respondeu afirmativamente a uma solicitação minha. Pergunto se o senhor Guga fez o mesmo?!
Por ultimo, convêm esclarecer uma coisa que se torna importante nestas kouzas. Com o devido respeito por todos os que aqui postam, não são o Shrek! E porque digo isso?! Porque o Shrek, embora use esse nome como nick name, não é ANÓNIMO e fala pessoalmente com as pessoas. Poderei dizer o mesmo do senhor Guga?
Repare, apenas pergunto e não afirmo.
Termino com um lamento a alguns comentários que são de uma pequenez intelectual que deve envergonhar qualquer cidadão das Caldas. O facto de usarem as profissões como falta de qualidade, é típico de gente me enoja e faço questão de sentir desprezo….e pena!
Estou à vontade para falar, pois como costumo dizer, tenho a 4ª classe tirada à noite e ainda tive de presentear a professora com dois presuntos. O coitado do porco ainda hoje anda de cadeira de rodas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Ó Shrek,
não fiques amuado.
Pareces ter muito pouco poder de encaixe.
E isso nem parece de um tipo que manda postas de pescada sobre tudo o que mexe.
"Bicos de pés"?
Eu?
- Não me parece. Eu até nem tenho grande jeito para Ballet. Muito menos tenho jeito para motorista de pesados que fazem fretes por encomenda.

De qualquer forma, aquilo que eu pretendi referir na minha nota final foi tão só, ironicamente, que o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge não se deveria ter prestado a conceder a sua primeira entrevista oficial ao Kouzas. Esse é a minha opiniao e não é o caro Shrek que me demove de a produzir. E nem é pelo facto de não ser um blog desprestigiante - quase toda a gente reconhece (incluindo eu) que o Kouzas é o Grande Blog da nossa região.
Agora o amigo Shrek veja lá se não age por impulso e não faz birra pois, como será caso para dizer, "não bate a cara com a careta".
Por fim, o Senhor Guga.Gago só não abordou directamente o Sr Presidente porque não possui os mesmos canais directos que o amigo Shrek. Talvez daqui por dois anos, quando o caldas-sao-jorge.blogspot estiver perto dos calcanhares do Kouzas, eu como colaborador deste nosso bloguinho, possa já ter o perfil ideal para que o Sr MArtins me receba de braços abertos no seu gabinete oficial.
Isto, como é lógico, se me apetecer. Ok?

Cumprimentos fraternos

Guga.Gago

Shrek disse...

Não pretendi fazer birra…sério que não. O que me fez ficar mesmo chateado até foi os comentários que referi, que nem foram da sua responsabilidade.
Apenas pretendi explicar a razão porque talvez o Martins tenha dado uma entrevista ao kouzas e não ao blog das caldas. Porque de facto, fui eu quem lhe pedi que a desse e provavelmente ninguém do blog das caldas o tenha feito.
Mas “à partes” à parte, quero desejar muito sucesso à junta das Caldas e que tenham que levar com o Martins por muitos anos, pois seria sinal que ele governa bem.
Quero agradecer à população das Caldas pela forma como me recebeu…ok, as mais bonitas colchas nas janelas, ficariam bem…mas se não as colocaram, eu não levo isso como uma falta de consideração.
Gostei de conhecer muitos dos presentes, e talvez gostasse de ter conhecido outros, como por exemplo o Sr. Pinto da Silva e o Senhor Abade.
Quem sabe, um destes dias quando o administrador do blog das Caldas promover o 1º colóquio blogueiro cá da terra!
Os meus cumprimentos e em especial para quem me disse (vai ao blog que já tens resposta)

Anónimo disse...

Gostei bastante do post do Guga Gago, embora ache que pecou pela crítica negativa, até porque temos que dar o benefício da dúvida.
“Á TANGENTE” para mim as eleições, ganham-se ou perdem-se nem que seja por um voto, e todos temos que dar os parabéns ao novo presidente, e fazer votos para que tenha visão governativa.
Tem obrigação de governar bem, assim como todos temos a obrigação de colaborar nesse sentido, mesmo que seja com critica positiva.
Confesso que também não gostei da forma como disse que iria ser de novo candidato nas próximas eleições, fica mesmo a ideia de que está a enviar um recado para dentro do partido.
“MUNDO DA FANTAZIA “ Já o tinha referido num comentário que fiz a dias, os nossos responsáveis políticos, parecem-me completamente alheios á realidade, não digo que não tenham vontade de fazer tudo que prometeram, mas não passa disso.
Todos nós abdicamos de coisas em prol de outras, mas sempre com o objectivo de melhorar, é o que me parece que aconteceu.

Anónimo disse...

