domingo, 6 de janeiro de 2008

6 de Janeiro: Dia de Reis


Hoje é Dia de Reis. Data, segundo a tradição cristã, em que Jesus Cristo recebeu a visita de três Reis Magos. Em Portugal é dia também para saborear o tradicional bolo-rei e encerrar os festejos de Natal.

Hoje é Dia de Reis. Esta data marca, para os católicos, o dia para a adoração aos Reis, lembrando a altura em que Jesus Cristo, recém nascido, recebeu a visita de Belchior, Gaspar e Baltazar. É nesta data também que encerram, para os cristãos, os festejos de Natal e que se saboreia o tradicional bolo-rei.
Este bolo, em Portugal come-se no Natal e no Dia de Reis, numa clara alusão aos reis magos. Tem forma redonda, um buraco no centro e lembra uma coroa pintalgada por frutos secos e cristalizados.

A história do tradicional bolo-rei remonta ao século XV. A receita é simples e pode ser feita em casa:

Utilizam-se 250 gramas de farinha e junta-se 10 gramas de fermento de padeiro. Misturam-se nesta porção: 2 colheres de leite, 1 colher de chá rasa de sal fino e duas colheres de açúcar. A este preparado adicionam-se 3 ovos e 150 gramas de manteiga derretida. Pode utilizar a máquina eléctrica para misturar o preparado. Depois de obter uma massa homogénea deve deitá-la numa tigela e cobrir com um pano, para levedar durante 30 minutos. Depois de cumprido este horário, a massa deve ser colocada num local fresco para ser conservada até ao dia seguinte.

No dia a seguir polvilha-se a mesa com farinha e estende-se a massa à mão formando um círculo sobre o qual deve espalhar 150 gramas de frutas cristalizadas, nozes picadas e pinhões. Depois enrola-se a massa em bola e cola-se num tabuleiro ligeiramente untado. Com os dedos faz-se um buraco no centro e deixa-se a levedar mais hora e meia. Depois deste período pincela-se com gema de ovo e deixa-se cozer em forno aquecido a 200º, cerca de meia hora.

Esta é apenas uma das muitas receitas de bolo-rei que existem. Neste Dia de Reis comemore esta data saboreando o tradicional bolo-rei confeccionado por si.

Ass: Ana Elias de Freitas

Sem comentários: