sábado, 3 de janeiro de 2009

Em Ano Jubilar Paulino

ESTA Vila Termal HÁ- DE SER GRANDE!









Em Ano Jubilar Paulino, 2000 anos do nascimento do Apóstolo São Paulo, celebrado pela Igreja Católica e jubilar do Abade desta Vila Termal de Caldas de São Jorge, o mesmo Abade propõe a toda a comunidade, à sociedade civil, industrial, comercial, de restauração, de hotelaria, Termal e empreendedora um grande e inusitado desafio à conversão, arrependimento, mudança de vida, de progresso, de criatividade, inovação para maior alegria, felicidade e bem-estar desta TERRA, DESTA VILA TERMAL QUE HÁ-DE SER GRANDE!

Assim pondo de parte um passado de chalaça, palhaçada, hipocrisia de quem atira a pedra e esconde a mão, de invejas, pusilanimidades, maledicências, malquerenças, infantis amuos e esquisitices…

Sugere o mesmo Abade grandes eventos e celebrações neste ano duplamente jubilar!

Onde constarão reflexões, encontros, assembleias, congressos, etc. que se irão realizar e culminarão nas Grandiosas Festas desta Vila Termal em honra de São Jorge e Santo António em Julho de 2009.

Farão parte nesses quatro dias festivos:

1- Exposição histórica de materiais, ferramentas, tradições, eventos, iniciativas, obras de arte e monumentos.

2 -Votos de Louvor e Homenagens a empresas e empresários, indústrias e industriais, personalidades que fizeram desta Vila Termal a Vila aquilo que é desde o feudo eclesiástico de Patrina Eriz ao que hoje está patente e presente aos nossos olhos!

3 - Criar um espaço-monumento identificador desta Vila que com as Termas faça uma bina com a erecção de um monumento à Indústria Pró-Bébé que faz falta há mais de 25 anos!

4 - Realização de um gigantesco almoço convívio popular realizado numa enorme tenda montada no campo do Passal onde possa comportar a totalidade da população de boa vontade que ama a sua Terra e quer que ela SEJA GRANDE!

5 - Faço votos e rezo pelos encrencas, retrógrados, velhos do Restelo, que contrariam o progresso da sua TERRA para que se penitenciem, convertam e mudem de vida enquanto o tempo é tempo!

6 - De antemão o meu louvor e agradecimento a todos os que têm colaborado no projecto tomado em mãos há 25 anos, e faço-o com as lágrimas nos olhos porque foram poucos!

Alguns já partiram e recordo-os com saudade!

Os bons partem sempre mais cedo para indicar o caminho aos distraídos e renitentes!

Mas são os melhores… aqueles que colaboraram!!!

Sem eles era impossível chegar ao que chegamos e avançar como queremos!

ESTA VILA TERMAL HÁ-DE SER GRANDE!

ATM

21 comentários:

Anónimo disse...

A critica no meu entender, também pode ser positiva, quando existe da outra parte abertura para tal.
No que diz respeito à Junta de Freguesia, já foi demonstrado que essa critica não é bem vinda, logo isso demonstra um défice de democracia.
Aproveito agora para desejar os parabens ao Sr. ATM pelas bodas de prata na paróquia de Caldas de S. Jorge.

Anónimo disse...

O nosso Pastor tem amor pela terra e quer faze-la crescer ainda mais, porque crescer está à vista. Que vamos colaborar, quero acreditar que sim porque o povo de C.S. Jorge é inteligente e sabe arrepender-se do que faz e diz.
Não tenhamos orgulho de voltar a fazer as mesmas coisas boas e dar alegrias a quem também sente como nós o que lhe fazem.
Aproveito para publicamente desejar ao nosso Pároco que é Abade um feliz ano extensivel a toda a familia e que da minha parte comecei já a minha transformação.
A toda a comunidade paroquial desejo um feliz ano e que o vosso coração fique mais aberto à mensagem do Deus Menino.

Anónimo disse...

Agora todos ficam na sornice... é uma pena a igreja quase ser um museu para visitar de vez em quando, neste andamento vamos deixar de ter missas..para quê tanto dinheiro investido?????

Anónimo disse...

Está previsto a ligação por tubo de plástico para sornas,ateus, agnósticos, apóstatas,marginais, larápios, engraçadinhos,palhaços, bobos, discotecos e maçónicos!

Anónimo disse...

Eu cá para mim queria uma mangueira ligada à pipa! E um letreiro:"Quando eu morrer enterrem-me na adega. Entre a pipa e a garrafeira. Com os pés infecados à parede. E a boca amarrada na torneira!"

Anónimo disse...

Talvez fosse melhor serem mais claros nos comentários...e só uma questão a igreja não é de todos? ou é só um a mandar?

Anónimo disse...

no meio disto tudo vai pagar o que menos culpa tem...DEUS

Anónimo disse...

Então Deus arranjou agora um pagem, um guarda-costas, enfim... um seguritas?!

Anónimo disse...

e a porcaria da bandeira que está na frente da igreja, a fazer publicidade a uma firma, é mais um estandarte, é o ridiculo!!!!
No que respeita ao TODO PODEROSO, infelizmente é ele que paga as culpas, por não haver alguem com mais capacidade a gerir o que é de todos mas só dois ou três querem
mandar.

