Esta será a primeira fase de um projecto de educação ambiental, intitulado “Conhecer para preservar”, que será desenvolvido pelas duas entidades junto das escolas e que pretende sensibilizar os alunos para as questões ambientais e para a valorização dos recursos naturais, com enfoque especial na água mineral, tendo por base o livro infantil.
Para além da oferta do livro da autora feirense Maria Gracinda Coelho de Sousa, com ilustrações de Maria Isabel Pelaez da Silva, a Sociedade de Turismo e a Câmara Municipal vão incentivar as escolas a dinamizarem actividades em torno da temática do livro: uma forte mensagem de defesa ambiental, que, de forma divertida e didáctica, pretende transmitir às crianças a importância da conservação do ambiente e, especificamente, da água mineral.
Assim, numa segunda fase, serão agendadas visitas do ‘Gotinhas’ - a mascote das Termas de S. Jorge - a todas as escolas do concelho (Jardins de Infância e EB1), onde serão promovidas diversas actividades didácticas e lúdicas, tais como sessão de conto infantil e desenvolvimento de ateliês de trabalhos manuais enquadrados na temática ambiental.
Este projecto itinerante terá início ainda este ano lectivo, com o Agrupamento de escolas de Fiães pelo factor de proximidade às Termas de S. Jorge e pelo seu natural envolvimento, culminando com uma festa infantil no parque termal no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente. No próximo ano lectivo, seguir-se-ão as visitas pelas restantes escolas.
Também assinalando o Dia Mundial do Livro, a CP distribui um espólio de 15 livros de caracter diverso sobre aspectos relativos ao impacto que o comboio teve na sociedade e na mobilidade em Portugal. Várias bibliotecas dos municípios da região atravessados pela Linha do Vouga são contempladas por este conjunto de obras sobre o comboio.
4 comentários:
Aqui, neste grande continente Africano, envio um abraço à Gracinda, pelo carinho, apoio e interesse demonstrado pela cultura em geral e pela escola em particular. Face à actual conjunctura que se atravessa em Portugal, fazem falta pessoas como ela. Aquele abraço,
Francisco Pereira
Olá Francisco,deste sinal de vida,fico contente em saber que Angola não te fez esquecer a tua terra Natal.Espero que tudo te esteja a correr bem .Um abraço amigo.
Em Angola existe computadores
Muitos parabéns à Sociedade de Turismo, e ao Pelouro da Educação e Cultura, pela criação e divulgação das nossas Termas através deste livro, junto das escolas.
Penso que é de facto uma ideia feliz a criação da mascote "Gotinhas" como atractivo didáctico.
Parabéns à gestão da Sociedade de Turismo, pela dinámica implementada.
p.v.
Enviar um comentário