segunda-feira, 20 de julho de 2009

Correio de leitores...

Apesar de prolongada ausência, permitam-me tecer neste nobre espaço de tertúlia, algumas considerações avulsas sobre alguns dos mais recentes acontecimentos políticos ocorridos na nossa mui e sempre generosa Vila Termal.

Conhecidos que são os nomes dos protagonistas que representarão em Outubro, as duas habitualmente maiores forças partidárias da freguesia, PS e PSD, e apesar de ainda não conhecermos os elementos que irão integrar cada uma das equipas, (eu não conheço), nem tão pouco os programas que cada uma destas forças irá submeter a sufrágio, parece-me no entanto razoável, diria até saudável, confrontarmos nesta fase o perfil e o percurso político de ambos os candidatos.

Assim, no canto direito do ringue, em representação do “PSD /JÁ”o actual presidente em exercício, José Martins. Político experiente e “JÁ” rotinado na gestão da coisa pública. Este político adoptou como lema neste seu curto mandato o conceito inovador de que “ o que for benéfico pra freguesia….é bom pra freguesia”.

Com uma ascensão quase meteórica, de responsável de condomínio, passando por presidente de uma Associação de Moradores, até presidente de Junta ( …the sky is the limit ) ,exibe com orgulho algumas obras benéficas e admite com menos orgulho, alguma obra (por exclusão de partes)maléfica, nomeadamente os arranjos no cemitério.
Ora, o conceito de “benéfico” é como todos sabemos subjectivo e presta-se muitas vezes a infundadas e maldosas interpretações. Seja como for, e para que fique claro, eu disse “muitas vezes” e não “todas as vezes”, no entanto não disse “poucas vezes” nem disse “nenhumas vezes”. OK, para evitar confusões recorro a uma citação de Siegmund Freud, a este propósito. Segundo ele, “…na maior parte das vezes um pepino, é mesmo um pepino.”
Adiante.
Profissionalmente, este candidato possui ainda “bastos” conhecimentos de pichelaria que tem colocado ao serviço da freguesia sempre que se lhe afigura necessário e de forma totalmente gratuita, como aconteceu ainda recentemente com os novos sanitários públicos. Eis aqui um óptimo exemplo prático, da aplicação do conceito ….benéfico.

Do outro lado do ringue, ou seja do lado do PS, temos a Fátima Oliveira.
Com menos experiência política que o seu principal opositor, é certo, compensa com a força das suas convicções. Aparenta possuir um espírito ganhador e demonstra uma determinação incomum na defesa dos seus ideais.
Tive o privilégio e a honra de ter estado presente, como convidado, na reunião onde o seu nome foi confirmado como cabeça de lista e não cometerei certamente nenhuma inconfidência se disser que houve a esse respeito, consenso absoluto. E já agora, num jeito “en passant” permitam-me acrescentar mais uma pequeníssima nota que me surpreendeu pela positiva.
A presença nessa mesma reunião do candidato PS à Câmara da Feira, Alcides Branco, acompanhado por outros dois elementos que julgo pertencerem ao seu Staff.
E digo pela positiva porque apesar de uma agenda sobrecarregadíssima, como certamente terá, encontrou ainda tempo para emprestar o seu apoio e solidarizar-se com a recèm indigitada Fátima Oliveira, ao contrário de muitos outros socialistas locais que apesar de convocados para a dita reunião preferiram ficar em casa a ver o último episódio da novela “…vai tu melão”.
Mas isto, meus amigos, sou eu a dizer, é claro.
Relativamente à Fátima, que é o que aqui realmente importa tratar, tem vindo a desenvolver um trabalho notável, que se torna mais visível sempre que é chamada a intervir nas Assembleias de Freguesia ( quem habitualmente acompanha estas lides, sabe que falo com conhecimento de causa).
As questões que coloca, são objectivas e pertinentes tendo-se tornado por via disso o principal rosto da oposição ao actual executivo. Sendo uma mulher de fibra, estou certo que apesar de não executar trabalhos de pichelaria, não teria qualquer prurido em tricotar uns “naprõezinhos” em renda de Bilros para pôr no balcão de atendimento ao público da nossa Junta, se isso fosse, claro está, ...benéfico para a freguesia.

Dado que o post já vai longo, despeço-me por hoje com um pequeno excerto do livro –
“Diário de Alcestes” do professor Agostinho da Silva.

“há-de provocar o respeito e dominar as lembranças; teve a coragem de ser cão entre as ovelhas; nunca baliu; e elas um dia hão-de reconhecer que foi ele o mais forte e as soube em qualquer tempo defender dos ataques dos lobos.”


Bem hajam

Bettencourt

7 comentários:

Anónimo disse...

Só um pequeno comentário, sem ser vota abaixo...

Os acabamentos das casas de banho são de muito mau gosto. não me refiro aos materiais usados. mas á forma como o trabalho foi feito.
Quanto ao cimitério talvez a nossa vila merecesse um pouco de mais consideração. Porque é que não se acaba a obra?.
Quanto aos candidatos, que venham eles e com bons projectos....

FEDURENTO disse...

Ainda dizem que este blog não e SOCIALISTA.

TARTARUGA NINJA disse...

A FATI que não se despessa dos colegas do grupo coral como fez o ultimo candidato a junta de freguesia nas eleições intercalares ou rancho.

Anónimo disse...

Para mim näo à diferença , entre um homem e mulher.
Devemos dar uma opurtinidade a todos .
Mesmo à Fatima Oliveira , sendo ela a primeira mulher , a candidatar-se a Junta de Freguesia .
Termos uma pessoa , que dialogue com todas forças politicas , que tenha uma boa relaçäo com o Sr. Padre.
Que resolva os problemas de todos , e näo so de alguns .
Actual Junta deixa muito a desejar , quanto a limpeza de ruas, conservaçäo do patrimonio Publico , paragens de camionetas , etc .
Fazer obras para progresso das Caldas , mas depois conservar e limpar , e acabalas .

Anónimo disse...

Em tempos este Sr. Betencourt andou "atrás" do actual presidente a tentar conseguir os seus intentos, como nada conseguiu, anda agora de falas mansinhas pelo lado contrário talvez a tentar que o coloquem na lista!

Anónimo disse...

Ó snr. anónimo do dia 20 das 23e12 o snr. ou é mal intencionado ou é cego pois o candidato das intercalares do P.S não se demitiu do Rancho e até teve uma atitude digna que nunca usou o Rancho para a política e a prova está em acta duma Assembleia Geral.

FEDORENTO disse...

Eu pedia ao anonimo das 11e40 que me explique o que quer.