segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PCP queixa-se à Comissão Nacional de Eleições

A CDU de Santa Maria da Feira apresntou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições pelas «dificuldades encontradas pelos seus candidatos neste concelho para obter as certidões de eleitor em várias das suas freguesias».
A CDU aponta para o «funcionamento irregular ou horários extremamente limitados de diversos Executivos de Freguesia, seja pela inexistência de qualquer funcionário, seja nos casos em que os têm, pelo gozo legítimo de férias, a que têm direito, que não questionamos, sem que se tivesse encontrado alternativas de substituição, em particular neste período decisivo de formação e apresentação das listas autárquicas, como aconteceu em Stª Mª de Lamas, Mozelos e Sanfins».
Segundo comunicado, o mandatário distrital da CDU procurou, «junto dos serviços camarários da Feira, formas mais expeditas de contacto com membros das respectivas Juntas, no sentido de agilizar o processo, sem que, infelizmente até hoje, tenha recebido qualquer resposta ou a mínima satisfação para aquele pedido».
As Juntas de Freguesia e a Câmara «não foram minimamente previstas nem implementadas as medidas necessárias ao cumprimento da legislação autárquica e às recomendações da CNE sobre a passagem das certidões de eleitor».

In OLN – Aveiro…

O Blog sabe que Caldas de S. Jorge não foi excepção, visto que na sexta-feira, estavam várias pessoas à porta da autarquia, e só apareceu alguém depois das 18:30h. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Olà de Neuchàtel !
à Nossa Vila Termal !

Um bom dia !

Näo me admira nada .
Enviei um email para a Junta de Freguesia , o 12 de Julho de 2009 .
A titulo de informaçäo . Perguntando até quando podia me recensear , para votar nestas eleiçöes .
Se podia do Estrangeiro , ou teria de ir a Portugal e a S. Jorge .
Tenho cartäo de eleitor antigo , näo sei se està na validade .
Até höje näo obtive resposta .
Näo à empregados de escritorio na Junta , para dar resposta aos email e correio ?
Que saiba avia dois .
Comprimentos .
Albano Gomes .

Anónimo disse...

os cartões de eleitor não perdem a validade

de Neuchàtel

Fátima Oliveira disse...

Caro Albano Gomes,

Outros caldenses emigrados no estrangeiro me colocaram essa questão acerca da possibilidade de votar. Após pedido de esclarecimento ao CNE, este organismo informou que os emigrados não têm direito de voto nas autárquicas a partir do país estrangeiro. O direito de voto é exercido pessoalmente pelo eleitor na respectiva assembleia de voto no dia da eleição, não estando ainda prevista a possibilidade de voto electrónico. Assim, para votar é necessário estar cá recenseado e deslocar-se à assembleia de voto de Caldas de S. Jorge.

Fátima Oliveira