quarta-feira, 11 de março de 2009

IRS pela NET - na JUNTA DE FREGUESIA (?)

O Governo e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) assinaram esta Segunda-Feira, um protocolo para facilitar o envio de declarações electrónicas de IRS.

As freguesias ajudam a modernizar a máquina fiscal e em troca recebem uma contribuição do Estado em função do número de habitantes.

Segundo a Administração do Blog apurou, e de acordo com declarações de Armando Vieira, presidente da ANAFRE, a vários órgãos de comunicação social,
“Os cidadãos que não têm conhecimentos ou meios informáticos para o efeito vão à sua junta de freguesia e os funcionários estão preparados para fazerem o cumprimento desta obrigação fiscal por via electrónica, (...) , acrescentando que “através desta medida a ANAFRE e as freguesias ajudaram a que o país saltasse dos últimos lugares da escala, para o quarto lugar em termos europeus".

O prazo de entrega electrónica da declaração Modelo 3 do IRS para rendimentos do trabalho dependente e/ou pensões decorre entre os dias 10 de Março e 15 de Abril de 2009, de acordo com informação avançada pelo ministério das Finanças. O prazo para entrega em papel já começou no dia 2 de Fevereiro e termina a 16 de Março.

Assim, sabendo da adesão da nossa Junta de Freguesia (há uns anos) à ANAFRE, será caso para perguntar se os meios para apoiar os cidadãos nesta matéria já se encontram disponíveis bem como se existe algum plano de comunicação da Autarquia no sentido de dar a conhecer esta matéria à população.

Sabe-se que ainda “há muita gente que recorre a terceiros” para esse preenchimento, usando geralmente o papel.

Neste caso, parece-nos extremamente importante que a Junta de Freguesia dê sinais de inovação e adesão às novas tecnologias.

Aguardamos então, que as “novidades” surjam na página oficial da autarquia...

3 comentários:

Anónimo disse...

COMO SE PODE SOLICITAR ESTE TIPO DE INICIATIVAS A ESTA JUNTA DE FREGUESIA. É BOM LEMBRAR QUE FOI PRECISO QUASE 1 ANO SÓ PARA MUDAREM O NOME NO SITE DOS ELEMENTOS DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA.

ISTO NÃO SERÁ PEDIR DEMAIS PARA QUEM NEM O COMPUTADOR SABE LIGAR.

Anónimo disse...

SÓ FALA QUEM TEM O QUE SE LHE DIGA...

Anónimo disse...

Sou muito de opinião de que a Junta deveria aderir a este protocolo. Por uma lado acederia a alguma receita, por outro prestaria
um serviço a muita gente que tem dificuldade, também financeira para ter de pagar a um escritório.
E não é só para as declarações fiscais. Os impressos para o complemento solidário, os requerimentos para pensões sociais. Tanta gente a presisar desse apoio!
José Pinto da Silva