sábado, 28 de março de 2009

Ainda as 7 maravilhas


Ainda as 7 maravilhas
Das 27 de Portugal no Mundo
Começou no dia 13 de Dezembro de 2008, a votação pública para a eleição das «7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo».Sete monumentos do Brasil
e cinco na Índia estão entre as 27 monumentos de origem portuguesa,
implantadas em três continentes, de onde irão sair as sete eleitas.
A nova lista sucede a uma outra, de 22 edifícios, que foi alvo de críticas de historiadores e investigadores. Luís Segadães, responsável da empresa «New 7 Wonders Portugal», promotora da competição, divulgou no passado dia 12 a lista actual, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. “Estou com grande optimismo e satisfação a olhar para uma nova lista, que é um grande passo em frente face à listagem anterior, não só pelo interesse dos monumentos mas sobretudo por termos evitado algum erro histórico”, frisou Luís Segadães. O responsável agradeceu ainda a intervenção e “esclarecimento” de Pedro Dias, investigador do Instituto de História da Arte da Assembleia Municipal
e de outros especialistas, que motivou a elaboração da nova lista de monumentos. Na cerimónia o reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, sublinhou “a vontade de incluir (na nova lista) não apenas bem classificados pela Unesco mas outros ainda não classificados” por aquela entidade e “a necessidade de alargar o leque de países envolvidos”, que agora se cifra em 16, nos continentes africano, americano e asiático. A lista a concurso inclui, no Brasil, sete monumentos - o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, (em Congonhas),
os Mosteiros de S. Bento em Olinda e no Rio de Janeiro,
o Convento de São Francisco e Ordem Terceira (no Recife),
a Igreja de S. Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto),
a Fortaleza de Príncipe da Beira (Rondónia)
e o Mosteiro e Ordem Terceira de S. Francisco (São Salvador da Baía).
No Uruguai vai a votos o Centro Histórico e Colónia de Sacramento. Na Índia vão a concurso cinco monumentos e locais históricos de origem portuguesa:
a Basílica do Bom Jesus,
a Sé de Goa,
a Fortaleza de Diu
e as cidades de Baçaim e Damão Grande.
Ainda do continente asiático integram a lista as Ruínas de São Paulo, em Macau,
a Fortaleza de Qal’at al-Bahrain, no Bahraim,
Fortaleza de Ormuz, no Irão,
Centro Histórico de Malaca, na Malásia
e a Fortificação de Mascate, em Omã. Em África, os monumentos e locais a concurso são a Cidade Fortificada de Mazagão
e a Fortaleza de Safi, em Marrocos,
a Ilha de Moçambique,
o Convento do Carmo, em Angola,
a Cidade Velha de Santiago, em Cabo Verde,
a Gorgora Nova, na Etiópia,
o forte de São Jorge da Mina, no Gana,
a Fortaleza de Jesus, no Quénia)
e o Forte de Quiloa, na Tanzânia. A votação pode ser feita através da Internet - no site www.7maravilhas.sapo.pt - por telefone ou sms, Cada pessoa pode votar em sete dos 27 monumentos a concurso.
Os resultados serão revelados numa cerimónia a realizar no dia 10 de Junho de 2009, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Joaquim Magalhães de Castro (
Natural de Caldas de S. Jorge)
http://www.7maravilhas.sapo.pt/
http://viagem80dias.blogs.sapo.pt/
Apresentação
Natural das Caldas de S. Jorge (Santa Maria da Feira), Joaquim Magalhães de Castro é jornalista freelancer, fotógrafo e investigador da História da Expansão Portuguesa. Pesquisa sobretudo o legado português em todo o mundo, tendo para isso efectuado inúmeras viagens das quais guarda abundante material imagético e sonoro.·Colabora na imprensa em Macau, onde habitualmente reside, e em Portugal, sendo presença regular nas revistas UP, Tempo Livre, Notícias Sábado e Volta ao Mundo.·É autor dos livros «Os Bayingyis do Vale do Mu - Luso Descendentes na Birmânia» (2001)
e «A Maravilha do Outro - No Rasto de Fernão Mendes Pinto» (2004),
e dos documentários televisivos «A Outra Face da Birmânia» (2001)
e «Dund - Viagem à Mongólia» (2004).Tem no prelo o livro «Mar das Especiarias», resultado de uma pesquisa sobre o legado português no arquipélago indonésio, a ser editado pela Presença, em Abril.

1 comentário:

Anónimo disse...

SEM COMENTARIOS.E BONITO!