sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Correio de leitores...

Caríssimos ,

Hoje dirijo-me especificamente a 49 , mais 21 cidadãos de S. Jorge .
Antes mesmo de ter dado inicio a este “ Post ” , detive-me por breves instantes a contemplar o Pai Natal que encima o BLOG tentando perceber a quem e em que língua é que ele escreve , quando o suposto era estar a “ ler ” as muitas cartas que os miúdos lhe enviam ou então a providenciar a logística necessária à quadra que atravessamos , nomeadamente escovar o pêlo às Renas .
Não que isso me incomode particularmente , mas como sou um acérrimo defensor do perfeccionismo conceptual não pude deixar de fazer o reparo .
Devaneios à parte , pergunto-me ( como certamente muitos leitores se perguntarão ) o que será feito daqueles ilustres candidatos que à cerca de um ano , em representação do Bloco de Esquerda e da CDU , prometiam a plenos pulmões e a todos os Caldenses que iriam trabalhar 24 sobre 24 horas em prol da freguesia ?
Que é feito de toda aquela determinação em promover Caldas de S . Jorge , levando (…e trazendo ? ) projectos à Câmara com o objectivo de dotar a freguesia de infra-estruturas modernas capazes de alavancar o desenvolvimento sócio -económico que todos ansiavam ( e anseiam ) ?
Que é feito daquela gravata cor – de – laranja , cujo simbolismo naiffe , tinha o propósito de levar os mais incautos a associarem o candidato a um partido diferente daquele que o patrocinava ? opsss .Se calhar isto não era pra se dizer . Desarrisca .

Recordo com saudade aquele magusto promovido pela CDU na zona envolvente às Termas onde todos os 5 participantes iam descascando alternadamente nas castanhas e (n)o governo , ( não necessariamente por esta ordem ) sob a batuta da mui esclarecida Rosa Rabiais que entre dois goles de “geropiga” e um trémulo “ viva Cunhal” , lá ia desfiando , ora do lado A , ora do lado B um rosário de sentidos lamentos . E tudo isto meus amigos , num ritmo acelerado ( que o frio era muito ) e as castanhas estavam a acabar .

Felizmente que 2009 já aí está , mesmo mesmo ao virar da esquina .
Acredito piamente que estes paladinos da democracia , voltem a dar à costa tal qual fazem alguns outros cetáceos moribundos que se habituaram a incluir na sua rota migratória Caldas de S. Jorge , brindando-nos , mal se acendem os holofotes da ribalta política , com um espadanar inconsequente de soluções e promessas milagrosas , seguindo uma lógica , que deve ser ( no meu entender ) a mesma lógica pela qual se rege um grande número de candidatos à “coisa pública” , ou seja , reclamar em nome dos partidos que os abonam os seus 15 minutos de fama nos tempos de antena das rádios e dos jornais locais .
Ora , este alheamento evidente , esta “não presença” nos momentos mais marcantes a que a freguesia tem estado sujeita , levam-me naturalmente a concluir que existe um despudor e uma desonestidade intelectual que espero sinceramente , sejam fortemente penalizadas nas urnas em 2009 .
Durante todo este período de governação “Independente” , nem o Bloco , nem a CDU , foram capazes de trazer ao palco dos acontecimentos políticos nada de ….como diria o Atento73 , um dos nossos “opinion maker” de referência ….nada de , dizia eu …. “fracturante” .
É que….meus amigos , na realidade , os 49 votos conseguidos pela CDU , ou mesmo os 21 do Bloco de Esquerda , teriam feito toda a diferença nas intercalares do ano passado.
Talvez o Pai Natal , aquele que nos dá as boas vindas assim que entramos no BLOG , afinal de contas não esteja a escrever ….. mas sim a fazer um desenho .
Despeço-me por hoje com um pensamento , não tão profundo como isso …
Afinal de contas “ Se Jean - Jacques Rousseau , eu também posso roçar. “

Bettencourt

10 comentários:

Anónimo disse...

Está de parabens

Anónimo disse...

Caro Bettencourt,
Bem haja.
Gostei do que li...

Estou neste momento sem tempo para escrever. Mas prometo um comentário mais ou menos profundo acerca do seu post nas próximas horas.

Do seu companheiro nas "circun-navegações"

Adamastor

Anónimo disse...

Ilustre Bettencourt,

O prometido é devido, e cá estou eu, após longas horas de labuta (os tempos estão difíceis para todos), a co(men)tar o seu post sem título, mas que arrisco a títular de “49 mais 21, noves fora...”.
Como já tinha indiciado, gostei do que li. Gostei mesmo.
Como diria um célebre relatador de futebol “...é disto que o povo gosta”.
E na verdade, julgo importantíssimo assumirmos aqui, neste espaço “democratizado” do blog, a discussão dos tais temas “fracturantes” e também “estratégicos” tão necessários para ajudar ao crescimento da vila (ou será uma aldeia?).
De igual modo, já deu para perceber que o meu caro Bettencourt será um dos gajos “Chungas” que o Guga.Gago falou na Quinta-Feira – É dos meus.
Mas vamos ao post.
De facto, o Bettencourt tem toda a razão. A política barata que prolifera um pouco por todo lado e que aqui largou âncora, começa a deixar-me muito irritado. Os tipos aprendizes de políticos, falam apenas durante os quinze dias que antecedem os actos eleitorais e aí, é vê-los prometer mil e uma coisas, a distribuir beijinhos e abraços, a invadirem as nossas ruas com as suas fotografias de “riso amarelo”. E dizem-se amantes da terra.
Depois... Bom, depois, esquecem-se que nestas coisas da definição de estratégias de desenvolvimento, é necessário ser-se estudioso, paciente, incompreendido até.
Do homem da gravata cor-de-rosa, nunca mais se viu rasto; do Fianense da CDU, podemos encontrá-lo em Fiães. Desses eu nunca esperei muito em termos políticos.
Agora os outros, é que esperava mais.
Os rosas continuam agarrados a um discurso mais reactivo do eu pró-activo.
Dos jovens laranjas que “amavam” Caldas de S. Jorge como ninguém, preferem não criar muitas ondas não vá o tal (in)dependente se lembrar de surfar no laranjal durante a colheita do próximo ano.
Os novatos da Associação de Moradores de Arcozelo. Há, já me esquecia, isso já acabou.
Enfim, é o que temos.
Por isso, comendador Bett, proponho que nos amparemos. Proponho que façamos nós esse debate sobre o desenvolvimento da Caldas de S. Jorge.
Peço que entrem na nossa “mesa redonda” o Administrador do Blog, o ATM, o Pinto da Silva, o Atento73, o Angelo Cardoso, o Pedro Silva, o Guga.Gago, e a Cinda Braga. Fica a faltar um para a equipa de futebol ficar completa.
Combinado?
Só mesmo para remate final, eu acho que o Pai Natal está a pedir um presente para 2009: que novos intervenientes surjam na política caseira de Caldas de S. Jorge.
E Parabéns pelo post.

Adamastor

Anónimo disse...

É no mínimo curiosa a observação que se pretende fazer passar com este post.

Então o povo não escolheu democraticamente quem queria a gerir os destinos da freguesia , durante este período intercalar?

Os programas dos partidos em questão não foram sufragados livremente?

Que responsabilidades têm o Bloco de Esquerda e a CDU, na forma como tem sido conduzida a gestão da freguesia?

Se a alguém devem ser sacadas responsabilidades para o marasmo que se vive nas C.S.Jorge, é aos partidos e independentes que têm representação na assembleia de freguesia e aos eleitores que os escolheram.

Surge-nos agora rompendo de um denso manto de nevoeiro, um qualquer Bettencourt armado em D.Sebastião.

Em que trincheira estava o senhor escondido em Novembro de 2007?

O problema no desenvolvimento das Caldas de São Jorge, também passa por aí, erradicar com os paladinos do iluminismo bacoco.

Anónimo disse...

O snr.Bettencourt nas intercalares esteve ao lado da CDU e do Bloco no apoio aos Independentes e vem agora armado em crítico a estes partidos.Mais um camaleão em Caldas de S. Jorge.

Anónimo disse...

Mas a que propósito vem esta badalaia de palavras.
Será este mais um candidato, que com a sua escrita pretende fazer precisamente o mesmo de que fala em seu texto, o que precisa esta terra é de um milagre.
Se o conseguirem é obra...
Continue a roçar, que roça bém meu caro.

Já agora quanto ao partido ou força instalada na junta e apesar de não ter qualquer conotação com a mesma, devo dizer que se fosse qualquer um dos outros partidos não faria melhor do que o que está feito, eventualmente faria diferente.

Comprimentos meu caro e ilustre bettencourt.

Anónimo disse...

parabens bettencurt tens mais apoios aqui do possas imaginar por isso lanca-tr para a corrida e teras muitos apoios lembra-te o ps e o psd foram gravemente feridos com a esplosao das pedreiras e a comicao de moradores esta dividida

Anónimo disse...

Se esse tal de Bettencourt tem escondido na manga algum trunfo para jogar nas próximas autárquicas, começou por ser um perfeito idiota, já que se dirigiu especificamente a 70 eleitores Caldenses.
Do role de desvarios, ou devaneios como ele próprio caracteriza no texto, há um que é divinal!
Então explique lá Sr.Bettencourt, que honestidade intelectual tem o senhor?

O BE e a CDU alhearam-se dos momentos marcantes da freguesia, então e o PS, o CDS, o PSD, os independentes e todos os outros, estiveram presentes?

De que momentos marcantes está o senhor a verborrar ?

"O BE e a CDU não foram capazes de trazer ao palco dos acontecimentos nada de fracturante."

Possivelmente nem podiam, já que não têm uma predisposição natural para as artes circenses, como têm tido os independentes, o PS e o PSD, esses sim verdadeiros artistas no palco do circo político.

Depois se pretende referir-se ao trabalho de uns e de outros em prole do desenvolvimento social da freguesia das Caldas de São Jorge, devia estar mais atento às assembleias Municipais, talvez isso diminuisse significativamente a sua ignorância, em relação às observações que pretende fazer passar

Anónimo disse...

Estimados concidadãos ,

Parte I

Começo antes de mais , por agradecer os Vossos comentários.
Compreendo naturalmente o incómodo que as minhas palavras possam ter causado em algumas hostes políticas.
Apesar de tudo , a ideia central que pretendi transmitir no "post" , parece ter sido subscrita implícita e explicitamente pela grande parte dos comentadores , mesmo os de escrita mais exacerbada .
De facto , como aqui foi dito , nem o Bloco , nem a CDU , teem qualquer responsabilidade "...na forma como tem sido conduzida a gestão da freguesia" . E eu reforço a ideia acrescentando :
- Não teem responsabilidade nisso nem em coisa nenhuma . É precisamente este o tema central do "post". A total inexistência de responsabilidade ....por inércia.
O eleitorado , de uma forma geral , tende cada vez mais a medir a qualidade de um político pela sua capacidade interventiva , pelo activismo consequente , pela forma lúcida e vincada com que expõe as suas ideias e cada vez menos pela sua propalada militância ( apesar de este aspecto ainda continuar a ter algum peso na hora de decidir , que é como quem diz , na hora de votar ).
Ora , sobre as principais questões que tem assolado a freguesia ao longo dos últimos tempos , nomeadamente os assuntos ; " Brisa " ; " Bairro Social " ; "Posto de Saúde " ; " Calvário vs Dr Raul " ; " Esplanadas " ; " Campo Relvado " , só para mencionar algumas , não se conhece ( eu não conheço ) , nenhuma tomada de posição oficial dos ex-candidatos a que fiz referência no "post" .
A desonestidade intelectual a que aludi ressalta ( no meu entender ) da dualidade de posturas que os candidatos assumem , ora durante o período pré - eleitoral , ora durante o período pós - eleitoral .
Alguns , independentemente do resultado obtido , continuam a travar batalhas politicas no terreno , movidos pela força das suas convicções , Outros , porventura desagradados , pura e simplesmente eclipsam-se , como parece ter sido o caso .

Parte II

Caro Adamastor ,

Subscrevo na íntegra a sua proposta . Amparemo-nos .
Permita-me contudo , sugerir-lhe que a nossa mesa redonda possa ter uma maior amplitude do que aquela que referiu pelas razões que a seguir exponho .
Saiba o meu caro , que entre as 22:40 de quinta-feira e as 22:37 de Domingo passado , o BLOG , foi visitado pelo simpático número de 893 cibernautas . Imagine o potencial que este universo de visitantes encerra se conseguissemos fazer com que cada um deles contribuisse com a sua opinião ou de qualquer outra forma , para o engrandecimento de Caldas de S . Jorge ?
Os nomes que referiu , são óbviamente referências incontornáveis e com créditos firmados no panorama sócio - político de Caldas de S . Jorge , no entanto , como certamente concordará , muitos outros de igual envergadura continuariam do lado de lá da barricada .
Tenhamos pois o engenho e a arte para os saber motivar a vir aqui , a este espaço democratizado , dar o seu contributo às " Kausas" e às " Kouzas " da terra .

Sem mais por hoje ,

Bettencourt

Anónimo disse...

o sr.comendador BETT está de parabéns, não só por querer rossar como também por ser perspicaz o suficiente para ver que afinal de contas o Pai Natal estava a fazer um desenho não fosse ele o prémio nobel da literatura...ou se calhar não, mas o que interessa e é de sublinhar é a atenção do sr.comendador aos passos da vila ou será cidade?!como for,estamos perante um visonário meus caros...cuidem-se