sábado, 21 de março de 2009

DOMINGO - Termas de S. Jorge assinalam Dia Mundial da Água, com iniciativa de sensibilização...

"Água é Saúde" é o tema, deste ano, do Dia Mundial da Água
18-03-2009

O Dia Mundial da Água é comemorado no próximo dia 22 de Março, com o tema "Água é Saúde", pois a água tem uma influência directa sobre a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento do ser humano.Para os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMT), "todas as pessoas, em quaisquer estágios de desenvolvimento e condições socioeconómicas têm o direito de ter acesso a um suprimento adequado de água potável e segura". Este direito é resumido em cinco palavras-chave: qualidade, quantidade, continuidade, cobertura e custo.


Como forma de assinalar esta data, as Termas de S. Jorge promovem, no próximo dia 22 de Março uma iniciativa denominada "Água é Saúde", que terá lugar no balneário e Parque termal, entre as 14h30 e as 18h00, dirigida a toda a comunidade local. Esta iniciativa oferece um conjunto de actividades lúdicas para os mais novos - a "Festa da Água no Parque"- com uma sessão do conto infantil "O Gotinhas nas Termas das Caldas de S. Jorge", ateliers sobre a temática da água, animação infantil e outras diversões. Em caso de condições climatéricas desfavoráveis as actividades serão realizadas no interior do balneário (átrio da fachada centenária). Para o público adulto, promover-se-á uma sessão de portas abertas, com visitas organizadas ao balneário.

Com esta iniciativa, as Termas de S. Jorge pretendem assinalar o Dia Mundial da Água, sensibilizando o público em geral para as questões de conservação, preservação e protecção dos recursos hídricos e, especialmente da água mineral natural.

A água mineral natural é, de facto, uma água muito especial pois é revestida de propriedades terapêuticas, resultantes da conjugação de propriedades microbiológicas e químicas, que permitem que esta seja utilizada para fins curativos e de prevenção de saúde, que no caso de S. Jorge se vocacionam para o tratamento de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas, doenças crónicas e alérgicas das vias respiratórias e doenças crónicas e alérgicas de pele.

Portugal passou a ser reconhecido como um país pródigo em águas minero-medicinais e o mercado turístico nacional viu nas termas um produto competitivo. A quantidade e qualidade dos recursos hídricos permitem um aproveitamento das potencialidades curativas da água, em estâncias termais bem equipadas, confortáveis e acessíveis a diferentes estratos sociais. Actualmente, as termas são um destino turístico muito procurado, não só pelas suas vantagens intrinsecamente médicas, mas também como locais de repouso, lazer e exercício físico.

Com este intuito de sensibilização para a conservação, preservação e protecção dos recursos hídricos, as Termas de S. Jorge apostaram na criação de um projecto de educação ambiental, que se encontra em curso, junto da comunidade escolar do concelho de Santa Maria da Feira denominado "Conhecer para Preservar", que teve como base o lançamento de um livro infantil - "O Gotinhas nas Termas das Caldas de S. Jorge - Histórias do (en)canto das águas", da escritora feirense Maria Gracinda Coelho de Sousa.

No dia Mundial da Água visite as Termas de S. Jorge e junte-se à Festa da Água no Parque!

Sem comentários: