terça-feira, 3 de novembro de 2009
Eu não sabia... Mas fiquei a saber!!! Algo vai mal no Reino da Dinamarca!!!
Embora a kouza já corresse entre dentes, o inesperado aconteceu nas Caldas de São Jorge: José Martins não consegue formar executivo.
Talvez essa fosse a razão de estar casa cheia! Pelos vistos nas Caldas para haver enchentes não há necessidade de porcos no espeto nem Quim Barreiros!
Após o anterior Presidente da Assembleia instalar a Assembleia de Freguesia, entregou os trabalhos ao Presidente eleito.
Numa primeira fase houve uma confusão, onde o PS pensaria que poderia ter direito a apresentar lista para o executivo mas a kouza ficou esclarecida em como de facto o único que poderia apresentar lista seria o José Martins, primeiro nome a ser eleito pela lista vencedora (PSD).
Apresentou a lista com o número dois Rui Alves e o número cinco Manuel Grilo.
A curiosidade era muita e …. Confirmou-se o que se dizia: a lista foi rejeitada com cinco votos contra e quatro a favor.
Como seria possível o PSD não conseguir formar “governo”, quando venceu com maioria absoluta?!
O José Martins apresenta uma segunda lista onde propõe o número dois Rui Alves e o número quatro José Soares!
A rejeição foi ainda maior: / sete votos contra e dois a favor!
Foi então altura do Martins propor uma suspensão de meia hora a ver se conseguiria chegar a algum consenso!
Fiquei então a saber qual a razão de tal rejeição: Os três elementos do PS mais o elemento do CDS-PP votaram contra. Faltaria ainda um outro voto contra. Voto esse que teria de ser obrigatoriamente do PSD!
Finalmente, após horas e horas de quebra-cabeças resolvidos fiquei com a certeza que era a Maria Rosa, número três da lista que exigia fazer parte do executivo, como segundo ela, é o lugar para que foi eleita e não abdica disso!
Verificou-se então uma série de negociações e telefonemas, que supostamente terão sido para as cúpulas partidárias ou alguém ligado a elas!
A solução estava encontrada! José Martins iria propor novamente a primeira versão do executivo e caso esta fosse rejeitada de novo, suspenderia a Assembleia por 48 horas!
As diferentes interpretações surgiam como ovinhos de Páscoa!
Uns defendiam que tal kouza terminaria ali tudo e teriam de haver eleições dentro de seis meses. Já outros defendiam que tal suspensão por 48 horas era kouza perfeitamente legal.
Recomeçaram os trabalhos e foi a votos a primeira versão do executivo! Os resultados foram os mesmos: cinco contra e quatro a favor!
De imediato o José Martins suspendeu a Assembleia até quarta-feira!
Parece que há ali uma questão de “português”, pois segundo alguns dizem que ele para além de falar em suspender, falou que a Assembleia terminou. Questionei o Martins e de facto confirma que a Assembleia apenas foi suspensa, admitindo que possa ter dito que os trabalhos estavam terminados por agora!
Penso que é uma questão de fácil compreensão e que de facto haverá na quarta-feira a continuação desta Assembleia! Faltando saber se até lá poderá haver algum tipo de consenso com a oposição ou com a número três da lista do PSD!
A kouza não parece fácil, pois pelo que me apercebi nenhuma das partes parece disposta a ceder!
Na minha opinião, e disse-lhes, o José Martins deveria poder formar o seu executivo e os Partidos da oposição deveriam optar pela abstenção. É claro que não é essa a opinião do PS e do CDS-PP e o mais importante de tudo é que a opinião deles é a que vale!
O PS alega uma “pretensa” solidariedade com a Maria Rosa! Eu acho que não é bem assim, mas que importância tem isso para a questão?! A oposição não tem, não pode e não deve desculpar o seu voto numa questão de tal importância com uma questão interna que de facto é grave e existe dentro do PSD das Caldas de S. Jorge!
