sábado, 20 de setembro de 2008

Assembleia Municipal....Votação e aprovação do Caderno de encargos do Ilha Bar.

Decorreu ontem mais uma Assembleia Municipal, tendo terminado essa mesma Assembleia hoje pelas 2:00h.

É de salientar que alem da “seca” dada pelo deputado do Bloco de Esquerda, que me fez dormir mais de duas horas, foi votada a aprovação do caderno de encargos para um estabelecimento de restauração e, ou bebidas no ex. Ilha Bar.

Para registo, foi proposta a votação que passou com uma abstenção, e os restantes votos a favor.
Já agora para que se saiba, quem se absteve não foi o Presidente da Junta de Caldas de S. Jorge, mas como não podia deixar de ser....O deputado do Bloco de Esquerda. Quanto à razão para tal abstenção, por incrível que pareça, foi o único ponto que foi a votos que ele não justificou a razão para tal acto, para a felicidade de todos os presentes, que já não aguentavam tal deputado.

40 comentários:

Anónimo disse...

Não chame deputados aos eleitos para a Assembleia Municipal. Os conscientes até se podem ser ofendidos. Os inconscientes ficarão babados.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Bem pelo menos o BE justifica aquilo em que vota, o que quer dizer que pelo menos olha e estuda a documentação apresentada, a maioria dos eleitos vota de cruz...gostava de saber porque razão não justificam muitos dos votantes medidas que em muitos casos prejudicam gravemente as suas próprias terras...isso sim é que é uma grande seca

MENSAGEIRO disse...

Exmo. Sr. ou Sr.ª: SierraMaestra, talvez não me tenha feito esclarecer muito bem neste meu post, muito derivado ter sido escrito às 3.00h da manhã. Mas a minha opinião é esta, é muito demagógico um partido que se abstêm em tudo, vir justificar a abstenção, que no meu entender é um meio para dizer NIM, nem sim, nem não... como se justifica o abster-se, que é a mesma coisa de dizer deixa andar, se der para o torto eu falo, se não der eu não votei contra. Isto é o que eu chamo o voto covarde, e peço desculpa se estarei a ser forte na minha opinião, mas toda aquela pessoa que não é honesto com o seu voto, e não define a sua opinião não é digno de estar a representar o povo, seja de que partido for. Na minha modesta opinião o NIN não é voto, como tal não merece justificação...

Anónimo disse...

Reitero aquilo que escrevi, justificar a posição,seja ela qual for significa que houve atenção ao que foi proposto em função da documentação apresentada, e não votar de cruz e ser diferente dos outros é por si só corajoso, e não covarde como diz o sr mensageiro, no entanto devo dizer-lhe uma coisa, com a documentação que este executivo disponibiliza, acredite que conseguir sequer tomar uma posição é complicado, este executivo prima pela ocultação de dados e pelo quase secretismo de decisões de reuniões camarárias, que como deve calcular limita fortemente qualquer possibilidade dos partidos sem vereadores poderem opinar com segurança...

Enfim é a democracia alaranjada que temos no concelho...

Anónimo disse...

Ao que julgo saber a Câmara enviou aos membros da Ass. Municipal, com alguns dias de antecedência, o Caderno de Encargos e o Programa do Concurso que, não sendo muito explícitos, dariam, se lidos, para formar uma opinião.
Claro que aceito a ABSTENÇÃO como
decisão se tomada conscientemente. Poderá ter alguns defeitos, mas não está tão mau que justifique o Voto Contra. A tragédia é que, muitas vezes, a Abstenção representa o "estou-me marimbando".
O que não será, espero, o caso concreto.
Lembrar que, muitas vezes, uma Abstenção faz pender uma decisão para o SIM ou para o NÃO.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Sr silva já analisou bem porque razão o seu PS de absteve no ponto referente a um terreno de Mosteirô? Não tenho dúvidas que o fez consciente, muito até, pois pareceu que ninguém se dignou a analisar a documentação em questão,e foram a reboque do BE.
Digo isto porque no PS ninguem disse porque se abstiveram em assunto tão trivial como fez crer Alfredo Henriques...
Já agora acha que disponibilizar a documentação a uma segunda a noite para tratar ate sexta é atempado?
As pessoas trabalham, não são profissionais da politica, só podem analisar as coisas fora dos horários de trabalho normais e sempre ate altas horas da noite, o que certamente entenderá, que não é fácil!
O povo irá julgar nas urnas se o BE é ou não uma seca, ou se pelo contrario revela trabalho e dedicação séria ao concelho de todos nos feirenses..

