quarta-feira, 16 de abril de 2008

Projecto Final do Ilha Bar...



Esta Segunda-feira, foi aprovado o projecto final do Ilha Bar. Esse projecto foi concebido pelo arquitecto da terra, Pedro Nuno Castro e Silva.

Pelo que o blog apurou, brevemente será lançado o concurso público para a construção deste estabelecimento.

O Blog pediu opinião de vários técnicos, com o objectivo de saber qual o valor aproximado para a construção dum empreendimento desta natureza. Segundo eles o valor mais consensual rondará os 200 Mil Euros ou talvez um pouco mais.

O blog sondou alguns possíveis interessados, e descobriu que existe investidores quer da terra, quer de fora, que estão dispostos a investir essa verba para a conclusão da obra, só aguardam os termos em que a exploração vai ser atribuída.

33 comentários:

Anónimo disse...

Acho um projecto bonito e interessante. Espero que fique ainda melhor quando for implementado. Mas há um não sei quê neste projecto que me faz lembrar o Bar do Monte das Pedreiras...
Enfim, espero que seja para avançar o quanto antes com o início da remodelação deste espaço. O Ilha Bar já está há demasiado tempo ao Deus de Ará!

Anónimo disse...

Só resta saber se não será um projecto demasiado dispendioso, segundo dizem as más linguas o custo real andará pelos 300 mil euros, devido à escolha dos materiais utilizados na sua construção.
Será que vai ser benéfico um projecto desta envergadura?...
O projecto está bém conseguido, não será um pouco arrojado demais para o local?...
Agora quais são as contrapartidas para a freguesia a médio e longo prazo, o risco de investimento...não será preciso dizer que um investimento desta envergadura não para qualquer aventureiro, terá de ser alguém com capacidade para o levar até ao fim...
Espero que tudo corra bém.

Anónimo disse...

Muito bonito. Eu diria até Magestoso , e tambem bastante dispendioso,mas ao fazer-se que seja realmente um espaço de qualidade e para muitos anos. Atenção aos investidores que vêm de fora. Nem todos são confiáveis.Apresento os meus cumprimentos ao Nuno Castro , pelo ptrojecto tão bem concebido.
Felicidades

Anónimo disse...

O Sr. Arquitecto está de parabens.
Diz-se em boca fechada, que ele não quer que Caldas de S. Jorge desenvolva, mas como se pode ver é o contrário, quando faz, faz bem.

Muitos parabens.

Anónimo disse...

Gostei mas concordo com a comparação ao Monte das Pedreiras. Parabens ao Pedro pelo projecto. Agora não demorem muito com a obra pois tenho saudades das tardes de café no nosso ilha.

Anónimo disse...

Realmente é bastante parecido com o bar do monte da pedreiras, vamos lá ver se a ilha tem espaço para colocar este projecto, pelas dimensões ou a ilha fica sem terreno, ou vai ficar muito pequeno.
Mas como é para o bém da freguesia, interessa é que fique pronto rápido.

Anónimo disse...

O que gostei mais foi a ponte...será que dá para ir de carro até lá.
Isso éra o ideal.

Tá fixe.

Anónimo disse...

Está mesmo muito bonito !!

Parabéns ao Pedro Mello,

Parabéns à Câmara Municipal, pela colaboração prestada,

E sobretudo, parabéns à junta de freguesía que muito lutou pela apresentação deste projecto em tempo útil.

Faço votos, para que os investidôres responsáveis (após concurso)pela construção e exploração deste espaço, sejam dotados de responsabilidade para que o Ilha se torne um polo de atracção à nossa terra.

Seria excelente que a exploração do rio fosse uma realidade, com os barcos ou gaivotas, que dá ao espaço um ar de lazer e romantismo(penso que deveria ser uma exigência no contrato), bem como a criação de noites de música ao vivo,...entre outros...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Concordo como comentário anterior (17:39).A Junta de fReguesia está de parabéns porque muito lutou para que o projecto fosse aprovado.
O projeto esta realmente muito bonito. Parabéns ao arquitecto Pedro Silva.
Agora é preciso criar regras para qum vier a explorar o bar.

Anónimo disse...

Parabéns ao Jovem Arquitecto da nossa Vila de Caldas de São Jorge, Pedro Castro Silva1
Foi sempre a imagem
que gosttaria de ver nascer!
Em palafita!
Deixando espaço inferior aos hóspedes " Inundações" e espaço para os os patos, cisnes. gansos e outros habitantes do RioUima.
Penso dever ter um pouco de mais altura do solo para limpeza e arranjo!
Quanto à ponte! está bonita!
Esta salvo a acessibilidade para pessoas incluindo cadeira de rodas.
mas também devia estar orevisto acesso para viaturas de fornecedores e uso dos "exploradores" e limpeza! talvez mais um outro acesso!
Isto no lado oposto!
ATM

Anónimo disse...

Em relação ao projecto, gostaria de saber como vai ser possível limpar por de baixo da construção, visto esta estar a 50 ou 60 cm do chão, não será uma boa forma de criar bicharada tipo ratos ou coisa do género?... acredito que isto seja apenas um esboço mas cuidado com os pormenores eles são bastante importantes não agora ou na inauguração, mas sim com o uso e o passar do tempo, temos obrigação de criar com qualidade e a pensar no futuro pois vai ser uma importante obra na Vila.
O que for feito deve ser feito com qualidade mas também acho que não pode-mos exagerar nos custos, pode ser um obstáculo.
No geral está um bom projecto, não é nada do outro mundo, é claro que para a nossa Vila representa bastante, mas faltam mais três ou quatro projectos idênticos para progredir-mos para o futuro.

Anónimo disse...

pARA LIMPAR VAI-SE BUSCAR O ZÉQUINHA DO RODO, O FECHADURA, O TONY QUE DORME NA PINES, DÁ-SE UMAS CERVEJAS E JÁ FICA LIMPO, EM ULTIMO CASO TEM-SE AS LONTRAS!!!

Anónimo disse...

E O AVIÃO DA FIGURA DEBAIXO PARA LEVAR O LIXO P/ CANÊDO.

Anónimo disse...

Os projectos das antigas juntas estão a sair da gaveta, espero é o Sr. Martins, não começe as obras todas e não termine nenhuma.

O Lavadouro falta a cobertura

O campo de futebol está um nojo

O calvário vamos a ver.

estou para ver...

Anónimo disse...

"Os Projectos das antigas Juntas estão a sair da gaveta"????????

Esta frase do comentador anterior, dá-me vontade de rir!!!

Gostaria, por favor, que me mostrasse onde estavam os projectos para o ilha, das antigas juntas!
Ter vontade de fazer obras no ilha, é uma coisa, outra é o passar à acção. E este projecto nunca esteve em gaveta nenhuma, até porque custou um pouco a sair da própria Câmara.
Para reconfirmar o que aqui digo, basta consultar os próprios arquitectos da obra, que por acaso está excelente.

Cumprimentos

Anónimo disse...

jÁ QUE O SR. NÃO SABIA, O PROJECTO DO ILHA ESTÁ FEITO HÁ MAIS DE DOIS ANOS, BASTA CONSULTAR OS ARQUITCTOS DO PROJECTO COMO O SR. DIZ, AS ESPECIALIDADES É QUE NÃO ESTAVAM FEITAS, MAS ISSO NADA MUDOU NO PROJECTO.

MAS PODE SEMPRE CONFIRMAR COM O SR. MARTINS QUE É SEU AMIGO, SE ELE NÃO LHE TROCAR AS VERDADES COMO "NÃO É NORMAL", ELE DIRÁ DE SUA JUSTIÇA.

Anónimo disse...

Minha gente não sou das Caldas, mas regularmente visito a freguesia. Podem crer que aos fins de semana lá estarei a tomar o chá das 5 nesse local magnifico. As pessoas da terra devem sentir-se orgulhosas. Deixem-se de guerras, o Martins deve trabalhar e no final o povo vai julgá-lo. É mau que andem por aí ratazanas a minar o trabalho da junta e a criticar só por criticar. Será que sabem o valor do orçamento da junta? A quantidade de obras que pedem a Junta não tem orçamento para tal.
Como já disse não sou da terra, mas visito-a regularmente, para mim tanto me faz o presidente da Junta ser o Martins, o Manel, o Tono, o Carlos, o Pedro, etc. Gosto é de ver a terra a crescer.

Saudações

Anónimo disse...

O projecto do Ilha Bar é uma cópia do que existe na Mealhada.

Anónimo disse...

O projecto do Ilha Bar é uma cópia do que existe na Mealhada.

Anónimo disse...

E NA MEALHADA, ELES CONSEGUEM LIMPAR POR BAIXO???
oU TAMBEM � PRECISO CHAMAR O Z�QUINHA DO RODO, O FECHADURA E OUTROS PARA LIMPAR. � QUE SE FOR ELES TEM TEMPO.

Anónimo disse...

Sabem uma coisa,ás termas das caldas são uma cópia das de s. pedro do sul, até a água aqui se copiou, é sulfurosa e tudo????

Tenham dó, é um bonito projecto do Sr. Arquiteto Pedro, que está de parabens, e quando terminar a obra, ficará ainda mais orgulhoso do que desenhou.

Anónimo disse...

O projecto é bonito mas não é original é uma cópia.