É grave o que se passa e as consequências de tais actos deverão ser devidamente ponderados pois caso o executivo não seja eleito haverá eleições dentro de seis meses! Parecendo que não, começa a ser estranho e até caricato que nas Caldas de S. Jorge tenha de haver eleições a toda a hora! Ainda há dois anos tiveram umas intercalares! Quererão estar agora com uma comissão qualquer a governar à deriva durante seis meses?! Quererá o povo novas eleições quando depositou as suas escolhas na urna há menos de um mês?
Continuo a pensar que a oposição democraticamente deve ser feita na Assembleia de Freguesia e nunca impedindo o Junta de tomar posse!
Compreenderiam se amanhã a oposição, que tem a maioria no parlamento, apresentasse uma moção de censura ao Governos de Sócrates?!
O PS e o CDS-PP assumirão ao eleitorado que afinal contas a Junta nem governava bem nem mal, pois nem a deixaram tomar posse? E não deixaram, porque uma senhora que estava na lista como número três queria fazer parte do executivo e que eles (cds-pp e ps) foram o garante dos direito fundamentais das mulheres!
Serão capazes de assumir isto?
Por outro lado, a posição do PSD não é nada agradável! Pois eles mesmos não conseguem criar os consensos necessários para no mínimo tomar posse!
Para o bem das Caldas era bom que este assunto de resolvesse ….e acredito que haver eleições antecipadas com uma autarquia parada seis meses, não é o melhor!
Nota: Neste post, para além de relatar factos ocorridos, dou a minha opinião, que é pessoal e intransmissível!
http://kouzaselouzas.blogspot.com/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
27 comentários:
Pelos vistos se a “Kouza” não se compuser até quarta-feira vai ser declarada batalha naval para daqui a seis meses…
Mas atenção o José Martins tem o Porta-Aviões “ ARCOZELO”, Bombardeiro B52 de PSD e os submarinos do Futuro Já… Portanto muita atenção!!! Estou a avisar…
brugesso da Sé
Ó cherek tens a tua opinião mas ela é tendiciosa porque votas as culpas para a oposição,então para que serve a maioria?se fizeram tanta festa e agora não se entendem tendo a faca e o queijo na mão que resolvam eles o problema.
radar | 11.03.09 - 9:36 am | #
--------------------------------------------------------------------------------
Nem dentro da própria lista? que vergonha!
Pluralidades | 11.03.09 - 10:10 am | #
--------------------------------------------------------------------------------
caro shrek, se o PSD não consegue governar a sua própria lista, será que vai conseguir governar a junta de freguesia?
O PS tem que respeitar os votos que teve, o cds também, o psd é que não está a respeitar nada... mesmo nada, nem o respeito fundamental da sua lista, o que é uma vergonha.
Tono da garage | 11.03.09 - 12:09 pm | #
se houver eleições dentro de 6 meses , depois desta vergonha o Martins irá ganhar ainda com mais maioria
Quem é que põe dúvidas que o José Martins ganhe? O filme e a cena está feito (a).
O José é o Presidente da Junta.
Não é aceite nem pelos filhos nem pelos enteados! Não tem mal. É nomeado gestor e adminstrador por seis meses; escolhe o seu executivo livremente para que ninguém mais o enchateie e depois há eleições e ganha por maioria absoluta e governa além dos seis meses mais quatro anos!
Cico zé careca
Pois é!
A Rosa até comprou um carro novo, e agora precisa do ordenadozito da junta para o ajudar a pagar.
Se foi apresentada com 3ª da lista deve fazer parte do executivo. O povo votou nela.
Força Rosa
La se foi a lei da paridade, se é para existir na propaganda eleitoral, era para se levar as escolhas até ao fim. Se o Martins não queria a Rosa la, tinha que le dizer antes das eleições, não depois. Já sei que o vereador Emidio vai reunir hoje em casa do Martins, e como sempre ele manda mensagem para os que ele quer. O problema do Martins é que pede as pessoas para dar a cara por ele e depois esquece-se delas.
Força Rosa es a MAIOR!!!!
Fiona
S. Jorge só tem o que merece, ou o que votou.
ESTA FREGUESIA É UMA PALHAÇADA. Tem tudo para ser das mais activas e evoluídas do concelho, mas o que tem é uma pobreza intelectual...
Até uns monstros verdes vêm de outros lados comentar, opinar e gozar com tudo isto...
Nas Caldas de S. Joege brinca-se com a politica. Não conheço terra mais mesquinha neste aspecto. Sempre a criticar, sempre a atrasar o desenvlovimento da terra... "Deixem-nos trabalhar". Como dizia Cavaco :-)
ESSA SENHORA DEVIA ERA TER VERGONHA ELA QUER TACHO
Esta senhora quer é tacho, pois nunca lhe foi dito que iria ser o numero três no executivo, aliás, na primeira lista que o Martins elaborou ela não estava em terceiro, a boa fé e vontade de um elemento é que fez com que fosse alterada a ordem. Á pessoas que só vêm protagonismo nestas coisas e nunca o estar ao serviço.
Soube que foi ter com o ps para dar a conhecer todos os promenores do que lhe estava a conhecer, prova disso é o comentário que vem no Terras da Feira de ontem.
Isto é de facto lamentável, desde logo porque dá a ideia de desunião no grupo do psd, mas não deixa de ser também lamentável que a oposição se deixe envolver por esta senhora só com o gosto de destruir não salvaguardando a vontade do povo que deu maioria ao psd. Isto não é democracia e muito menos é responsabilidade.
Não se viu em freguesias visinhas a oposição votar contra a vontade e a escolha do presidente, ou quererão impor pessoas contra a sua vontade? terá o presidente que conviver com quem não quer? como diz o shrek, só mesmo nas Caldas uma oposição destas.
É lamentável e vergonhoso para a nossa freguesia a imcapacidade das pessoas se entenderem.
SE ELA QUER TACHO, O QUE QUEREM OS OUTROS? PANELAS.....
SE ELA CONCORREU COMO Mº3 NA LISTA DO PSD, AGORA DEVERIA SÊ-LO....
Como toda a gente sabe a Rosa estava em 3-o lugar tem todo o direito de fazer parte do executivo,e o Martins é sempre o mesmo inocente pois vai para a tomada de posse sem ter tudo combinado? agora deu no que deu e é uma vergonha para Caldas de S. Jorge.Ele engana meio mundo mas a culpa é de quem o fez virar a casaca,pobre PSD.
Executivo do Consenso:
(à falta de outro)
Executivo da Junta de Freguesia de Caldas de São Jorge:
Presidente: José Martins
Pelouros: Presidência, da Comunicação Social, Zelador da Imagem,Informação, Administração e Segurança, Protecção Civil e Ambiente,Desporto e Juventude.
Vice-Presidente: Fátima Oliveira
Pelouros: Do Desenvolvimento, Inovação, Modernização, Educação, Cultura,Biblioteca-Museu, Património Monumental e Paisagístico
Vice-Presidente: Hermínio Mota
Pelouros: Administração e Finanças
Obras, Saneamentos, Reafundamentos, Jardins,Tráfego e Trânsito Pedonal
Planeamento e Urbanismo, Controle de Gestão e Turismo.
Tesoureiro: Hermínio Mota
Secretário (a) : Fátima Oliveira
Não sei nada
No dia 11 de Outubro votei no PSD. Conquistaram a maioria á minha custa! E agora não conseguem dar um pouco de estabilidade a nossa freguesia. Sr. José Martins acho que deve um pedido de desculpas á freguesia. PORQUE FEZ DA VONTADE DO POVO UMA PALHAÇADA.
