segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Fátima: Celebração Nacional do Ano Paulino


Fátima: Celebração Nacional do Ano Paulino já tem programa
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) prepara uma celebração de âmbito nacional, a realizar no Santuário de Fátima, no dia 25 de Janeiro de 2009.
Integrada nas celebrações do Ano Paulino, esta proposta/convite lançada aos portugueses pela CEP será, no dia litúrgico da Festa da Conversão de São Paulo, centrada num aspecto englobante da doutrina do apóstolo Paulo e terá como lema “Para mim viver é Cristo”.
Para além de outras actividades na vigília, e durante a tarde do dia 25, a celebração terá como momento alto a Eucaristia, às 11h00 do dia 25, no Recinto de Oração, presidida por D. Antoine Audo, bispo sírio, com a presença dos bispos de Portugal.
“O ofertório desta celebração será destinado para ajuda da Igreja na Síria e quer manifestar a nossa consonância com a colecta Paulina, fenómeno único no cristianismo antigo e sinal de comunhão entre as Igrejas”, informaram os bispos portugueses em Comunicado, no final da Assembleia realizada em Fátima em Novembro passado.
O programa da celebração nacional está definido, e é o seguinte:
Sábado, 24 de Janeiro de 2009
21:00 – Rosário na Capelinha das Aparições, e Procissão de velas
22:30 – Vigília Paulina
Domingo, 25 de Janeiro de 2009
10:00 - Rosário na Capelinha das Aparições
11:00 – Missa no Recinto do Santuário, presidida por D. Antoine Audo, Bispo da Síria
14:30 – Festa Paulina, na Igreja da Santíssima Trindade. Evocação de São Paulo (audiovisual). Participação da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima. Coro da Sé do Porto
A CEP exorta as dioceses, paróquias, movimentos e outros grupos e comunidades cristãs de Portugal a que dinamizem o Povo de Deus para participar nesta evocação do bimilenário do nascimento de S. Paulo, a nível nacional.
Recorde-se que Papa Bento XVI proclamou um “Ano Paulino”, para celebrar os 2000 anos do nascimento de São Paulo, com início na Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, a 29 de Junho de 2008, e a terminar um ano depois.
Em declarações aos jornalistas em conferência de imprensa, no dia 12 de Outubro de 2008, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, definiu esta vivência do Ano Paulino em Portugal como um "convite à revitalização de toda a Igreja, tendo como guia este gigante da fé, que é São Paulo".
LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Cada Paróquia se deve organizar a nível da
Comissão Executiva da Paróquia
E dos vários movimento que o farão de per si!

O custo da viagem orça pelos 10.00 Euros!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas isto agora é um blog religioso?