Anónimo disse...

Costuma haver vacinas em Abril ou Maio
Para os cães não é preciso inscrições
Mas para quem tem raiva do projecto se calhar vai ter que se inscrever

Anónimo disse...

Por muito que algumas mentes pequenas queiram, não vão conseguir parasr o desenvolvimento da freguesia.
Além de RAIVOSOS têm um problema de visão. E têm problemas com a sua própria sombra.
O projecto está muito bonito e não é cópia de nenhum: nem da mealhada nem do monte das pedreiras nem de lado nenhum.
A dor de COTO é uma coisa muito feia...

Alfredo

Anónimo disse...

Realmente esta terra vai de mal a pior, aparece um projecto para o ilha e estão todos preocupados em saber se é ou não original,... se é ou não original pouco interessa, na realidade não é um projecto "importante" no seu sentido, mas sim para a freguesia, que o anseia bastante, por ter sido desenhado por alguém da fréguesia é sempre bom, mas esse alguém não será nenhum salvador da pátria. O pedreiro que o vai construir se o fizer bém terá o seu mérito, o carpinteiro o electrecista, etc... mas todos em conjunto.
Não podemos ser retrogadas ao ponto de estar para aqui a toda hora a dar valor só a um, por estas e outras é que este país não desenvolve, dá-se demasiádo valor a titulos não a obra e trabalho real, e no final é o que se vê por este pais foram só obras mal feitas e mal pensadas.
Tenho pena que seja assim.

Anónimo disse...

Concordo com o último comentador pois é verdade que só com a entreajuda de todos é possivel fazer algo de importante para a terra. Mas tambem acho que devemos dar valor á questao de ser desenhado por alguam da freguesia pois esse alguem (pedro) tem feito boas coisas para a terra lembro as obras em frente a´s termas, o projetoda igreja e mais coisas que ele tem feito. Mas não anda para a ai a gabar-se.
Mas o mais iomportante é de uma vez por todas unirnos todos com a junta para desenvolver a freguesia.

Anónimo disse...

Projecto? Acho que é mais um copy/paste dos muitos bares iguais a este que existem espalhados pelo país! É engraçado como os peixes andam livres na água enquanto os utentes do bar é que estão enfiados dentro de um aquário! Pode ser uma boa questão filosófica mas para o caso não acho muito interessante que assim seja! O edificio antigo, apesar de velho e a necessitar de ser reconstruido/remodelado, é um muito melhor exemplo de arquitectura do que este novo que é proposto, que é simplesmente descaracterizante e igual a tantos outros! A questão do contexto é completamente esquecida, não se tira partido das vistas do local, de facto, a melhor vista (na minha opinião), é esquecida e pode ser vista apenas através de um "peixinho" a cair no kitsch...
Este comentário não é dor de nada, é apenas a opinião de alguém que não se impressiona com a primeira coisa que vê!
Ainda assim, apesar dos defeitos que encontro neste projecto, não é nem de longe, tão desagradável à vista como o novo edificio das termas...

Anónimo disse...

acho que devia ser uma lontrinha na vez dum peixe que mais parece um daqueles dos salgadinhos que eu comia quando era um catraio.

Anónimo disse...

é assim... como o ilha nao esta a funcionar, e eu nao tenho casa, fui viver para la, e nao concordo com as obras, porque tou muito bem la e no gostava que perturbassem o meu relax

Anónimo disse...

Realmente tenho que concordar com o comment das 1.14, as duas partes que têm uma boa vista estão praticamente tapadas, mas não deixa de ser um bom projecto à boa maneira das caldas.
No meu ponto de vista havia de existir mais do que uma opção de projecto e não partir para uma coisa tão futurista e com um risco tão vulgar no que respeita a arquitectura actual, desta forma deixa-se de criar qualquer tipo de laço arquitectónico com o resto da freguesia, que é o mau, este é o serviço que tem sido prestado em quase toda a parte do país.
Somos um país de futuristas, mas a mentalidade ficou foi lá para trás.
Continuo a afirmar 2 projectos e uma escolha, seria o mais justo.

Anónimo disse...

As Caldas são uma terra de arquitectos, mas o Pedro é que tem o diploma, os outros gostavam de ter.

Anónimo disse...

Por causa do valor dos diplomas é que esta terra está uma m.......

Anónimo disse...

O ilha já tinha sido prometido a dois ex sócios do apeadeiro.

vamos a ver se eu me engano.

já agora, segundo um deles não vai comprir o projecto, e vai alterar a esplanada cobrindo de vidro tambem, fazendo assim um bar com sala de jogo e adulterando o projecto inicial.

terá o conhecimento do martinitos, que de o sim a esta proposta.