No dia 11 de Outubro votei no PSD. Conquistaram a maioria á minha custa! E agora não conseguem dar um pouco de estabilidade a nossa freguesia. Sr. José Martins acho que deve um pedido de desculpas á freguesia. PORQUE FEZ DA VONTADE DO POVO UMA PALHAÇADA.
Isto é o que esta oposição já nos habituou, a colocar os seus interesses mediocres à frente da freguesia.
O Sr.José Martins fez uma reuniao no dia 26 de outubro com os elementos eleitos e propos 3 listas para formar o executivo.Na assembleia de freguesia foi posto a votaçao a lista com mais votos e a que teve menos votos,ambas foram rejeitadas.A que ficou em segundo nao foi a votos.Porque será?Se a lista que ficou em segundo lugar fosse a votos provavelmente teria-mos executivo formado.
"Não se viu em freguesias visinhas a oposição votar contra a vontade e a escolha do presidente, ou quererão impor pessoas contra a sua vontade? terá o presidente que conviver com quem não quer? como diz o shrek, só mesmo nas Caldas uma oposição desTAS"
O POVO TEM A MEMÓRIA CURTA, FOI ISSO QUE O MARTINS FEZ AO FERNANDO COELHO, E NINGUEM CRITICOU A OPOSIÇÃO. OBRIGANDO O FERNANDO COELHO A FAZER UMA JUNTA QUE NÃO QUERIA. E AGORA VEM ESTA GENTINHA DE MEIA LECA CRITICAR A OPOSIÇÃO.
TENHAM VERGONHA, POIS TUDO O QUE ESTÁ A ACONTECER É POR CULPA DA CAPACIDADE DO PSD, QUE VERGONHOSAMENTE NÃO CONTROLA A SUA LISTA. NEM COM MAIORIA GOVERNAR, QUANTO MAIS COM MINURIA.
A FREGUESIA BATEU NO FUNDO MAS É BEM FEITA PARA A POPULAÇÃO QUE VOTOU NESTA PORCARIA DE LISTA.
Há quem tenha visto um grilo com uma rosa na boca a atravessar o Uima fugindo para Lobão. Ai se os de Lobão o apanhao!
Jaquim do apiadeiro
Cinema nas caldas em dois take(n)s
Para a Reunião de logo á noite estarão presentes entre outros os Gatos e gatas fedorentos (as o Quim Roscas e Zé Estacionâncio e Telerural da Caldas... Ligue o Canal 007.
O palerma das Caldas
Ó cherek tens a tua opinião mas ela é tendiciosa porque votas as culpas para a oposição,então para que serve a maioria?se fizeram tanta festa e agora não se entendem tendo a faca e o queijo na mão que resolvam eles o problema.
radar | 11.03.09 - 9:36 am
Nem dentro da própria lista? que vergonha!
Pluralidades | 11.03.09 - 10:10 am |
caro shrek, se o PSD não consegue governar a sua própria lista, será que vai conseguir governar a junta de freguesia?
O PS tem que respeitar os votos que teve, o cds também, o psd é que não está a respeitar nada... mesmo nada, nem o respeito fundamental da sua lista, o que é uma vergonha.
Tono da garage | 11.03.09 - 12:09 pm |
mas quem é que tem duvidas da incompetencia do psd?????
é que esses senhores não evoluiram não acompanharam os tempos convencidos que eram gente e o resto era povo. mas infelismente algumas pessoas ainda pensam que sem eles não se governa o pais. pena!!!!!
Anonymous | 11.03.09 - 12:46 pm |
ó sherek neste post e que falaste tudo, es mesmo dos laranjas... ate falas mal dos opositoes que têm toda a legitimidade em votar contra...
