A operação, que recebeu o nome de código «Parque», foi o culminar de um ano de investigações aos dois detidos, de 54 e 47 anos, que foram condenados a cinco anos e meio e quatro anos e meio, respectivamente, em 2001.
Durante esse tempo foi o sobrinho do mais velhos dos suspeitos, jogador treinador das camadas jovens do S. João de Ver, que tomou o seu lugar, mas também acabou preso e neste momento cumpre uma pena de prisão. Há exactamente um ano, o mais velho dos alegados traficantes, conhecido por «Veiga», e o seu cúmplice de há vários anos, conhecido por «Espanhol», foram surpreendidos no lugar das Airas, em S. João de Ver, quando traficavam. Ao verem a patrulha da GNR, arrancaram a grande velocidade em direcção às Caldas de S. Jorge, por ruas de sentido proibido, ultrapassando linhas contínuas e circulando várias vezes em contra-mão, mantendo a distância da patrulha da GNR que os perseguia e foi obrigada a efectuar dois disparos para o ar, até que colidiram com um automóvel que circulava em sentido contrário, mas só pararam alguns quilómetros mais à frente quando se despistaram contra um muro. Na sua posse tinham quase 240 gramas de haxixe. Desta vez o NIC-D, apoiados pelo NIC, NMUME, e uma patrulha de Lamas, esperaram que os dois homens chegassem ao parque de Lamas, onde já tinham sido detidos em 2001, para efectuarem a abordagem. Numa acção muito rápida, sem dar tempo de reacção aos dois suspeitos, cercaram o Mercedes, mas eles trancaram-se no interior, obrigando os agentes a partirem um vidro para os retirarem de lá. Na sua posse tinham 1041 doses de haxixe. Numa revista às residências foi-lhes encontrado cerca de 2.900 euros em dinheiro além de vário material relacionado com o tráfico de droga.
Foram ainda identificados 15 consumidores. «Veiga» vai aguardar julgamento em prisão preventiva, enquanto o «Espanhol» fica em liberdade, mas obrigado a apresentar-se bi-semanalmente no posto da GNR de Lamas e proibido de frequentar locais conotados com o tráfico, assim como com outros consumidores e traficantes. Traficante apanhado na Lei do Tabaco Um desempregado de 27 anos, de Riomeão, Feira, foi apanhado em flagrante na passada terça-feira em frente a um café por tráfico de haxixe. O suspeito, que habitualmente se encontrava com os consumidores no interior de um café, passou a fazê-lo cá fora desde que entrou em vigor a lei do tabaco, o que facilitou as vigilâncias do NIC-D. Este era um processo que estava em investigação há cerca de um ano, mas o indivíduo acabaria por ser detido entretanto pela PSP de Ovar, no Furadouro, o que o levou a tomar mais cuidado, até que a nova lei o obrigou a vir fumar cá para fora.
In Voz do Caima.
Sem comentários:
Enviar um comentário