sábado, 22 de agosto de 2009
Plano de Intenções para o Desenvolvimento.. da Vila Termal de Caldas de São Jorge!!!
Plano de Intenções para o Desenvolvimento
e Progresso da Vila Termal de Caldas de São Jorge
1. Perspectivar, desenhar, projectar e elaborar no terreno uma Avenida ente 14 e 16 metros de largura que vá do Parque das termas ao calvário e nele se ramifique até onde for possível. Nas áreas e terrenos que são possíveis se faça de imediato, cativando-se as outras urbanisticamente e no âmbito do projecto acima referido.
2. Refundar a Rua Padre José Inácio da Costa e Silva, frente à Igreja Matriz em 60 cms, anexando e movimentando a área necessária e para a reformulação estético-paisagistico-ambiental da zona intervencionada.
3. Em consequência do engolimento da área da área do passal para o projecto acima referido com a construção da Residência Paroquial Nova, artística, monumental, arquitectónica salvaguardando a estrutura, meios e fins a que se destina; a área disponibilizada e engolida dará para duas residências….e sobra.
4. Cativar, negociar, comprar as áreas envolventes ao Cemitério da Vila Termal para a consequente ampliação e duplicação do mesmo Cemitério com todas as infra-estruturas, espaços de estacionamento, etc.
5. Concretizar em colaboração com as fundações Fábrica da Igreja, Centro Social Paroquial para além das valências já existentes e funcionais a erecção do Centro de Noite para Idosos ( Lar de Noite) com todos os seus condicionamentos e requisitos!
6. Conseguimento de uma Sede para a Juventude Inquieta para que possa cumprir os seus objectivos, fins, estatutários e organizacionais no seus projectos, tarefas e iniciativas. A té ao presente tem funcionado em duas Salas dispensadas pela Fundação Fábrica da igreja e Centro Social Paroquial.
7. O mesmo se diga para a Sede dos Escuteiros do Agrupamento 901. Tem instalaçõs rudimentares e não muito condignas nos calaboiços da Sede da junta de Freguesia desta Vila Termal.
8. O cuidado e zelo a ter com as Associações e Colectividade na realização dos seus fins e objectivos para que evitem quesílias, desentendimentos e malquerenças.
9. O zelo na obtenção dos circuitos pedonais junto ao Uima. Bem de circuitos de bicicleta tipo pasteleiras vizinhas das mesmas zonas pedonais.
10. A construção de um circuito pedonal para invisuais monitorizado e com guiões turísticos auditivos ( tipo GPS áudio ) em toda a zona das Termas, junto ao rio Uima, do Parque das Termas à Feirense, ao Castelo da Feira e à Senhora da Piedade – Canedo.
11. Tráfego e trânsito pedonal nas zonas - chave da Vila Termal , Adro da Igreja, Arraial Centro da Vila e no Parque das Termas.
12. Apetrechar o ambiente micro-climático desta Vila Termal com equipamentos de Hotelaria e restauração condignos, Escola Superior de Hotelaria, Casino, Campo de Golf, piscinas e outras zonas de lazer..
13. Fomentar a cultura, a arte, a música e toda a espécie de belas artes que embelezem e emoldurem e enobreçam esta Vila termal de características ímpares e singulares. Concluindo uma alma nova e um espírito novo para esta Vila Termal.
14. A acrescentar a tudo isto os projectos dos partidos concorrentes alguns ainda desconhecidos dos sanjorgenses!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Caro ATM,
Subscrevo inteiramente a sua visão de futuro para Caldas de S. Jorge.
Depois de limadas algumas arestas neste manifesto considero mesmo que algumas das propostas possam ser de exequibilidade imediata.
Os meus parabéns.
bettencourt
deveras um grande plano
peca pela ousadia e pela inedequação à realidade populacional da novva terra e vizinhanças.
a nove residência paroquial é talvez dispensavel uma vez que se procedeu recentemente a obras na já existente.
Sem achar que a maioria destas ideias/propostas feitas são de facto utópicas, queria dar os parabéns pela ambição do ATM para esta Vila Termal.
Gostaria também de dizer que de facto as condições em que trabalham a maioria das associações desta terra são degradantes.
A começar pela Junta de Freguesia.
Não conheço em todo o conselho sede de Junta de Freguesia com tão poucas condições.
Concordo também quando diz que é necessária uma habitação paroquial condigna.
É genial a criatividade do ATM.
A residência actual:
1 - Está sobre a Nova Avenida de 16 metros de largura
com três alamedas de árvores, faixa separadora,
duplo passeio
e sinalização de percurso para invisuais
e sucessibilidades.
2 - Está velha,
caduca
e incaracterística.
3 -Está salitrada
pois funcionou de escola
e as paredes
estão embebedadas de ureia
dos discentes
e dos suínos
que habitaram
nas cortes do rés do chão e caves.
4 - A manutenção tem sido cara e imperceptível e sem monumentalidade.
5 - Qualquer arranjo
ou restauro fica mais caro
que fazer de novo.
6 - Conclusão:
delenda
et nova constructa!
ATM
3 ponto adequa--se directamente , à utilidade actual.
podiam colocar um link lateral sempre no topo no blog com informações acerca da gripeA.
Estou espantado como é que ainda nenhum partido beliscou no post do ATM:"Plano de Intenções para o Desenvolvimento.. da Vila Termal de Caldas de São Jorge!!!". Definitivamente estou desiludido
O Morcão do Uima
Enviar um comentário