quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

"Castelo da Feira é um exemplo para o País"

"O Castelo da Feira é um monumento emblemático de Portugal e esteve na génese da nação do País. Aos mostrarmos o nosso património, estamos a ganhar o presente e a conquistar o futuro". Foi desta forma que Cavaco Silva elogiou a maior referência das Terras de Santa Maria, o imponente Castelo feirense.

Escolheu monumentos ligados à fundação de Portugal. Não foi por acaso que Cavaco Silva, presidente da República, escolheu o Castelo de Santa Maria da Feira. "Este é o lugar certo para concluir as II Jornadas do Roteiro para o Património, para defesa, valorização e promoção do património português", realçou na cidade de Santa Maria da Feira, no Salão Nobre do ex-libris da região. O chefe de estado não se coibiu de elogiar a Comissão de Vigilância do Castelo, a caminho dos 100 anos de existência. "Foram 8, 9 anos na recuperação do Castelo, mas o resultado final é digno de ser apreciado", afiançou o presidente da República.

O último dia de Cavaco, nestas jornadas, começou, cedo, em Arouca. Do programa constou a visita ao Mosteiro de Arouca, aos Claustros e Igreja e ao Museu de Arte Sacra da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. Cavaco Silva chegou ao Castelo da Feira ainda antes do meio dia. À sua espera estavam jovens de Jardim-de-Infância do Montinho, da cidade da Feira, para além de três meninas fogaceiras, que ofereceram a fogaça ao "presidente".

Após uma visita ao ex-libris das Terras de Santa Maria, o presidente da República participou na Apresentação do livro "Terra de Santa Maria: Terra Mãe do Primeiro Portugal". O Chefe de Estado foi acompanhado pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, por Ludgero Marques , presidente da Comissão de Vigilância do Castelo, Alfredo Henriques, presidente da Câmara da Feira, para além de muitas outras instituições do concelho e da região.

Foi a segunda passagem de Cavaco Silva ao concelho. Esteve, recentemente, na vila de Santa Maria de Lamas, na Associação Portuguesa da Cortiça. Agorsa, passou pelo centro histórico da Feira, em visita ao Castelo, a maior referência das Terras de Santa Maria.

Texto de Ângelo Pedrosa e Manuel Rodrigues
In Correio da Feira Online.

1 comentário:

Anónimo disse...

O PERM passou ao lado.