quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

REFLEXÕES SOBRE O PERÍODO DE CAMPANHA ELEITORAL...

Hoje proponho-me fazer algumas reflexões , ainda que tardias , sobre o período de campanha eleitoral que Caldas de S. Jorge viveu recentemente e que haveria de culminar com a vitória dos Independentes no passado dia 25 .
I
...Assim , o denominador comum a todas as candidaturas , parece ter sido a utilização da INTERNET como recurso priveligiado na elaboração e divulgação dos respectivos programas políticos. Neste contexto , os BLOG’S assumiram um papel preponderante e foram indiscutivelmente o palco principal , onde haveriam de ocorrer acesos debates de ideias e acaloradas trocas de mimos entre os vários intervenientes em representação das diferentes sensibilidades políticas. Os sucessivos apelos à moderação , não foram suficientes para fazer demover , sobretudo os anónimos e as anónimas de comentários menos ortodoxos e da utilização abusiva e continuada de impropérios .

Foto : grupo de anónimas de Caldelas, comentando o post do sr Pinto da Silva “ o recuo da fossa indigna”

Ora , ficou também claro para todos os Caldenses , que o sucesso de uma qualquer lista que viesse a ganhar estas eleições , estaria logo à partida condicionada , não só pela boa vontade da Câmara em “apadrinhar” o eleito , mas também aos apoios que esta viesse a inscrever no seu plano de dotação orçamental .
Houve até quem se prontificasse a transportar de forma absolutamente desinteressada , os projectos à Câmara , num claro gesto de altruísmo que importa aqui salientar e enaltecer.
O debate radiofónico , o primeiro , foi um dos momentos altos da campanha com os contendores a esgrimirem argumentos ordeira e civilizadamente . A este propósito considerei um “must” a intervenção do candidato Socialista quando afirmou que nunca ficara nenhum morto na Capela Mortuária apesar da porta ser estreita. Ficamos também a saber que o candidato Comunista não gosta de comida de roulotes.

Foto: reunião com alto dirigente camarário a propósito do futuro complexo desportivo das Caldas.


II

...Acontece que , todo este bulício que assolou a freguesia nos últimos dois meses , se outro mérito não teve , pelo menos sensibilizou a população para a necessidade premente de valorizar e preservar aquilo que é seu por direito próprio . O posto médico , por exemplo , arrancou protestos apaixonados de todos os quadrantes políticos quando surgiu a notícia de que iriam encerrar algumas valências , passando estas para Fiães , mesmo aqui ao lado . Felizmente surgiu o desmentido , dando conta que afinal , como li num comentário , alguém viria tapar o buraco da Dra Alice , mantendo-se assim as valências desta extensão de saúde tal qual as conhecemos hoje.
Ora , resulta daqui que esta valorização e esta tomada de consciência do potencial que a freguesia encerra , levou a que alguns comerciantes locais se empenhassem mais na divulgação dos seus produtos como é o caso do estabelecimento que aqui vemos na foto.

Foto : “frango tipo leitão” , atrai turismo sénior às Caldas.

III
..Naturalmente que uma freguesia será tanto mais atractiva , sob o ponto de vista do investidor , quanto mais atractivas forem as infra estruturas e os equipamentos de apoio , por isso não estranhou que todos os políticos defendessem a criação de um complexo polidesportivo. Tive acesso a um desses projectos ainda antes de dar entrada na Câmara e que aqui partilho convosco. Eis o mesmo projecto , depois de analisadas as condicionantes e o enquadramento do Plano Director Municipal.
Uma última nota que considero digna de ser destacada de todas as outras.

A utilização massiva dos out – doors , como forma de promoção e divulgação das listas candidatas.

Não deixa de ser um de entre muitos argumentos na difusão sobretudo dos nomes que integram cada uma das listas.

Mas ...há que ter determinados cuidados no futuro , é que cada vez mais , a vitória , seja em que combate for , constrói-se com pequeníssimos detalhes , quase imperceptíveis.

Os visados saberão do que estou a falar.

Foto : ...mal por mal ....
ASS: Marlenefpaiva

5 comentários:

Anónimo disse...

ando a ouvir aqui e ali e parese me que o mandato festivo do martins ja comessou e eu ja inscrevi a minha famijia toda para o grande espetaculo que adivinha ser fertil em surpresas

Anónimo disse...

mandato do martins -
dia ?? festa da criança
dia 22 festa do natal no coreto patrocinado pela marlene paiva.
dia ?? festa dos reis
dia ?? carnaval mas sem contas...
dia ?? festa dos ranchos.
dia ?? festa da fogaça
dia ?? festa s. jorge
dia ?? festa do emigrante
dia ?? festa do imigrante
dia ?? festa dos cabeçudos
dia ?? festa das colheitas
dia ?? festa das colheitas colhidas
dia ?? festa do atletismo
dia ?? festa do karaté
dia ?? festa do bombeiro
dia ?? festa da criança
..................

Anónimo disse...

Adoro ler os comentários desta senhora, mas, de vez em quando, precisa de repensar as palavras.
"Alguém viria tapar o buraco da dra. Alice"!?!?!?

Lingua portuguesa traiçoeira!!!

Maldosos......

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Anónimo disse...

mas quem é que tapa o boraco de quem....