sexta-feira, 15 de agosto de 2008

5ª De 7 Entrevistas do 1º Aniversário do Blog….


Há quanto tempo emigrante? E em que pais está neste momento?
Estou na Suiça desde Abril de 2005.

Quando está longe de Portugal, o que é que lhe dá mais saudades?
Naturalmente, estando longe, é a minha família que me provoca mais saudades mas também sinto falta da minha terra e dos meus amigos, para os quais aproveito para enviar um forte abraço.

Conhece o Caldas de S. Jorge Blogspot?
Curiosamente tive conhecimento do Caldas de S. Jorge Blogspot por intermédio de um familiar que me alertou para o facto de ter sido publicada uma foto do meu bisavô, antigo regedor das Caldas de S. Jorge, em meados de Junho, se não estou em erro. Costuma visitá-lo?A partir desse momento passei a ser um leitor assíduo, até porque, encontrei neste blog, uma forma de "matar" um pouco das saudades quem me enchem a alma.

O que tem a dizer do seu aparecimento? Foi bom ou mau no seu entender?
No meu ponto de vista, o aparecimento deste blog serviu essencialmente para "acordar" as gentes da nossa terra, uma vez que, na minha opinião, Caldas de S. Jorge estava envolvida numa espécie de nuvem de fumo que, ora impedia a visão, ora adormecia os caldenses e era preciso que aparecesse qualquer coisa para que Caldas de S. Jorge saísse deste marasmo. Penso que o aparecimento deste blog foi exactamente este "qualquer coisa", que, em meu entender, foi deveras positivo para Caldas de S. Jorge.

Visto que o visita frequentemente, o que é que gosta mais de ver no Blog?
6° A história da nossa terra e das suas gentes é, sem dúvida aquilo que mais me chama a atenção no blog, embora eu ache que este tema poderia ser um pouco mais aprofundado, até porque, conheço algumas histórias contadas pelo meu avô (Neca da Ester), que poderiam muito bem ser retratadas neste espaço, não esquecendo também a preciosa colaboração do Sr. padre Machado e do Sr. José Pinto da Silva que, com o seu manancial de informação, possuem um conhecimento que eu considero riquíssimo sobre Caldas de S.Jorge. Também as crónicas do Sr. José Pinto da Silva e do Atento73 trazem sempre temas que merecem a minha particular atenção.

Acha que devia terminar?
O facto de se terminar com qualquer coisa, depende sempre das pessoas que a criam. No entanto considero que este blog deveria continuar na sua senda informativa.

Que temas gostava de ver mais vezes publicados?
Acho que já respondi a essa questão. A história da nossa terra e das nossas gentes.
Ao fim de um ano do seu aparecimento, acha que mudou alguma coisa na freguesia?
A esta pergunta pouco poderei responder, uma vez que vivo actualmente longe da realidade caldense. Mas pelo que tenho ouvido falar, penso que agora as pessoas estão mais atentas ao que se passa nas Caldas de S. Jorge.

Que acha da iniciativa de sair uma publicação especial em papel, para o festejar o aniversário?
Penso que é uma excelente iniciativa, dado que, desta forma, chegará informação sobre Caldas de S. Jorgeàquelas pessoas que ainda não possuem Internet.

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva! Viva!
Os nossos emigrantes!
Emigrantes de Portugal por todo o Mundo.
São eles o melhor cartaz de Portugal!
São-não na América, Canadá, Brasil, Venezuela, Austrália, África e Ásia.
Na Europa nem se fala: Suiça, França,Alemanha, Inglaterra, Luxemburgo!
A que andasse na rua após a meia noite as três pergubtas feitas ao BOCAGE,
quem és'
o que fazes
e para onde vais'
Isto seria elucidativo para as autoridades os acompanhar à guitarra!
ENTÃO Sim
O PAÍS MUDAVA DA NOITE PARA O DIA!
Era o LUXEMBURGO ribeirinho ao Atlântico!
Parabéns!
Sois precisos para pôr Portugal nos eixos.
Portugal precisa do silêncio após as 22.00 horas.
Inicio do trabalho diário às 5.30 horas.
Não estragar as árvores
nem chegar-lhes fogo.
Não cuspir para a chão,
deitar beatas e lixo, e chicles!
Não pixar monumentos!
Andar a fanicar com carros velhoe roubados na noite e madrugada e andar na ganza e no gamanço!
Dar trabalho aos do ordenado mínimo e do subsídio dos desemprego pondo-os a limpara as matas, estradas e jardins dando-lhes de comer e transporte bem como ao presos em verga alta!
Mandar os imigrantes intrusos no paíse que assaltam bancos e gangues armados tirar-lhes as armas e mandá-los para a terra deles!
E quem for apanhado com armas ilegais fazer um exército tipo legião estrangeira e mandálos para o Afganistão e Iraque!
ASSIM O PAÍS MELHORAVA!

Anónimo disse...

Olá Nelinho. Gostei de saber noticias tuas e percebo perfeitamente o sentimento de saber notícias da terra. Ainda mais quando se está a 8000 ( oito mil ) Km de distância como é o meu caso. Um abraço para ti, cumprimentos à tua familia em geral e ao teu pai em particular.

Francisco Pereira
Luanda - Angola