
A festança consistia numa assuada barulhenta, tocando búzios, cornos, gaitas, bater pandeiros e latas velhas, cantando ou proclamando estribilhos vários de condenação ao “velho”.
Este costume de condenação pública que por vezes também se aplicava ao casamento dos velhos, por vezes chegava a gerar conflitos sérios e a melhor forma de os evitar era deixarem correr a festa (os homenageados) ou então juntar-se mesmo á dita acabando por desmobilizar os festeiros.
Situações havia em que chegava a ser organizado (em termos figurativos) um funeral do noivo encerrando com a queima do caixão.
É esta tradição que o Rancho Folclórico “As Florinhas” vai recrear no próximo dia 9 de Maio pelas 21:30 horas na Quinta da Pinas em Caldas de S. Jorge, convidando todos os interessados em reviver mais uma tradição já caída em desuso na nossa Vila Termal.
4 comentários:
Os meus mais sinceros cumprimetos as Florinhas pela recriação de uma tradição que esta em vias e extinção. Força são os meus efusivos PARABENS
Falcão
Na verdade penso que é muito bom e bonito ver os Grupos preocuparem-se com estas tradições,em vez de andarem com o chapéu na mão como pedintes,a pedir ás Comissões de festas para os contratarem.
Para o próximo ano já temos candidatos para a festa do velho, mas real:
São eles o Sr. Joaquim Pinho e a Menina Rosa de Arcozelo.
Parabéns Florinhas
totalmente de acordo com o comentário das 9.44.
só que pessoas a viver nessa condição já passou á história.
o tempo da escravidão já acabou á muitos anos. alguém que lhe abra os olhos,.....
atento 26
Enviar um comentário