Anónimo disse...

Porventura não faz um anúncio seu que diga :"Vendo batatas griladas - Telemovel: 923.000.000"?E pelo anúncio 5000€!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ATM disse...

Anónimo disse...
Agora todos ficam na sornice... é uma pena a igreja quase ser um museu para visitar de vez em quando, neste andamento vamos deixar de ter missas… .para quê tanto dinheiro investido?????
04 Janeiro, 2009 18:38



Comentando o comentário acima referido falando de sornice…
Compete – me dizer como responsável da comunidade e Abade desta Paróquia que estive incapacitado e doente na parte de manhã de Domingo de celebrar a Santa Missa, que foi substituída por uma digna Celebração Litúrgica da Palavra! Onde nada faltou ao digno, sincero e verdadeiro crente!
Quanto à sornice pode ficar com ela e que lhe sirva de treino para a “sorna eterna ”!
Quanto à Igreja ser Museu! Já o é, e o melhor desta Vila Termal tal é a quantidade de arte que lá se encontra e foi restaurada! Que com certeza o anónimo não visita! Talvez se o fizesse estragava tudo! Lembra-se da Parábola do Evangelho de não dar pérolas a porcos!!! E o que é que os porcos lhes faziam?
Quanto às “missas” registo o seu interesse de guimadas de Missas só agora. Talvez só agora é que pensou que deva vir a muitas missas para preparar a “ sorna eterna” durante tanto tempo descurada e desleixada!
Quanto ao dinheiro que vossa excelência, senhor anónimo insensível, de sentimentos cruéis e perversos que investiu no Restauro da Igreja Matriz pode vir levantá-lo junto da Comissão Executiva da Paróquia e com ele faça uma estátua da sua pessoa asinina para a colocar no Parque das Termas em honra de tão valoroso e empreendedor benfeitor desta VILA TERMAL
Se o não fizer no prazo de oito dias considere-se um mentiroso, um malcriado, um insensível cruel indigno vilão desta Vila Termal

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...

trate-se que bem precisa...

05 Janeiro, 2009 09:21

Este comentário é medicinal.Cheira a médico, paramédico, inem ou enfermeira!

Anónimo disse...

É tirar o estandarte que está nas grades da igreja, já mete nojo.

Anónimo disse...

Que seja um excelente ANO JUBILAR
Tenhamos pensamento positivo

Um pensamento para reflectir...

A vida por vezes faz nos pensar porque é que as pessoas são tão falsas e conseguem falar mal nas nossas costas, parecendo dar-se tão bem uns com os outros?

Aí nós perguntamos: onde é que estão os amigos?

Eu respondo: os teus não sei, mas um dos meus está a paroquiar esta Vila!
Chefe Quim

ATM disse...

Chefe Quim com o teu comentário acabaste por ser o 12º paroquiano a compreender o que é ser Pároco e Pastor duma Vila como a Vila Termal de Caldas de São Jorge!
Acho que compreendestes a mensagem em Ano Jubilar Paulino e jubilar de 25 anos de um Padre que veio de longe e que em vez de rejeitar a Terra e Rebanho para onde foi colocado pelo Senhor Bispo o passou amá-lo e respeitá-lo talvez mais do que o que merecia!
De eu mesmo ter ser sidoapodado por alguém de muita responsabilidade depois de dois anos de estadia nesta terra me ter dito que se em São Jorge estava tudo bem era porque “tu és como eles!”
Na altura não compreendi. Mas agora vou compreendendo!!!
Obrigado chefe QUIM!

Anónimo disse...

ó Sr. Padre para que é que se chateia e se enerva com os comentários de anónimos e sem identificação?, o Sr. Padre não sabe como é que começa um boato?, a exemplo de bois e vacas, quando estão a rugir, quem foi que começou?, no meio de tantos bois e vacas, não se sabe quem foi, e já ninguém liga, por isso Sr. Padre não ligue nada a esses rugidos que vão aparecendo, porque ao fim e cabo eles não têem coragem para falarem abertamente onde quer que seja..., bem haja Sr. Padre, apesar de eu não ir frequentemente à missa, mas não me impede de ser justo e vêr as coisas como elas são...


Joã Petit

ATM disse...

Menino João Petit!
Achei interessante o seu comentário!
Permita-me chamar-lhe joãozinho que é tradução à letra do epíteto!
Sabe como é Joãozinho:
uma carta anónima é como uma pata de asno sem ferradura!
Um comentário anónimo
é como uma estrondosa e sonora gaseificação sem esfincter anal!

Anónimo disse...

O abade mandou a CONTRALEX colocar um outdoor gigante à volta do gradeamento da Igreja. Quem o paga é o cromo do comentarista que o criticou!Grande generosidade!

Anónimo disse...

para pessoa letrada o sr,A.T.M.tem uma linguagem um pouco infeliz.
enfim,são os anos a passarem e a boa educação a fugir.

atento-26

Anónimo disse...

E o cromo diz amen!