sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ILHA - A opção pela "PALIÇADA"

“Paliçada” é uma estrutura linear, aplicável quando se pretende obter a consolidação superficial de taludes. Tem um método construtivo bastante simples, onde se sobrepõem vários troncos de madeira por trás de fortes estacas verticais previamente cravadas no terreno.

Esta técnica construtiva será complementada com a limpeza e corte de vegetação infestante, e pela sua substituição por espécies autóctones de galeria ripícola (arbustivas e herbáceas) que potenciem a coexistência de outras espécies vegetais e animais, ajudam na filtragem da água e na manutenção do solo, conservando o perfil das margens.

A opção por esta técnica, em conjunto com a execução talude em blocos de pedra tosca, surge da necessidade de obter a estabilização das margens, (incluindo o espaço “ilha”), de forma “quase” natural.

Como é lógico, tal solução procurou ir ao encontro das características naturais do sistema onde se integra: como se sabe, o Rio Uíma possui características únicas do ponto de vista do ecossistema que integra, não devendo, por isso, ser desvirtuado.


NOTA: Informação cedida por PNCS

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é, este abade tem a mania que é engraçado a fazer trocadilhos e depois tem que vir o arquitecto publicar um texto para desfazer equivocos. enfim...

Ass. Elísio

Anónimo disse...

O Martins anda muito caladinho, deve ser devido às inumeras asneiras dos ultimos tempos