domingo, 23 de março de 2008

Feira será a capital do teatro em 10 freguesias! É obra!


Teatro em catorze colectividades locais. Iniciativas em dez freguesias vão assinalar o Dia Mundial, com centenas de actores em trabalho único.

Catorze colectividades!culturais do concelho de Santa Maria da Feira vão promover dezenas de espectáculos e apresentações, nos dias 29 e 30 de Março, em dez freguesias, no âmbito do projecto "Santa Maria da Feira - Um Palco de Teatro". Esta iniciativa está integrada na Acção de Grande Envolvimento Nacional/AGEN, do Ministério da Cultura e da Direcção Geral das Artes, cuja edição deste ano é dedicada ao Teatro. A Câmara Municipal apoia este projecto, que visa comemorar o Dia Mundial do Teatro, valorizar a produção teatral dos grupos concelhios e fomentar a participação do movimento associativo nas dinâmicas culturais do município.


Palco aberto ao teatro
O programa já está definido. No dia 29 de Março, o concelho de Santa Maria da Feira será um palco aberto ao teatro, sendo que todas as colectividades locais que têm grupos de teatro vão desenvolver uma actividade de livre acesso, que poderá passar pela apresentação de uma peça teatral ou de um momento cénico, evocando o teatro.

Assim, à mesma hora, em diversas freguesias do concelho, os diversos públicos, familiarizados ou não com o teatro, vão poder assistir gratuitamente a uma produção teatral. É o que vai acontecer em Argoncilhe, Caldas de S. Jorge, Escapães, Fiães, Lourosa, Milheiros de Poiares, Mozelos, Paços de Brandão, S. João de Ver e S. Paio de Oleiros. A programação estende-se ao dia 30.

Catorze associações envolvidasEste projecto conta com a participação de catorze associações culturais do concelho que dinamizam grupos de teatro ou que promovem a actividade teatral, designadamente: Rancho Regional de Argoncilhe; Associação Juventude Inquieta e Rancho Folclórico "As Florinhas Caldas de S. Jorge"; ACRE - Associação Cultural e Recreativa de Escapães; AMICAF - Associação dos Amigos da Cultura e Ambiente de Fiães; Centro Cultural e Recreativo "Os Malmequeres de Lourosa"; GRIC-L - Grupo Recreativo de Intervenção Cultural da Lourocoope - Lourosa; RITUS - Associação Recreativa e Cultural - Milheirós de Poiares; Fórum Ambiente e Cidadania - Mosteirô; GDC-M - Grupo de Dinamização Cultural de Mozelos; CIRAC - Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão; Juventude de Sanguedo; ACDL - Associação Cultural e Desportiva da Lavandeira - S. João de Ver; e GRATO - Grupo Recreativo Amigos do Teatro Oleirense.

Promover o TeatroNos espaços onde vão decorrer os espectáculos será exposto material promocional, disponibilizado pela Acção de Grande Envolvimento Nacional /AGEN, que aborda o Teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, os autores, os textos, os públicos, as aspectos sociais e os espaços de representação.

Programação [29 e 30 de Março]
Dia 29 Hora: 21h30
Local: Centro Social e Paroquial das Caldas de S. JorgePrograma: "A Horta", pelos grupos de teatro da Juventude Inquieta e Rancho Folclórico "As Florinhas das Caldas de São JorgeOrganização: Associação Juventude Inquieta e Rancho Folclórico "As Florinhas das Caldas de S. Jorge"
In correio da feira online.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa.

Parabens pelo facto de vermos trabalho conjunto de duas associações da nossa freguesia.
A união faz a força.

Votos de sucesso, eu vou lá estar.