Caríssimos:
vou intervir pela última vez neste post. Aliás, não sou muito dado a comentar post's por mim escritos. Estas duas excepções devem-se tão só, ao facto do meu caro e ilustre amigo Shrek me ter concedido a honra (sinceramente) de ter "comentado" o post de minha autoria "Ainda acredita no Pai Natal".
Por isso, perdoem-me os leitores, dirijo-me em especial ao Shrek.

Caro GRAN MESTRE DA BLOGOSFERA FEIRENSE:
Não retiro uma virgula do que disse no meu cometário. Talvez possa retirar uma ou outra frase, mas uma virgula, nem pensar, isso é que não.
Eu sei que o amigo não é de fazer "birras". Mas, meu grande mestre, consegui pela primeira vez despertá-lo para atirar para fora essa modéstia que eu sei que verdadeiramente possui.
Claro que entendo que o Kouzas é o melhor blog da região feirense. Claro que sei as qualidades (não só da arte de blogar) que o amigo possui. Claro que sei que tudo mudou no panorama socio-político do concelho a partir da entrada em cena do Kouzas. Claro que sei a respeitabilidade que o meu amigo granjeou pelos circulos políticos e sociais de Santa Maria da Feira.
Claro que eu sei dos seus bons intentos.
Por isso, fiquei contente por ter despertado em sí um estímulo do tipo "...que se lixe, afinal de contas eu já tenho um posto de pleno direito e consegui-o com muito sacrifício pessoal... Eu sou o Kouzas...".
É VERDADE.
O amigo Shrek é o Kouzas.
O amigo Shrek é festa.
O amigo Shrek é conhecimento.
O amigo Shrek é democracia.
O amigo Shrek é o Gran Mestre da Blogosfera Feirense.

Por isso, quando acabar este post, ligarei a um amigo a dizer o que acabei de fazer.

Mas antes, perdoa-me Shrek, vou lançar-te publicamente um desafio:

PARA QUANDO O LIVRO?

- A apresentação aceito que seja aí... Tu sabes onde.
Mas não te perdo-o se não fizeres uma sessão de autógrafos cá nas Caldas.

Quanto ao colóquio, eu também quero estar.

Cumprimentos

Guga.Gago

Anónimo disse...

Espectáculo..circense.. diga-se

O nosso amigo shrek já notou que lá pelo blog das kouzas feirenses a malta já não deixa grandes comentários, deve estar a começar a revolução..ou apanhas o tacho agora ou nunca mais, convém ter estas incursões no terreno do inimigo tipo uncle sam in iraque, para que não saias da ribalta. Sinceramente verdusco, nem parece teu a ficar com dor de cotovelo e vir defender as cuecas da sogra...cruzes canhoto, nem disfarças, e nem com um tipo de pseudónimo gago...em todo caso acho que deves ter descoberto ouro no ilha...a vontade que tens em andar pelas caldas ..só pode, não há azeite...não há laranja..só pode ser petróleo.
Bem deixa-te de "tretas" e deixa a malta das caldas em paz..e de bazófias como tu anda o mundo cheio..até porque a ideia original é dos gajos do gato que cheira mal..do tal Ricardo...tss tss..

Cumprimentos : Ernesto

Anónimo disse...

Em relação a esta troca de elogios ficou-me uma duvida, afinal será que o kouzas é um blog independente como o caldas?... não será.
Com mais qualidade?...duvido, só se for na forma como critica quem mais lhe interessa.
Pende um bocado para o frustado?... isso sim.

Resumindo e em poucas palavras, o blog das caldas tem seguramente mais qualidade, até porque os seus conteúdos são muito mais informativos e variados que o kouzas, portanto o facto de o presidente da junta dar uma entrevista ao kouzas, prova que tem uma grande falta de bom gosto e cultura e não dá para mais.

c.c.

Anónimo disse...

Deixem-se lá de tretas com os blogues. São os dois muito fixes, o das Caldas mais local, o kouzas mais concelhio. Não vejo mal nenhum o Martins ter dado uma entrevista ao kouzas.
Talvez se soubessem ler nas entrelinhas dava para perceber que o Guga Gago e o Shrek às tantas até são amigos. Parem é de dizer mal de uma junta que tem dias e sou da opinião que não tentem injuriar as pessoas só por serem picheleiros ou floristas. Vejo muito doutor da merda que nem para cantoneiro serve.

Anónimo disse...

Guga.Gago - atento73 - antunes - etc...

Anónimo disse...

O Sr. Pirata saiu cá um moralista do caneco.
E sua excelência o que é que tem contra os cantoneiros?
Esses "doutores da merda", penso que se refere aos profissionais que limpam as fossas...

Anónimo disse...

Curti bué o post deste guga.
O guga tem nível, pois disse tudo o que se tinha para dizer sem ofender e com muita classe.