Anónimo disse...

Eu não disse que o BE é uma seca e se o seu eleito tem ou não muita dedicação. Digo é que os documentos foram distribuidos com
4 ou 5 dias de antecedência e para
certos temas é sabido que se faz uma leitura em diagonal. Conheço bem o processo porque integrei a Assembleia Municipal em diversos mandatos e lia umas coisas com cuidado e outras mais ao de leve.
Como tinhamos um grupo um pouco mais alargado do que o grupo do BE, muitas vezes, era dada a responsabiliade de estudo de cada processo a um e depois bastaria ligeira reunião para se acertar a
orientação de voto. E às vezes até nem se chegava a consenso e havia votos transviados.
Pinto da Silva

Anónimo disse...

Bem sei que o sr Silva não disse que o eleito BE era uma seca, mas subentende-se a sua sintonia com o autor, porém e fazendo fé que o sr sabe ou saberia quantos pontos eram os desta assembleia, (26!!!) reafirmo:
4 ou 5 dias para quem dispõe apenas de algumas horas livres nesses dias será suficiente? já agora, porque não disponibilizarem na sexta feira anterior? pelo menos haveria um fim de semana...
Para ser sincero, eu acho que quer o numero de pontos de agenda, quer os prazos curtos de disponibilização da documentação, não são mais que um método baixo e sujo que este executivo alaranjado usa e abusa, para condicionar a partida o debate politico e sério das questões.

Anónimo disse...

Leia por favor o meu comentário ao texto base. Disse muito claramente que "aceito a ABSTENÇÃO como decisão, se tomada conscientemente". Como uma abstenção pode-se decidir uma decisão muito importante. Lembra-se da abstenção, no Parlamento, daquele deputado do CDS e que ficou conhecido como o Voto do Queijo Limiano? Uma só abstenção valeu a aprovação de um Orçamento Geral do Estado.
Concordo com a eventual intenção de se marcar uma reunião com tantos pontos. Mas atenção que a maioria não tem documentos para apreciação prévia, pelo que não se gasta tempo de leitura. Entenderá, Sr. Sierramaestra, que há pessoas que aproveitam em demasia a hipótese de visibilidade e porque se gostam de ouvir geram à sua volta uma onda de rejeição. Sempre assim foi. E haverá de ser. Depois ... como é único, querendo botar faladura em todos os temas e querendo quase sempre replicar às respostas que lhe são dadas, sobe demasiadas vezes à tribuna e ainda mais gera o tal sentimento de rejeição. Estive lá um pouco e vi a cena da Moção que apresentou e forçou a votação de uma coisa que era ILEGAL. Teve o rotundo não. Era a propósito das lombas.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

O "não" a moção BE foi claramente politico, e nada teve a ver com o facto das lombas serem ilegais ou não, pois existem sérias duvidas entre juristas sobre a legalidade do uso de lombas ou não, é possível encontrar regras para a sua colocação (distancias e dimensões em função de velocidades limite), não existe ainda é enquadramento muito claro no código da estrada. pelo que não era por aí...Quanto a visibilidade, entendo que nada tem a ver com isso, até porque não existem aspirações maiores por parte do BE que não seja de defender os interesses de todos os feirenses.

Anónimo disse...

As lombas nada têm a ver com o código da estrada, mas com a lei do ruido, salvo erro. Claro que tem a ver com a proximidade de ponto habitacional.
Já agora, essa da defesa dos interesses de todos os feirenses é o velho chavão que enche a boca de todos. Cada vez colhe menos.
José Pinto da Silva

Anónimo disse...

:) bem meu caro sr silva, como "velho" conhecedor dessas matérias ao serviço do seu PS, certamente saberá bem melhor que ninguém do que está a falar no que respeita a chavões.No que ao povo diz respeito...reitera-se o que escrevi, pois não faz sentido nenhum estar na politica sem ser de outra maneira, no entanto acredito que lhe traga alguma confusão esta opinião, porém é a única que move ideologicamente os bloquistas...

Anónimo disse...

Acha mesmo que sim? Referindo agora os mais de cima que são os que mais temos que ouvir, direi que eles dizem coisas tamanhas e de tal demagogia que, mesmo eles, só têm a coragem de as dizer porque têm a certeza da sua inaplicabilidade e da sua nunca chamada a situação de terem que as aplicar.
Não deixa de ter alguma utilidade, mas mais não são do que vozes.

Pinto da Silva

Anónimo disse...

Como deve saber o Sr Silva, no BE não existem "os de cima" como tal o que diz sobre isso não faz eco deste lado, mas achei interessante o seu ponto de vista sobre demagogia do poder...Atrevo-me a questionar...quando vai deixar o PS?


:-)

Anónimo disse...

Acha que não? Como é que geririam uma estrutura que tem algum tamanho sem uma escala hierárquica?
Enfim..
José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Eu não acho nada, apenas referi que no BE não há "os de cima",é tudo muito "horizontal" sem status e demagogia, a organização não precisa ter necessariamente "chefe" pode ter vários elementos divididos em varias responsabilidades sem que para isso devam vassalagem a ninguém, mas que simplesmente exista entendimento entre eles, sempre aprendi que a melhor gestão é aquela que é repartida por muitas pessoas, e não centralizada...

Cada vez aprecio mais a sua demagogia sr Silva...mas diga-me, com algumas das suas ideias fico na dúvida...afinal é ou não de esquerda? é que a ser..devia deixar o seu PS

:-)

Anónimo disse...

Parafraseando alguém, diria que há "iluminados" que querem ter o exclusivo de ser de esquerda. Há um aforismo que diz que "os extremos se tocam". Como sabe o BE é a junção do que havia mais na extrema esquerda. (PSR, UDP,e outro). Na extrema direita do espectro politico português saberá quem está. Como as coisas se diluem ao aproximar-se, aí, começo a pensar o que é ser esquerda e a imaginar quem é de esquerda. É que há quem confunda esquerda com canhotice.
E os "bloquistas" os de cima, insisto, já muitas vezes "apodaram" o PS como Partido de Esquerda. Até fizeram acordo na Câmara de Lisboa!! Lembra!
Isso é que dava para debate!!..

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Sr. Silva, pessoa informada que é, deveria saber que em Lisboa se trata de um independente com o apoio BE, e como tal livre de fazer acordos pontuais, que como sabe é o que se passa em Lisboa.
Quanto a iluminados, bem esses só os de Lourosa, que por sinal ate são sindicalistas, quanto a exclusividade de esquerda...quando o seu PS começar a fazer coisas de esquerda falamos!
(nota: coisas essas que seriam muito bem vindas)

O resto é pura especulação, e perdoe se insisto, mas muitas das suas posições tomadas neste e noutros blogs merecem a minha concordância e simpatia, pois enquadram-se numa ideologia de esquerda que nos é comum, porém a questão mantém-se: Vai sair ou não deste PS..sobretudo o da Feira, que de esquerda já nada resta..

Anónimo disse...

Tive a agradável surpresa de saber, por mero e feliz acaso, o ilustre utilizador do pseudónimo Sierramaestra. Pode crer que podemos estabelecer alguns debates interessantes.
Mas, relativamente ao Dr. Sá Fernandes, o acordo foi celebrado com o beneplácito do Direcção (é Mesa que se chama, não é?) do Bloco. É que eu recebo quase diariamente as Newsletters do Esquerda.Net. Estou relativamente bem informado sobre o partido. Que, em tese, luta pela assumpção ao poder. Um partido tem o dever de lutar para atingir o poder (e, embora raro, tem ocorrido no mundo pequenos partidos chegarem lá) e aos militantes cabe a função de lutarem, respeitando os normativos internos (e as hierarquias, para atingirem os lugares de topo. Houve um militante da Feira que, pela sua actividade, porque "deu nas vistas" foi escolhido para Dirigente Distrital, isto é, lider distrital. O não é assim que funciona?
Continuaremos. Quiçá noutros palanques.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Não era o Francisco Louçâ, porque se fosse gostava de ver, esse debate

Anónimo disse...

PARA SER ALGUEM QUE O SR. PINTO RESPEITE, TEM DE SER DO BLOCO, E FORA DA FREGUESIA. NÃO ESTOU A VER QUEM SEJA DE FORA E VENHA LER ESTE BLOG, QUE DEDICA OS SEUS TEMAS A UMA SÓ FREGUESIA, AO CONTRÁRIO DO KOUZAS QUE DEDICA A VÁRIAS FREGUESIAS.

LM

Anónimo disse...

Tenho pena que o debate escrito termine, pois no meu entender, foi um dos debates mais acesos dos ultimos tempos, ainda por cima num blog.
tenho de dar os parabens ao sierra, e ao sr. pinto por tal debate de ideias, que mesmo não sabendo de quem se trata o sierra, acho que daria que falar.

Anónimo disse...

Sr Pinto, como pessoa já experimentada nestas coisas, sabe bem que um independente é sempre uma faca de dois gumes, se por um lado pode encaixar como uma luva nalguns objectivos, outros há porém , que pode ceder a tentação do poder, e muitos cedem, até mesmo os políticos de craveira esquerdista, veja-se o caso do Dr Cunhal e ajudas a Américo Amorim a levar o capitalismo a Cuba e ex URSS. Eu estou certo que o Sr, saberá bem o que fez o PS e o que fez o Dr. Sá Fernandes, pelo que não me alongarei mais sobre isso. No que respeita ao trabalho do BE, concordo consigo em particular na Feira, na verdade os aderentes ( é assim que se chamam no BE) triplicaram tal como simpatizantes, isto certamente não é obra do acaso, é sim fruto de trabalho de muita gente, entre eles o reeleito coordenador distrital, que por acaso é mesmo de Santa Maria da Feira.

Anónimo disse...

Quero primeiro aludir ao que julgo ser uma insinuação maldosa de um tal LM no comentário das 22:13."Para ser alguém que o Sr. Pinto respeite tem que ser do BE e de fora da freguesia". Quererá dizer que serei fã do BE e que desrespeito as pessoas cá da terra?
Se quis dizer isso (o que custa a admitir) o LM vive noutra galáxia.
Notar que este blogue, bem ou mal e cada qual que analise, não fala SÓ da terra e coisas específicas desta terra. Os comentários a este "post" disso são prova. Temos vindo a "bater a língua" a partir de uma intervenção em Assembleia Municipal. Quem lê, não sei. Eu leio.
Pinto da Silva

Anónimo disse...

Agora para o de hoje, da 1:44 que, deixem-me adivinhar, será o Sierramaestra.
A gente sabe que quando um partido aceita que um independente vá ao abrigo do seu emblema e da sua sigla, estabelece sempre um protocolo estratégico e coloca condições de comportamento. Ou então aproveita a visibilidade de uma personalidade para conseguir uma franja de votos que, com um "aderente" nunca cativaria. No fundo, terá sido este o principal "leit motiv" do BE para aceitar o dr. Fernandes. Ele andava na boca do trombone por causa das providências cautelares contra o Santana e o Bloco apanhou-o. E bem, eleitoralmente falando. Irá de novo ser o cabeça de lista. Para já não creio e, não indo, será certo e sabido que o BE perde o Vereador em Lisboa. Sendo o candidato do PS o Dr. António Costa,acredito que ele possa ir como independente mas na lista do PS, dado o relacionamento pessoal
entre ambos. Ver-se-á. Quanto ao crescimento do BE por cá e por mais longe, até pode ser verdade. Às vezes torna-se moda dizer-se contestatário. Vê-se isso noutros partidos ou associações.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Por vezes a inexperiência pode fazer de nós ingénuos, talvez Lisboa o tenha sido, mas quanto a modas, meu caro Sr. Silva, sou fiel aos anos 80, como já pude aludir noutro blog, como tal nem nas vestes nem nas ideias me deixaria rebocar por terceiros, muito pelo contrario, viver na diferença e defender as ideias diferentes é bem complicado, e nesta terra conservadora que o é a nossa, direi que é corajoso!

Anónimo disse...

SR.Pinto, eu falei do Bloco, porque é bem conhecida a guerra aberta entre o Sr. e o Bloquista das Caldas, que quando xispa nos jornais não é nada branda.

LM

Anónimo disse...

Receio que comecemos a "encher" a
generalidade ods visitadores do blogue. Talvez nos possamos topar por aí e conversar. Não acho nada difícil viver por cá mesmo que optasse por ideias "fracturantes",
como parece ser agora moda.

Pinto da Silva

Anónimo disse...

De Acordo Sr Silva, ficamos por aqui então neste nosso "quid pro quo" prometo que voltaremos a "conversar" se não neste talvez no mundo mais real.

Cumprimentos: SierraMaestra

Anónimo disse...

Sendo o SierraMaestra, do Bloco, e ao que parece alguem do "topo" gostaria de saber qual foi a razão para o Bloco abster-se na matéria do Ilha Bar.
-Será que o Bloco é contra!

- qual o verdadeiro motivo?

LM

Anónimo disse...

Sr LM, talvez tenha lido mal alguma das palavras que escrevi anteriormente, contudo, vou relembrar-lhe que no BE não há topo nem base, há aderentes que procuram entender-se naquilo que há de comum, que são os ideais de esquerda, pelo que entenda-se: sou apenas um aderente BE.
Como disse anteriormente, o tempo disponível para análise dos 26 pontos desta Ass. Municipal, foram muito curtos, No caso do Ilha Bar, optou-se por não fazer qualquer declaração ou intervenção, porém o que o BE defende para as caldas é uma requalificação de toda a zona ribeirinha com construção de zonas de lazer para as pessoas, passagem pedonais e de bicicleta, e despoluição total do rio, e não apenas pelo ilha bar, e não havendo da câmara mais que o ilha bar, decidiu-se pela abstenção.

Anónimo disse...

Desculpe vir dar uma pequena achega. O Sierramaestra, pela terminologia que usa, deve ter estado hoje mesmo e por volta das 17,30, 18,00 horas o Vereador Emidio Sousa na Biblioteca Municipal. Ele usou as mesmissimas palavras para se referir ao rio, à zonas de lazer, ``a despoluição, à requalificação, aos corredores pedonais e ciclovia. Coincidências?

Pinto da Silva

Anónimo disse...

Sr Silva, sem dúvida pura coincidência!
Mas sabe, tal como já sucedeu com outras ideias do BE usadas pela Câmara, esta deve ser mais uma delas, que de tempos a tempos este executivo usa como sendo suas...mas já nos habituamos.
Nota: hoje de tarde estive a ver o mar, e não com o Sr Emídio, que só conheço de vista!

Anónimo disse...

Oh! Sr. Sierramaestra! Acho presunção dizer que a Câmara usou, neste caso que conheço bem,ideias do BE. São ideias genéricas que são transversais e de que se fala desde muito antes da existência do BE. Coisas há em que nos plagiamos uns aos outros.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

pareçe que houve um tótó que deu em peder tempo com o pintainho das caldas...

Anónimo disse...

Sr. SierraMaestra, eu acho piada quando diz "BE defende para as caldas é uma requalificação de toda a zona ribeirinha com construção de zonas de lazer para as pessoas, passagem pedonais e de bicicleta, e despoluição total do rio, e não apenas pelo ilha bar(...)" A realidade é esta se não começamos com algo, e por uma parte, nunca temos nada, e um concelho com 31 freguesias as obras tem de ser graduais, num todas de uma vez.
Será que na Cãmar em que o BE governa, faz tudo de um cajada só, ou é gradualmente.
por essa razão, acho que só mesmo um partido em que aposta da demagogia, ou que sabe que nunca chega ao poder, pensa dessa forma, pois todos sabemos que é impossivel

LA

Anónimo disse...

Pelo que li do sr LA, o sr lê, mas interpreta mal, como tal não irei tentar sequer dar mais esclarecimentos sobre o assunto em epigrafe, pois entendo que não compete a mim combater a sua iliteracia.


:-)

Anónimo disse...

A falta de argumentos, dá nisto!

Mas isso já é normal de todos os partidos da extrema esquerda, que ploclamam democracia, mas quando estão no poder não passam de ditadores, dos mais fundamentalistas existentes.
Luta-se comtra le-peng, mas a realidade entre ums e outros é sé esta, os da extrema direita, dizem o que são, os da extrema esquerda são o que são, é ver a coreira do norte; Cuba; China; e mais não vale a pena falar.
disse.

LA

Anónimo disse...

Depois deste seu comentário sr LA, reitero o que escrevi como argumento no meu último post, e como o sr, sobre isto em particular, tenho dito!
Quanto ao restante...só confirma o que referi sobre iliteracia ...

cumprimentos

:-)