domingo, 17 de fevereiro de 2008

Corte de árvores gera polémica, junto às Termas

Depois de Paços de Brandão, surge o "caso" caldense
O abate de cedros, ou ciprestes, está a gerar opiniões distintas, na freguesia termal.
Corte de árvores gera polémica, junto às Termas
Já não é a primeira vez, pelo concelho, que tal prática geral polémica. Primeiro foi em Paços de Brandão, junto à Quinta do Engenho Velho, agora sucedeu junto às Termas de S. Jorge, na vila caldense. O abate de cedros, ou ciprestes, está a gerar opiniões distintas, na freguesia termal. Se há quem prefira não fazer grandes considerações sobre o assunto, há quem apelide esta decisão de reprovável, sublinhando não existir qualquer suporte técnico para cometer tal acção, em espaço de rara beleza, na região, e que é procurado por milhares de pessoas, de muitas terras, não apenas do concelho da Feira.
Mesmo quem está habituado a lidar com esta matéria, duvida "que estas acções possuam algum benefício. Pelo contrário, podem acelerar drasticamente o processo de envelhecimento das espécies arbóreas, ou mesmo desvirtuá-las da sua forma natural. Irremediavelmente", pode ler-se no blog das Caldas de S. Jorge. No que diz respeito ao abate de outras espécies, "poderiam ter pensado em replantar essas espécies num local que não lhes obstruísse a passagem. Ou muito me engano, ou as coisas, por estas bandas, andam a ficar um pouquinho esquisitas", é possível ler no blog caldas-são-jorge.blogspot.com.
In Correio da feira Online. http://www.correiodafeira.com/

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho muito bem acabar com as árvores velhas e importadas do Japão,do Vietnam e da China! E reflorestar com árvores nacionais que não sejam gulosas de água que faz tanta falta aos humanos! De resto é polémica inconsequente e sem inovação.

Anónimo disse...

Ao que julgo saber, o plátano tem sido a espécie mais plantada junto de estâncias termais. Não saberei
dizer por que razão. Mas tenho-as visto por essas caldas adiante. Cá no norte, pois não conheço termas no sul.No que respeita aos cedros o que se passou foi que houve alguém que disse que as árvores estavam a desfeiar e esse alguém terá sido de influência. Tantas soluções para as deixar menos altas, para as tornar com melhor aspecto. O médico foi a serra.

Pinto da Silva

Anónimo disse...

Bem se calhar era melhor que as rancas velhas caissem em cima de alguém e matassem uma pessoa com alguma sorte uma criança que brincava alegremente...
Enfim quando não há noticia inventa-se...

...