O Presidente da República inicia segunda-feira, em Coimbra, uma visita de dois dias à Beira e Douro Litoral, no âmbito das II Jornadas do «Roteiro para o Património», para defesa, valorização e promoção do património português.
O chefe de Estado pretende, uma vez mais, chamar à atenção e sensibilizar entidades, empresas, asociações, escolas e cidadãos em geral para as boas práticas políticas e técnicas seguidas por autarquias, associações privadas e particulares, começando com uma homenagem ao fundador da nacionalidade, D. Afonso Henriques, no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
A meio da manhã de segunda-feira, Cavaco visita a Sé Velha, a igreja e os respectivos claustros, antes de se deslocar ao Palácio de S. Marcos para uma reunião com professores e investigadores ligados à área do património.
Uma deslocação à Reitoria da Universidade de Coimbra, com passagem pela Sala dos Capelos e Biblioteca Joanina, e visita ao Museu da Ciência, onde assiste à apresentação da candidatura a Património Mundial da UNESCO da Alta de Coimbra, são o ponto alto da deslocação.
Na sequência da cerimónia, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e do Reitor da Universidade, está prevista uma alocução do Chefe de Estado que deverá abordar as várias vertentes da defesa e valorização do património português.
No seu discurso à Nação, a 10 de Junho de 2006, Cavaco Silva afimou «desejar um Portugal que se reveja no melhor do seu património histórico e cultural e que saiba, não só preservá-lo, mas também promovê-lo e torná-lo maior, na riqueza e criatividade das suas manifestações».
Ainda na segunda-feira, a comitiva presidencial desloca-se depois para o Lorvão, em Penacova, onde Cavaco Silva visita a igreja e o mosteiro.
O segundo e último dia do «Roteiro para o Património» começa com uma deslocação ao Mosteiro de Arouca e ao Museu de Arte Sacra da real Irmandade da Rainha Santa Mafalda.
No Castelo de Santa Maria da Feira, onde decorrerá a apresentação do livro «Terra de Santa Maria: Terra Mãe do Primeiro Portugal», Cavaco Silva deverá fazer uma intervenção alusiva ao acto.
O Chefe de Estado será acompanhado na sua visita à Beira Litoral pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, prevendo-se também a presença em Coimbra do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago.
Diário Digital / Lusa
2 comentários:
Era nesta altura que a autarquia, noeadamente a associação de Moradores de Arcozelo, deviam levar cópias da petição contra a construção do PERM naquele local.
Pois está irá destruir as pegadinhas de Dinausauro, bem como um património natural.
Mas agora dá a entender que já não existe coragem por parte do Sr. Martins.
É VERDADE SE O SR. MARTINS ESTÁ CONTRA O PERM DE UNHAS E DENTES, QUE VÁ COM A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE ARCOZELO ENTREGAR UMA CARTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, POIS UMA OPORTUNIDADE DESTAS NÃO VAI TER MAIS PARA TRAVAR O PERM.
SERÁ QUE JÁ FOI COMPRADO PELOS PPDS
Enviar um comentário