Anonymous | 11.03.09 - 1:16 pm |
Gravatar Esta lei da paridade só tem parido abortos. É ou não é verdade que na maioria dos casos, uma vez eleitas a 1ªcoisa que fazem é pedir a demissão/suspensão do mandato? A lei começa por ela mesma ser um aborto. Escolhidas por serem mulheres, NÂO. Por terem aptidões para o cargo.Concerteza.
ignotus | 11.03.09 - 4:34 pm
Gravatar Para quem diz “ó sherek neste post e que falaste tudo, es mesmo dos laranjas... ate falas mal dos opositoes que têm toda a legitimidade em votar contra...”
Não critico nem tenho como objectivo criticar os que votam Não. Nem os partidos nem a própria numero 3 da lista do psd, que têm a legitimidade de quem está eleita pelo voto do povo. Eu disse que na minha opinião todos deveriam se abster. Aqui há vários níveis de responsabilidades e de responsáveis …ou irresponsáveis. O primeiro e grande causador deste imbróglio é o PSD que com maioria não consegue a eleição.
Disse que não acho que seja do interesse da população e até dos partidos que isto se mantenha.
Dei a minha opinião, e provavelmente algo que o senhor(a) não faz, dei-a aos próprios. E talvez seja uma surpresa, ambos respeitamos as nossas opiniões, mesmo que divergentes.
Cumprimentos
Shrek | Homepage | 11.03.09 - 5:24 pm |
Gravatar É também vergonhoso que o ps se tenha vendido a esta senhora mal comportada. Prova disso é na segunda feira vir um comentário no Terras da Feira a relatar o facto dentro de uma reunião preparatória.
Falta de democracia, de espirito de serviço e desrespeito pela votação do povo, caso contrário abstinham-se.
je | 11.03.09 - 7:58 pm |
Gravatar A CULPA É DOS ATRASADOS DO PSD QUE NEM SABEM GOVERNAR MEIA DUZIA DE PASPALHOS, QUE O POVO VOTOU. SE NEM COM A MAIORIA CONSEGUEM ORGANIZAR A JUNTA DE FREGUESIA, COMO SERIA EM MINORIA .
CALDINHAS | 11.03.09 - 10:40 pm |
Gravatar has de me dizer onde esta esse comentario do ps no terras da feira ó nabo
myself | 11.03.09 - 11:04 pm |
Gravatar Os PSDs das Caldas andam injuriados com tamanha barracada,uma vergonha digna de ir para o guinesse.Segundo o blog das Caldas hoje vai haver fumo branco porque o Vereador comprou a Rosa por uma boa maquia.Outra vergonha para quem a tiver.
radar | 11.04.09 - 9:45 am |
Gravatar SE ESTE PRESIDENTE TIVESSE ALGUMA VERGONHA, COLOCAVA O CARGO À DISPOSIÇÃO.
CALDINHAS | 11.04.09 - 11:12 am |
Gravatar TENHAM JUIZO...E MULHERES AO PODER...
Anonymous | 11.04.09 - 11:30 am |
O Sr. Shreck escreveu sobre a instalação da Assembleia de Freguesia de Caldas de S. Jorge e, na descrição dos factos, esteve correcto. Nem tanto esteve na parte opinativa que, sendo pessoal, lá foi sendo transmitida. Perdeu a particularidade da intransmissibilidade. E, pior, não esteve muito bem fundamentada. Disse, e bem, que só o Presidente de Junta poderia propor vogais (art. 24º. Nº. 2 da Lei 169/99 com a redacção da 5-A/2002), mas não se encontra nenhum dispositivo legal que aponte para a forma de resolver a situação, caso a Presidente não consiga propor nomes que recebam a maioria de votos da Assembleia. E sendo a lei omissa, aparecem inúmeros pareceres interpretativos e há boa gente que entende que esse impasse não levaria a eleições, porque as eleições só teriam lugar se deixasse de haver quórum na Assembleia, ou se fosse impossível substituir um Presidente de Junta por renúncia colectiva. Dizem é que, se o Presidente tem a prerrogativa de ser só ele a propor, tem a OBRIGAÇÃO de gerar consensos até poder apresentar uma lista que receba a maioria dos votos. E que deve apresentar tantas propostas quantas as necessárias até resolver o caso e, quando concluir que não é capaz, DEVE ELE DEMITIR-SE, e dar lugar a outro mais consensual. Outro parecer a partir de uma situação concreta em freguesia de Vale de Cambra e que diz que, na altura houve duas correntes distintas. Uma defendia que o presidente tinha o poder de apresentar uma lista, mas que era a Assembleia que elegia os vogais, não havendo norma expressa que limitasse esse poder, ao contrário do que a lei 169/99 fazia com algumas das propostas apresentadas pela Junta (art. 17º.). Donde resulta que o poder deliberativo que a Assembleia detém não podia, sem norma expressa, ser limitado. Assim o poder do senhor presidente da junta era um poder de propositura (a assembleia podia apresentar lista autonomamente) e assembleia poderia alterar a proposta votando por maioria outros nomes. Outra corrente era a de que a assembleia só poderia votar ou rejeitar.
Em nenhuma disposição legal se diz concretamente que, não sendo possível eleger os vogais propostos pelo presidente, se tem de ir para eleições, ainda que haja pareceres que dizem que sim. Transcrevo um: “Caso o impasse continue por muito tempo, o Governo Civil acabará por convocar eleições”.
Quanto à posição opinativa e quase conselheira voltada para os eleitos do PS, que deveria viabilizar abstendo-se, posso adiantar, porque tal me foi passado, que as decisões foram muito debatidas entre os eleitos, incluindo o outro membro da oposição e, em certa altura também com o elemento do PSD ostracizado e que alterou a maioria inicial. Que a oposição se faria na Assembleia, não impedindo a Junta de Governar. Como aceitará a guerra é da maioria e está nela e terá que ser ela a desdar o nó que deixou ensarilhar, nem que apele ao dador e desdador de nós concelhio. E já agora, no governo, já houve um que não chegou a iniciar actividade porque recebeu o seu programa a censura da maioria do parlamento. Foi o de Nobre da Costa.
José Pinto da Silva
E UMA VERGONHA O QUE SE PASSA EM S.JORGE SENDO EU DO PS FICO TRISTE POR TER VISTO VOTAR CONTRA A LISTA QUE O SR MARTINS PROPOS. PENSO QUE NO MINIMO O PS DEVIA VOTAR EM BRANCO PORQUE GANHANDO ELE COM MAIORIA DEVE GOVERNAR COM QUEM ELE QUER E NAO COM QUEM NEM SEQUER DEVIA TAR NUMA LISTA. O COMO SABEM TOU A FALAR DA PEIXEIRA DE AZEVEDO QUE SEGUNDO DIZEM JA FREQUENTA AS REUNIAOS DO PS.TODOS SABEMOS QUE O QUE ELA QUER E DINHEIRO E PROTAGUNISMO E QUEM SABE SE TAMBEM NAO QUER O SR MARTINS PARA OUTRAS COISAS! DIGO EU!
EL PIPE
Última da hora:
Junta das Caldas Viabilizada:
O PS vai-se abster para garantir executivo como exemplarmente o fez em Argoncilhe!
O CDS também se abtém como honesto e honrado que é, como em Argoncilhe.
O problema é resolvido sicariamente entre o PSD.
Assim: José Martins Presidente e depois é só pegar na faca e no quejo.
Sai acta e Presidente para 4 anos!
VIVA O MARINS!
chico esperto
O PS CALDAS NÃO É TUDO UMA CAMBADA DE ANORMAIS SE VOTAREM A FAVOR
OU ABSTEREM-SE.
É SINAL QUE SÃO HOMENS E SÃO GENTE!
O MESMO O FIZEREM O PS DE ARGONCILHE!
E O CDS!
FORAM GENTE!
DEPOIS NÃO DIGAM QUE FORAM AVISADOS!
Enviar um comentário