
O site da Federação Portuguesa de Futebol diz num local de Informação:
“O dia 31 de Maio assinala o “DIA MUNDIAL SEM TABACO”. A Federação Portuguesa de Futebol
associa-se na Final da Taça de Portugal Millennium à RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas.”
“O dia 31 de Maio assinala o “DIA MUNDIAL SEM TABACO”. A Federação Portuguesa de Futebol
associa-se na Final da Taça de Portugal Millennium à RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas.”
A FPF e a Respira associam-se numa acção de sensibilização durante aFinal da Taça dePortugal Millennium (© Respira)Taça sem fumoSegunda-Feira, 25 Maio 2009No dia em que FC Porto e FC Paços de Ferreira se defrontam na Final da Taça de Portugal Millennium, a 31 de Maio, assinala-se também o Dia Mundial sem Tabaco, instituído pela Organização Mundial de Saúde. Aproveitando o ambiente de festa no Estádio do Jamor, a Federação Portuguesa de Futebol(FPF) e a Respira, Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas promovem uma acção de sensibilização para as doenças respiratórias, em especial para a cessação tabágica.
Durante o alinhamento das equipas, a mensagem “Respira bem com 0% defumo” estará bem visível numa faixa colocada no relvado. Os jogadores participam, também, nesta sensibilização contra o tabagismo exibindo camisolas com a mesma mensagem e com a imagem de um cigarro apagado. Os apanha-bolas envergarão as camisolas durante o jogo.“Queremos aproveitar a grande visibilidade deste encontro para alertar a sociedade para as consequências do tabagismo, a importância do exercício físico na reabilitação pulmonar e do diagnóstico precoce de doenças respiratórias, tais como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)”,afirma Luísa Soares Branco, presidente da Respira.“Temos o propósito de associar as finais da Taça de Portugal a grandes operações de solidariedade e responsabilidade social. A data de 31 de Maio,na qual se assinala o dia Mundial sem Tabaco, é a oportunidade ideal para passar uma mensagem sobre os malefícios do tabagismo.”, disse Gilberto Madaíl, Presidente da FPF.A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma das mais graves e debilitantes doenças respiratórias crónicas, que tem como principal causa o tabaco. Cerca de 80% das situações clínicas da DPOC são provocadas pelo tabaco. Estima-se que em Portugal já exista meio milhão de portugueses com esta patologia,que muitos ainda desconhecem. A partir dos 40 anos, fumadores e ex fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas não fazem o rastreio,permanecendo sub diagnosticados até uma altura em que já pouco pode ser feito para a travar.
1 comentário:
Não um comentário, mas um agradecimento ao administrador ou
administradores que entenderam por
bem inserir esta nota. É uma forma
ainda que singela de fazer alguma divulgação da Associação de pessoas com DPOC, numa colaboração inestimável da Federação POrtuguesa de Futebol.
Grato
José PInto da Silva
Enviar um comentário