segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A hora de decidir...

Meus Caros amigos, passada a festa natalicia.. e quase no advento do 2008, li com prazer o artigo de opinião publicado na última edição do nosso pasquim de referência, subscrito pelo Arquitecto Pedro Castro e Silva, com o título "A hora das cidades... mas também das periferias".
Não percebi o porquê das reticências, logo a seguir às cidades..., espero que o autor as explique num futuro e novo artigo de opinião. Até porque vivo naquilo que o mesmo considera "periferia"
Confesso que tive oportunidade de ler de seguida outras posições que aquele "FAZEDOR DE OPINIÃO" publicita no seu "Blog", quero por isso parabenizá-lo por tal "CORAGEM".
Ao contrário do Sr. arquitecto, o "quase-arquitecto Peso Pesado", nosso ilustre variador não se lhe conhece qualquer opinião sobre as questões abordadas no referido artigo, será falta de coragem??? de tempo???, de empenho???? ou de vontade????, inclino-me mais para a última hipótese ( Mas a ser assim, como dizia "General Sem Medo"- "obviamente deveria demitir-se".
Não sabemos o que pensa o nosso queridisimo variador da falta de espaços verdes, de alamedas, do rejuvenescimento dos centros das cidades, etc. etc., nem tão pouco das geografas ou geólogas da nossa cambra????
Ao contrário, sabemos a herança que o "Peso-Pesado" vai deixando... pelas periferias... basta ver o que tem sucedido com os "complexos habitacionais" que já foram construídos e a construir, A CUSTOS CONTROLADOS... ( PARA QUEM??? O CONSTRUTOR????, O Angariador dos Negócios??? o projectista????, quem o souber que o diga!!!), ou mesmo da habitação social...
Salvo raras OU RARÍSSIMAS excepções, face aos custos controladíssimos de tais "complexos", os mesmos são aprovados com paupérrimos acessos e sem qualquer zona de lazer..., o que interessa não é a qualidade...dos complexos, mas sim a quantidade de complexos.... e para quem pode....
Eu gostaria de saber se a iniciativa de tais "complexos" fosse integralmente privada... não seriam feitas outras exigências?????. Será que no caso da construções a custos controlados, os jovens não precisam de espaços de lazer, de espaços verdes, de bons acessos ?????
Resta-nos o direito de pensar que no final do presente mandato... o Sr. Peso-Pesado, "quase arquitecto" tire a "almejada" licenciatura e passe a ter opinião...
Já agora, deixo a seguinte sugestão... como já tivemos o Prof. Costa Lobo a explicar em diversos e ilustres artigos, como se devem construir as cidades... explicando inclusivé a aplicação de tais conceitos na "revisão do PDM", sugeria que à mingua de melhor o Sr. Variador solicitasse ao Sr. Arquitecto Pedro Castro de Silva que explicasse a sua falta de ideias para concluir o referido processo de revisão do PDM.
Pois o seu a seu dono... e o saber vem sempre ao de cima... e por muito bom que seja o "servidor", quando o "mandador" não serve... até os bons se perdem... A não ser que o servidor perceba de geografia ou geologia e, tenha boa apresentação...., porque nesse - caso como escreveu o poeta - não interessa que nada perceba de finanças, nem que não tenha biblioteca.
Por enquanto, vou sofrendo... na periferia com a falta de ideias... de quem manda, com ou sem licenciatura!
Meus Caros amigos um excelente ano de 2008.

Sem comentários: