terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CORREIO DE LEITORES...

Última hora...

A Câmara da Feira fez saber através do seu site que se encontra aberta a discussão pública a proposta de alteração ao PDM ( Plano Director Municipal )em vigor.
Segundo o Decreto Lei que regulamenta estes procedimentos, e que se encontra aliás referido no respectivo AVISO, o prazo para reclamações/sugestões/outras, é de 15 dias contados a partir da sua publicação em Diário da Républica, facto que já ocorreu no passado dia 2 de Janeiro do presente ano.
Ver : Diário da República, 2ª série – Nº 1 – 2 de Janeiro de 2009
AVISO 76/2009

Assim, e porque este é um assunto que diz respeito, não só aos proprietários de terrenos mas também à população em geral, lamenta-se a incúria do actual executivo em não informar convenientemente os cidadão de Caldas de S. Jorge para este facto, nomeadamente com a simples afixação de um EDITAL.

( Leitor devidamente identificado )

27 comentários:

Anónimo disse...

Intrigo-me sobre a razão por que a Junta não coloca na página da Junta na Net as informações disponíveis sobre o PDM. Que alterações estão previstas no território da freguesia? A Comissão de Revisão atendeu às propostas da Junta, ou a JUnta não fez propostas? Enfim, tudo sobre o tema.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

e la esta ele de novo a ranhozar.

Anónimo disse...

Ponto 1:

Após uma hora de trabalho exaustivo e alguns telefonemas pelo meio consegui perceber o porquê da nao colocação do edital na Junta de Freguesia. Segundo o novo PDM toda a zona envolvente ás termas é considerada de #nao construção#. Como tal as famosas e tão faladas casas de banho nao poderiam ser feitas no local onde decorrem as obras, logo seria mais uma bota para a autarquia descalçar á semelhança de outras obras que têm vindo a ser desenvolvidas na Freguesia. Como logico, será mais facil abafar tudo isto, até porque lá para os lados da JF 15 dias passam a voar.

Ponto 2:

Muito se tem falado sobre as casas de banho da discordia.É interessante vêr que muita gente tem opinião sobre as ditas, mas porque será que todas estas pessoas não estiveram presentes na assembleia de freguesia onde se discutiu e votou o programa e orçamento para 2009 ( que era copia do ano anterior e este do anterior etc etc etc)? Se lá estivessem saberiam que foi votado favoravelmente pela maioria (Futuro Já 3votos a favor: PSD 1 a favor (Pre) 2 abstenções: PS 3 Contra) logo deu-se o aval para a junta erguer tal projecto. Va-se lá saber de quem é a culpa.

Ponto 3

Chegou-me aos ouvidos, por via oficiosa que o candidato do PSD a Caldas de São Jorge será José Martins ( Mais escreverei um destes dias sobre isso)

Anónimo disse...

...Está a ranhosar e bem, meu caro anónimo.
Não se pode apregoar à boca cheia que a freguesia tem um "rumo" e depois falha-se em questões tão básicas como esta.
O ordenamento do território é um dos mecanismos capazes de impulsionar o desenvolvimento económico de toda uma região, nomeadamente com a defenição de àreas de construção, criação de zonas industriais, definição de àreas de implementação de equipamentos públicos ,terrenos agrícolas, de construção condicionada,etc,etc,etc.
Toda esta defenição estratégica pede naturalmente a intervenção da autarquia que foi eleita com o propósito de acautelar os legítimos anseios dos cidadãos, nesta, e noutras matérias.
Mas alguém na Junta estará em condições de dizer de forma clara aos cidadãos de Caldas de S. Jorge quais as principais alterações que esta proposta de alteração introduz ?
Esta omissão escabrosa ( recordo que o PDM vigora durante aproximadamente 2 legislaturas e meia ) compromete e condiciona a acção de executivos autárquicos futuros bem como influencia de forma categórica e inequívoca o eventual fluxo de investimentos que pudessem estar a ser ponderados para Caldas de S. Jorge.

Não significa no entanto dizer que a Câmara da Feira não é sensível a estas questões. O facto é que "nós"
os cidadãos de Caldas de S. Jorge, não fazemos a mínima do que está a ser discutido.
E pergunto-vos agora eu. E a Junta faz ?

Talvez a convocação de uma Assembleia extraordinária possa trazer alguma luz sobre este assunto. O prazo para discussão pública termina já no próximo dia 17.

Este é um dos raros casos em que o futuro é "JÁ"

atenciosamente

bettencourt

Anónimo disse...

Chegou-me aos ouvidos que vai dar entrada uma providencia cautelar contra a obra das casas de banho.
Por ela não estar licenciada, e estar a cometer uma ilegalidade quer no PDM, quer na zona de protecção termal.

Pelo que sei é um grupo de moradores da Sé em que se destaca o Manuel Fotografo, Manuel Seninha, Sr. Maia, Fernanda do Mariano, Pedro da Sra. Aurora, Zé Carlos, entre outas pessoas.

Anónimo disse...

Chegou-me aos ouvidos que vai dar entrada uma providencia cautelar contra a obra das casas de banho.
Por ela não estar licenciada, e estar a cometer uma ilegalidade quer no PDM, quer na zona de protecção termal.

Pelo que sei é um grupo de moradores da Sé em que se destaca o Manuel Fotografo, Manuel Seninha, Sr. Maia, Fernanda do Mariano, Pedro da Sra. Aurora, Zé Carlos, entre outas pessoas.

Anónimo disse...

JÁ ESTOU A VER O MARTINS A FICAR MAIS UMAS NOITES SEM DORMIR.

Anónimo disse...

O Presidente da Junta vai ligar a Junta aos fregueses com um tubo de plástico... está como o abade! Isto para responder aos passarinhos.

Anónimo disse...

voçes sao todos uns verdadeiros merdas. estao sempre a por a junta abaixo. tenhao vergonha seus cobardes. mas nao adianta nada ke kem la fica na junta é o martins. bla bla bla bla bla bla para os tonos das caldas. sd

Anónimo disse...

a junta devia era de por de la para fora a escola soares basto ke esta a dar o 9 ano e agora o 12 ano.
akilo nao sao professores sao autenticos patecas da educaçao.

Anónimo disse...

Gostaria que quem quer que seja o anónimo, mais ou menos pateta, dissese a mim e a todos quando é que pedir informação é RANHOZAR. A menos que seja entendido por algum entendido que a Junta de Freguesia pode gerir a autarquia como se fosse a casa de cada um dos membros. E a forma mais fácil de informar, pelo menos uma parte da população, não será a página da Junta na Net? Para que é que gastaram dinheiro a criar a página? Terá sido mesmo só para pôr lá o retrato dos 3 membros da Junta? Se foi, é pouco.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

sr presidente este quinta feira o futebol cluve do porto que é neste momento o 1 classificado da liga portuguesa de futebol, irá jogar em casa com o vitória de setubal para a taça da liga. vai haver bilhetes a 2 euros. torno a dizer que sao bilhetes a 2 euros. para o tal o sr presidente poderia ofereçer uma camioneta de 54 lugares com os respectivos bilhetes a 2 euros cada ingresso para levar-nos ao dragao. é mesmo aqui ao lado. pense bem nisto ja que ofereçeu o transporte e bilhetes para lisboa para o estádio da luz. acho que tambem temos direito. somos habitantes desta terra como os outros. obrigado e esperemos aki até amanha a sua rsp pois o jogo ja é na 5 feira. obrigado pela sua atençao.

Anónimo disse...

sr pinto com mt educaçao a minha. va dormir pk ta frio.cocas

Anónimo disse...

para o anónimo das 17.55,olha lá tu deves ser um infeliz, ou uma "infeliza", o que é que te doi? as outras não podem concretizar alguma satisfação pessoal em realizar o ano de escolaridade, que no tempo opurtuno não tiveram chance?,eu penso que tu és daquele tipo de pessoa que critica, porque ninguém te vê, mas eu tenho a certeza que à frente das respectivas pessoas e entidades és o 1º a apoiar e bater palmas,... eu aprendi que essas pessoas são falsas, e sem caracter...


João Petit

Anónimo disse...

Por falar em arte, temos um artista em Azevedo, conhecido a nivel internacional, com 30 anos, é autodidata.
A sua arte está exposta em paises como os Estados Unidos da América, Inglaterra entre outros...
A nivel profissional dedica-se à tatuagem.
Se quiserem dar uma vista de olhos:

www.filipepaiva.com

JSilva

Anónimo disse...

para o otário do joao petit te digo ke falo pk sei do ke tou a falar pk sei de pessoas ke andaram la e falaram mt mal dos professores

Anónimo disse...

vala pessoal, com um lavadouro todo moderno, sempre limpo porque não aproveitam? e la que se lava a roupa suja!!!!tamos mesmo no seculo 22 e a era moderna, caldas de são jorge no seu melhor

PNCS disse...

Olá a todos,

Embora comungando da opinião geral de que a temática “Ordenamento do Território” diz respeito a todos, torna-se fundamental, neste caso específico do Aviso n.º 76/2009, de 2 de Janeiro, publicado no Diário da República (2.ª série), esclarecer o seguinte:

1- O referido Aviso, reporta-se à abertura de procedimento de alteração ao REGULAMENTO do PDM, aprovando os termos de referência que fundamentam a oportunidade e fixam os respectivos objectivos gerais.

2- O período de 15 dias úteis, a contar do dia seguinte à publicação do anúncio no Diário da República será eventualmente aproveitado, pelos estimados leitores e munícipes, no sentido de formularem sugestões que julguem convenientes e que possam ser consideradas no âmbito do respectivo procedimento de alteração. Tais observações ou sugestões deverão ser apresentadas, por escrito (e devidamente identificadas), junto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

3- O tema foi discutido numa das últimas reuniões ordinárias da Câmara Municipal apresentando como “termos de referência” a proposta de alteração a alguns (poucos) artigos do actual Regulamento do Plano Director Municipal;

4- A proposta de alterações agora em discussão, não altera os usos do solo previstos nas Cartas de Ordenamento e Condicionantes do PDM em vigor, prevendo apenas (?) eventuais ajustes e “clarificações interpretativas” do seu Regulamento;

5- Qualquer opinião acerca desta proposta de alteração regulamentar, deverá pois, ser consubstanciada e suportada através da leitura atenta dos já referidos “termos de referência”;

6- Os casos em discussão, dizem respeito à eventual utilização de áreas de equipamento público inseridas na área de integração e protecção do Europarque, da eventual utilização de forma pontual e controlada de áreas de equipamento público para usos alternativos aos previstos no Regulamento do PDM e ainda a eventual permissão de ampliação das empresas instaladas em áreas de construção preferente;

6- Nesta fase, são apresentadas as razões e os objectivos (termos de referência), ficando para uma fase posterior a esta auscultação pública, a efectiva concretização do descritivo ou do respectivo articulado presente no actual Regulamento do PDM;

7- Esta alteração, embora relacionável, não diz respeito ao processo de Revisão do Plano Director Municipal em elaboração (instrumento de ordenamento do território fortemente condicionador do desenvolvimento estratégico do concelho);

8- O processo de revisão do PDM, a decorrer, teve já o seu período de acolhimento de sugestões (amplamente divulgado) e haverá ainda, a seu tempo, um período de apresentação e discussão pública, aberto a todos os munícipes. É regulamentar.

Fica a nota, esperando ter contribuído, desta forma, para a clarificação e/ou dissipação de eventuais dúvidas.

Os meus cumprimentos

Anónimo disse...

Com todos os seus defeitos, o José Martins é o melhor Presidente da Junta de freguesia das Caldas de S.Jorge dos ultimos 20 anos.
Como inesperiente nestas andanças é de louvar a sua dedicação e procupação para resolver ou atenuar situações com as quais até aqui nenhum outro se havia procupado.
Anteriormente o que se via era muito folclore...!!!
Pelo que se ouve por aqui,oJosé Martins volta a ganhar as próximas eleições.
AINDA BEM !!!

Anónimo disse...

O Presidente da Junta José Martins é o melhor! Apresenta-se bem!
Tem um excelente casting!
Resolveu muito bem o problema dos contentores!Mandou tirar a sucata das obras e vai mandar limpar as valetas e arribadas vizinhas para a inauguração por VIPs das Instalações da BRISA! Parabéns!!

Anónimo disse...

José Martins e Hermínio Mota na Junta. PSD-PP a junta ideal!!Então será o progresso, uma festa!

Anónimo disse...

Melhores cumprimentos,
Estimado PNCS, leitores em geral.
È óbvio que a questão aqui levantada pelo AVISO 76/2009 criou,aquilo que poderiamos chamar de um facto "quase" político.
Não fosse o efeito analgésico produzido pela sua nota, bastante esclarecedora e oportuna,devo dizer,teriamos em prespectiva um debate mais prolongado e mais centrado nas competências(?)do actual executivo.
Seja como for, como muito bem refere no seu ponto 2,"...o período de 15 dias(...)será eventualmente aproveitado(...)no sentido de formularem sugestões que julguem convenientes..." e Esta é, como aqui foi dito de forma clara e concisa, uma das muitas prerrogativas a que os munícipes podem recorrer por direito próprio no sentido de influenciarem positivamente este instrumento (PDM) que é, como também ficou aqui claro "...fortemente condicionador do desenvolvimento estratégico do concelho."

Continua portanto caro PNCS, a ser verdade que, ainda que no âmbito dos "termos de referência" mencionados no AVISO, e portanto sem repercussões diretas no uso dos solos,conforme depreendo das suas palavras, continua ser verdade, dizia eu, que a Junta não disponibilizou atempadamente nem sem ser atempadamente, informação sobre este assunto,à população que representa.E isso é um facto indesmentível.

Não podia deixar de referir, nestas linhas finais,o excelente serviço que o BLOG vem prestando à comunidade, permitindo um melhor e mais cabal esclarecimento de um assunto que importa a todos.

Despeço-me por hoje,

Bettencourt

Anónimo disse...

houvi dizer que anda aqui na zona das caldas um carro a civil a patrulhar a freguesia com 3 homens do nic nucleo de investigaçao criminal. ja alguem houviu falar em alguma coisa?

Anónimo disse...

Só 3 elementos do NIC? Posso dizer que andam bem mais elementos do NIC, da PJ do Porto e Coimbra, elementos das BIC da PSP Cacem, entre outros.

Agora podem perguntar para quem?

E melhor sei que existe alguem das Caldas que está a passar a informação toda ao SIS, bem como ao procurador responsavel pela investigação.

Quem é?

prémio para quem advinhar.

Anónimo disse...

nao sei quem é, mas acho me bem. ja deviam de andar ca a muito tempo.

Anónimo disse...

deve ser o rei dos frangos

Anónimo disse...

Eles deviam era a andar a envestigar as contas da Junta,pois parece que anda lá uma pessegada muita grande.